segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dona das divinas tetas

"Respeito muito minhas lágrimas
Mas ainda mais minha risada
Inscrevo, assim, minhas palavras
Na voz de uma mulher sagrada
Vaca profana, põe teus cornos
Pra fora e acima da manada
Vaca profana, põe teus cornos
Pra fora e acima da man...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Dona das divinas tetas
Derrama o leite bom na minha cara
E o leite mau na cara dos caretas..."
Caetano Veloso_Vaca Profana_
Boa tarde,
Nesta segunda-feira divulgo a Revista francesa La Santé de l´homme, do Instituto Nacional de Educação e Prevenção da Saúde da França, edição 408 (julho-outubro/2010), que publicou uma experiência brasileira em aleitamento materno com o incentivo de políticas públicas.
O material está disponível no site editado pelo Dr. Marcus Renato de Carvalho Aleitamento.com para donwload - http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=1&id_artigo=2418&id_subcategoria=2.
Confiram um trecho extraído deste link:
"O texto traz informações sobre o histórico da amamentação no Brasil, as iniciativas criadas pelo Ministério da Saúde para aumentar as taxas de amamentação e os desafios e obstáculos que o País ainda enfrenta.
O conteúdo foi publicado a partir da página 34, nessa edição criada especialmente para tratar do tema do aleitamento materno na França e no mundo.
O artigo leva a assinatura da coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Elsa Giugliani, da coordenadora substituta da AT, Lílian Cordova do Espírito Santo, e da nutricionista Carolina Belomo de Souza, do Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde (INPES)".
Como a pauta de hoje é amamentação comunico também a matéria publicada pela EPTV.com - Notícias, sobre a falta de leite que o Banco de Leite Materno de Ribeirão Preto/SP está tendo - leiam aqui e saibam como contribuir!
No Fantástico deste domingo, na série Globo Natureza, pudemos assistir uma bela reportagem sobre a etnia indígena Awá-Guajá, que reside no Maranhão, onde mulheres amamentam suas crias e pequenos animais, como macacos, por mais de dois anos, tendo seus filh@s na aldeia, em posições acocoradas e amparadas pelos seus companheiros - relatos apaixonantes e emocionantes!
Acessem: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1640337-15605,00-INDIAS+DA+TRIBO+AWAGUAJA+AMAMENTAM+FILHOTES+DA+FLORESTA.html.
No Diretório de Blogs Materna vocês poderão encontrar alguns grupos de apoio à amamentação: http://diretoriomaterna.blogspot.com/2010/10/amamentacao-grupos-de-apoio.html. Indico, também, o trabalho de orientação de minha xará Bianca Balassiano em Posso Amamentar: http://www.possoamamentar.com.br/.
Porque teta é tudo de bom!
Ótima semana para tod@s!

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...