sábado, 26 de fevereiro de 2011

Multimídia Parto no Brasil - Sobre a violência institucional

A intenção deste quadro do Blog Parto no Brasil é expor, todos os sábados, imagens, fotografias ou vídeos ligados aos assuntos discutidos na semana. Sem nenhum comentário, pois este não seria necessário, mas hoje é impossível não nos questionarmos ao ver as cenas deste parto, em Caracas, o nascimento de Marcelo, de um parto normal hospitalar, estremamente intervencionista, tecnocrático, avassalador! Forte! Nos lembra Callate Y Puja.
Lhes pergunto: quantas outras mulheres, seus bebês e suas famílias terão esta assistência neste momento único, essencialmente parte da fisiologia feminina, que detém em seu corpo os mecanismos para parir sua cria. Não são as máquinas, nem os hospitais, seus médic@s, suas práticas que fazem um parto, quem o faz é a MULHER!
Corte do cordão umbilical apressadamente, impossibilitando que o bebê respire com naturalidade e tranquilidade em seu 1o momento de vida; separação mãe-bebê; intervenções neonatais em cascatas; falta de respeito e sensibilidade a esta vida que acabara de cruzar a linha de chegada; vitamina K injetável, encontrada no colostro, o 1o. leite materno, que não lhe foi dado devido a separação precoce; colírio de Nitrato de Prata; ausência; solidão! É assim que recepcionamos os novos seres humanos que serão o nosso futuro, a continuidade da espécie Homo sapiens (sapiens?!).
Em nome da Ciência e da falsa segurança que ela nos dá! Em nome do falo patriarcal que confere ao corpo feminino falhas que não o permitam parir.
(suspiro)
ATÉ QUANDO???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...