quinta-feira, 13 de maio de 2010

Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento 2010 é organizada pela Parto do Princípio no País e trará exposição fotográfica itinerante para Cananéia/SP

-->
A Parto do Princípio é uma rede de mulheres usuárias do sistema de saúde brasileiro, que oferece informações sobre gestação, parto e nascimento baseadas em evidências científicas e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente conta com mais de 100 voluntári@s, em 16 Estados e no Distrito Federal, na divulgação dos benefícios do parto ativo.
Neste mês de maio realiza no País a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN – 2010), que é comemorada entre os dias 16 a 23 de maio, uma iniciativa desde 2004 da Alliance Francophone pour l’Accouchement Respecté (AFAR).
Este ano o tema abordado será “Parir e nascer: do trauma ao prazer” e para celebrar a SMRN 2010 a Parto do Princípio prepara uma exposição que ocorrerá simultaneamente em várias cidades com fotos de mulheres brasileiras no momento do nascimento de seus filhos, que tiveram seus desejos respeitados, transmitindo, assim, imagens positivas do parto, na intenção de descortinar este momento considerado por muitos como sofrimento, o que vem aumentando ainda mais as elevadas taxas de cesáreas realizadas no Brasil, com índices que alcançam 80% na rede privada de saúde.
Trata-se de uma oportunidade de levar ao público uma nova visão do parto como um processo fisiológico que transmite uma fonte de prazer para a mulher e sua família. A cada ano, o movimento ganha novas vozes, consolidando-se como uma manifestação expressiva de mulheres e homens que buscam resgatar o nascimento como um evento familiar, natural e marcante.
Em Cananéia a exposição fotográfica “Parir e nascer: do trauma ao prazer” acontecerá em diferentes localidades do município, atendendo também bairros continentais, como o Ariri e insulares, como no Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC), no bairro Maruja. A intenção é trazer a tona essa discussão com as mulheres e realizar um levantamento de como são realizados os nascimentos de nossas crianças.
Abaixo segue calendário do evento:
Dia 20, quinta-feira, no bairro Ariri, no Centro Comunitário, a partir das 10 horas, com roda de conversa com os moradores das 16 às 17 horas.
Dia 22, sábado, no bairro Maruja, no PEIC, no Centro Comunitário, a partir das 10 horas, com roda de conversa das 16 às 17 horas.
-->
Mais informações com a organizadora Bianca C. Magdalena pelo telefone (014) 8149-7078 ou pelo email lunabianka@yahoo.com.br e também nos links:
REALIZAÇÃO: Blog Parto no Brasil & Parto do Princípio
APOIO: All Tech Copy - Associação de moradores dos bairros Ariri e Maruja - CRAS -Prefeitura Mun. da Est. de Cananéia e Depto Mun. de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...