Ana Carolina Franzon


Provisória, perecível e falível. Transitória, efêmera e passageira. Não satisfeita nunca, não contente. Não acabada, não definitiva.

A aquariana que vos escreve assume muitos dos estereótipos do penúltimo signo do zodíaco, ao mesmo tempo em que reconhece suas macaquices provenientes da tradição chinesa. Aos trinta e poucos anos, vê-se tomada por uma onda particular do feminismo, desde 2009, e o Blog Parto no Brasil pode ser considerado sua primeira expressão dentro do movimento social de mulheres.

Em 2009, puérpera, a nova identidade produzida pela maternidade foi a gota d’água para o intenso processo de autoconhecimento (que permanece, sempre) vivido aos 29 anos. “Agora você é mãe” foi a frase que ensejou a ruptura radical com o status quo: reconhecer-se como uma resistente, batalhadora, sujeita de direitos, mãe livre, feminista, enfim.

Recém-formada em Jornalismo (2009, UEL), vivendo uma maternidade instigante e apaixonante – tantos novos saberes – procurava-se em um mestrado no PROCAM/USP, onde estudaria comunicação comunitária na área do ativismo pelo meio ambiente. Eram os planos antes do parto... Mas o parto, ah o parto... Parir mudou meu ponto, eixo de percepção da vida. Definitivamente.

Um parto que tomava bastante tempo do pós-parto... em meio a uma paixão pela ocitocina, iniciou o envolvimento com os temas da humanização da assistência, os direitos humanos das mulheres, o direito à saúde.

O projeto de mestrado em continuidade ao TCC e iniciação cientifica em Comunicação nunca mais foi retomado. Era um puerpério sem bolsa, sem licença maternidade. Um recomeço, em que a epistemologia feminista tomou conta da racionalidade, ao mesmo tempo em que a corporeidade era embasada em amamentar, cuidar, amar... e pesquisar muito.

Nove meses depois, viu-se leitora de uma vasta literatura da área saúde, principalmente produzida por enfermeiras obstetras. Simone Diniz era a grande referência, fazia exatamente a discussão mais adorada, sobre a violência obstétrica como violência de gênero, a qualidade da assistência e a segurança das pacientes. Mas eu era jornalista, ela médica.

Para nos encontrarmos, foi preciso viver um ano em Florianópolis, na UFSC, convivendo com a extraordinária Miriam Grossi.
Em 2010, a vida em Trindade (e lindos arredores) foi muito feliz! Com o NIGS, foi possível conhecer um grande grupo de pesquisadores, com excelente capacidade técnica e téorica. A experiência como aluna especial dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social e Saúde Coletiva da UFSC foi determinante para o encontro com as Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

Então veio setembro, e com ele, o edital de entrada para o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da USP e o Fazendo Gênero 9, com Simone Diniz. Tudo junto e bem misturado.

Foram dois anos dos mais felizes! E outros quatro virão! E essa vida com as mulheres (e homem!) que fazem o grupo de pesquisa GEMAS é a representação da maior gratidão pelos caminhos traçados; junto com toda a rede de apoio, que sempre possibilitou o compartilhamento dos cuidados necessários com a Iara.

Em 2013, formou-se Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, sob orientação de Simone Diniz.

A mesma gratidão, que é ilimitada (axé!) – a luta continua! – é compartilhada pelo grupo de mulheres com quem realiza o controle social em Londrina.

Por meio do Instituto CRIAS - Saúde, Direitos e Cidadania, e, principalmente, da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos - Regional Paraná, foi possível estar na atual gestão das seguintes comissões: Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (2012-2014); membro do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna (2013-2015); membro do Comitê Gestor do Projeto Jornalistas dão um ponto final na violência contra as mulheres (2013-2014).

São cinco anos de atuação na área da saúde das mulheres, humanização da assistência ao parto, direitos sexuais e direitos reprodutivos, sempre articulando a qualidade da assistência à cidadania, e saúde à autonomia. Nesse tempo, acumulou a experiência em pesquisa científica com o uso das mídias e redes sociais para produção da dados em saúde, e como estratégia para autonomia das mulheres.

Vive a serviço da formação e informação sobre a agenda feminista para melhorar a qualidade de vida das mulheres, e pela promoção da igualdade de gênero.


Currículo Lattes


Ciberativismo

5. 2012 - Documentário Violência Obstétrica - A Voz das Brasileiras - Prêmio de melhor filme na Mostra Audiovisual do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10

4. 2012 - Fanpage Violência Obstétrica é Violência contra a Mulher

3. 2012 - Pesquisa Teste da Violência Obstétrica

2. 2011 - Blogagem coletiva Violência Obstétrica é Violência contra a Mulher

1. 2009 - Blog Parto no Brasil


Palestras, aulas e comunicação científica

16. 2013 - Aula Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos - Avanços e Desafios. Colaboração para o projeto de Capacitação dos Profissionais da Rede Municipal de Enfrentamento da Violência contra a Mulher. Londrina-PR.

15. 2013 - Aula Saúde, Sexualidade e Planejamento Reprodutivo na Adolescência. Colaboração para o projeto ProJovem Adolescente, organizado pelo CRAS Oeste B. Londrina-PR.

14. 2013 - Aula Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres - Planejamento Reprodutivo e Assistência Obstétrica Respeitosa. Colaboração para o Projeto Promotoras Legais Populares. Londrina-PR.

13. 2013 - Oficina A internet como ferramenta de empoderamento feminino e produção de dados no combate à violência. Com Heloisa de Oliveira Salgado (FSP/USP) e Ligia Moreiras Sena (UFSC). Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Florianópolis-SC.

12. 2013 - Comunicação Oral Pai e acompanhante de parto: Perspectivas dos homens sobre o processo reprodutivo e a assistência obstétrica. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Florianópolis-SC.

11. 2013 - Coordenação docente do Curso Direitos das Mulheres e Questões de Gênero (80h), promovido pela Secretaria Municipal da Mulher e da Família, da Prefeitura do Município de Rolândia-PR.

10. 2013 - Palestra Riscos e Benefícios da Assistência ao Parto: Perspectivas de Usuárias e Acompanhantes, durante Mesa Redonda Gravidez de Risco e Garantia dos Direitos Reprodutivos. Londrina-PR.

9. 2012 - Aula Assistência Obstétrica Respeitosa - Os Direitos Universais das Mulheres na Gravidez e no Parto. Colaboração para o Projeto Promotoras Legais Populares. Londrina-PR.

8. 2012 - Palestra Violência Obstétrica - Infração aos Direitos Humanos das Mulheres na Gravidez, Parto, Pós-Parto e Aborto, durante Conferência Violência contra as Mulheres: Modalidades e Formas de Enfrentamento. Londrina-PR.

7. 2012 - Comunicação Oral A Internet e as Mídias Sociais como Ferramenta para Produção de Dados e Intervenção em Saúde: Blogagem Coletiva Teste da Violência Obstétrica. X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCO). Porto Alegre-RS.

6. 2012 - Comunicação Oral Violência institucional em maternidades públicas brasileiras: Perspectivas de usuárias sobre agressão verbal. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCO). Porto Alegre-RS.

5. 2011 - Palestra Panorama dos Estudos de Gênero e da Mulher em disciplinas de Pós-Graduação - USP, durante II Encontro Gênero na USP. São Paulo-SP.

4. 2011 - Comunicação Oral 'Não tá nascendo não, mãe. A médica aqui sou eu!' Interação e violência simbólica na maternidade. VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (COBEON). Belo Horizonte-MG.

3. 2011 - Palestra Experiências Compartilhadas: Saúde Materno-Infantil, Internet, Empoderamento, durante Seminário Preparatório da SMAM 2011. Organizado por IBFAN-Brasil e Instituto de Saúde de São Paulo-SP.

2. 2011 - Palestra online www.partonobrasil.com - Obstetrícia, Internet, Empoderamento, organizada pela Escola Virtual para Pais.

1. 2011 - Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde - ABRASCO -Comunicação Oral Parto no Brasil: Promoção da Saúde, Prevenção Quaternária e Empoderamento. São Paulo-SP.


Eventos organizados pelo GEMAS, em São Paulo-SP

5. 02/12/2011 - II Encontro de Gênero na USP

4. 31/05/2012 - Seminário de Lançamento da Revista Questões de Saúde Reprodutiva

3. 09/11/2011 - Seminário Internacional sobre Segurança e Qualidade na Assistência ao Parto

2. 28/06/2011 - Seminário Parir e Nascer: Evidências, Desafios e Políticas

1. 20/04/2011 - Janet Balaskas na FSP/USP - A História e a Filosofia de uma Revolução


Eventos organizados pela Rede Feminista de Saúde, em Londrina-PR

8. 28/09/2013 - Mesa Redonda Estado Laico, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

7. 28/08/2013 - Mesa Redonda Sexualidade feminina na diversidade

6. 28/05/2013 - Mesa Redonda Gravidez de Risco e Garantia dos Direitos Reprodutivos

5. 08/03/2013 - Oficina Saúde Integral das Mulheres: A atuação feminista na construção de um direito

4. 25/11/2012 - Conferência Violência contra as Mulheres: Modalidades e Formas de Enfrentamento

3. 28/09/2012 - Palestra Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

2. 28/09/2012 - Oficina Saúde da Mulher, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

1. 08/03/2012 - Oficina Trilhas da Saúde das Mulheres


Eventos organizados pelo Instituto CRIAS - Cidadania, Direitos, Saúde, em Londrina-PR

3. 28/09/2012 - Parto com Amor - Histórias de partos humanizados, com Luciana Benatti

2. 08 a 12/08/2012 -  Pai Presente - Roda Cultural pela Paternidade Ativa e Responsável

1. 11/05/2012 - Mesa Redonda Atenção ao parto e nascimento: A qualidade da assistência em debate


Contato: anafranzon@yahoo.com.br


Página atualizada em outubro de 2013.



Um comentário:

  1. Olá, Editoras.

    Meu nome é Débora. Sou estudante de jornalismo na FIAM, em São Paulo. Estou fazendo um trabalho para a faculdade cujo tema é Violência Obstétrica. Gostaria de saber se posso usar o filme de vocês para mostrar aos meus colegas de classe a realidade cruel que acontece dentro de uma sala de parto.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...