quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cine Feminista apresenta Clandestinas - o aborto no Brasil, em São Paulo/SP > AMANHÃ

A Marcha Mundial das Mulheres e o Centro de Informação da Mulher (CIM) realizam nesta sexta-feira (17) o Cine Feminista. A atividade contará com a exibição do documentário “Clandestinas – o aborto no Brasil” produzido pela jornalista Ana Carolina Moreno. O documentário traz um panorama da situação da ilegalidade do aborto no Brasil, tendo como perspectiva atuação do movimento de mulheres. Estima-se que no Brasil, anualmente um milhão de mulheres fazem aborto, dessas dez mil morrem em decorrência do aborto inseguro, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Cerca de 240 mil mulheres são internadas em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de abortos clandestinos. A atividade começa às 19 horas na sede do CIM que fica na Praça Roosevelt, 605, ao lado da Igreja da Consolação. Fonte: http://www.sof.org.br/marcha/?pagina=inicio&idNoticia=502. Foto: Centro de Mídia Independente - cmi brasil.

13 comentários:

  1. ah que tudo essa movimentação!

    coisas da babilônia, rs

    ResponderExcluir
  2. Logo na apresentação deste site, tem uma mãe beijando o seu bebê, e a definição de que o conteúdo trata de gravidez, parto, nascimento, amamentação e cuidados com o bebê. E pq que um blog que assim se define dá cartaz para uma manifestação pró-aborto, ou seja, pró-assassinato de crianças? Em vez dessa mãe beijando o filho, vcs deveriam colocar o desenho de um bebê sendo curetado no útero, já que acham isso tão legal.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Viviane, obrigada pela visita e por sua manifestação.
    O Blog Parto no Brasil trás informações sobre saúde materno-infantil e divulga atividades, eventos e ações relacionadas à saúde da mulher, em prol da saúde pública. Não se trata de ser a favor ou contra o aborto, mas trazer à discussão e difundir o q ocorre em nosso País. Muitas mulheres q abortam na clandestinidade, conforme pesquisas realizadas, acabam morrendo ou tendo sérios problemas futuros e isso é tema da saúde pública. Este espaço virtual privilegia e defende a fisiologia do parto, o parir natural, por isso este desenho tão lindo q representa nossa logotipo. Não estamos aqui p/ atacar ou julgar as escolhas das pessoas.
    Caso vc queira ter outras informações embasadas sobre este tema acesse aqui mesmo os posts:

    http://partonobrasil.blogspot.com/2010/07/curetagem-e-cirurgia-mais-realizada-no.html

    http://partonobrasil.blogspot.com/2010/07/maternidade-libertaria.html

    Além disso, movimentos sociais feministas além de quebrar tabus lutam pela equidade de gênero.
    Fico por aqui, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a imagem é que gerou a confusão... O evento de hoje, a exibição do filme não é pró-aborto.

    Eu não sei se as ativistas da Marcha Mundial das Mulheres são pró-aborto e ponto final (assim como está na faixa), teria que investigar.

    O que eu sei é que é o aborto seguro é um direito reprodutivo e sexual das mulheres, mais um do rol dos que são sistematicamente, rotineiramente, silenciosamente praticados contra nós e nossos corpos de mulheres, aos milhares, todos os dias.

    As nossas convicções só beneficiam nossas trajetórias pessoais. Porque não importa o nosso julgamento, milhares de abortos continuarão sendo realizados.

    O nosso dever é só problematizar, conversar sobre. A gente só sai ganhando com isso.
    Assim, a manifestação de Viviane tem muito valor. Obrigada!

    E eu adoraria ver o filme!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Falar em "direito ao aborto seguro" é tão horrendo quanto falar em "direito ao estupro seguro". Sim, imaginem: "Todos os anos, milhares de estupradores morrem ou sofrem graves sequelas em consequência da marginalização de sua prática sexual alternativa. A sociedade preconceituosa se sente no direiro de julgá-los, então muitas vezes eles acabam sendo limchados pelos vizinhos ou mortos e abusados pelos companheiros na cadeia. Não adianta proibir, pq os estupros sempre vão continuar acontecendo. Então, há que se garantir um estupro seguro". Que tal o raciocício? Nojento, não? Pois é o mesmo que vocês aplicam.

    ResponderExcluir
  6. Então Viviane, se sua intenção é atacar nosso trabalho dispenso seus comentários, este espaço serve para debates e discussões embasadas em fatos e não em argumentos pessoais ligados à ideologias judaico-cristãs. Você gostando ou não o tema ABORTO é tema de saúde pública, de altas taxas de mortes de mulheres que realizam e escolhem a prática, seja por qual motivo pessoais q só dizem respeito a elas, mas como é ilegal muitas morrem por procedimentos "caseiros" e clandestinos.
    Gostaria de entender a tua correlação entre aborto e estupro...
    Caso queira leia este estudo de 20 anos de pesquisa sobre aborto e saúde pública, talvez fique mais esclarecida e menos emocionalmente afetada:

    http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/aborto_e_saude_publica_vs_preliminar.pdf

    Caso queira conversar sem nos ofender a casa é nossa, caso contrário obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  7. 1- Não, minha atenção não é atacar, e sim defender. Defender os seres humanos que não podem ser ouvidos, pois morrem envenenados ainda no ventre, muitas sofrendo dores atrozes (o embrião começa a sentir dor a partir de 8 semanas de gestação), causadas por injeções de sal, golpes de cureta e outras técnicas macabras. Sim, eu estou falando de fatos.
    2- Não, meus argumentos não partem de premissas judaico-cristãs. Antes, são embasados na ciência. O Prof. Jerôme Lejeune
    Pai da Genética Moderna e descobridor da causa da Síndrome de Down, reconhece que o óvulo fecundado já é um ser humano com toda a sua dignidade, e, portanto, com todos os seus direitos: "Aceitar o fato de que, após a fecundação, um novo indivíduo começou a existir já não é questão de gosto ou de opinião. A natureza humana do ser humano, desde a concepção até a velhice, não é uma hipótese metafísica, mas sim uma evidência experimental."
    3- Sim, é verdade que muitas mulheres morrem por consequência do aborto. Assim como é verdade que muitos criminosos (como ladrões e estupradores) também morrem em decorrência de seus crimes. Mas niguém nunca pensou em criar uma lei que permitisse que tais indivíduos cometessem seus crimes de forma segura, pq isso seria loucura, obviamente. Afinal, a vítima é que deve ser defendida deles. Da mesma forma, vocês estão tentando transformar o criminoso (uma mulher que mata o próprio filho no ventre) em vítima.
    3- Os motivos pessoais de quem quer que seja não dão direito a ninguém de matar um ser humano, ainda mais sendo este indefeso. Então, isso diz respeito, sim, à toda a sociedade.
    4- Ao contrário de certas pessoas, eu tenho um coração. Jamais deixarei de me sentir emocionalmente afetada diante da morte, com requintes de crueldade, de seres humanos indefesos.

    ResponderExcluir
  8. Viviane,

    Tenho por encerrado este assunto com vc através dos comentários deste blog.
    Primeiramente, saiba q o q vc está fazendo é crime de CALÚNIA, de acordo com o Código Penal Brasileiro:

    Art. 138. Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.
    Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 02 (dois) anos, e multa.
    §1º Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

    Segundo, não somos pró-aborto tampouco, segundo suas palavras, estamos tentando "... transformar o criminoso (uma mulher que mata o próprio filho no ventre) em vítima". Como disse, não editamos este espaço democrático e informativo p/ julgar as escolhas das mulheres e seus corpos.
    Um trabalho feito com responsabilidade e credibilidade como o nosso não é derrubado com emails de calúnia como vc fez com @s noss@s parceir@s escrevendo-lhes para denunciar o q vc "acha" q fizemos ao postar a divulgação deste evento, q trata de um problema seríssimo de saúde pública e q afeta milhares de mulheres neste País.
    Se vc não faz ideia do q pode ocorrer-lhe ao ter uma postura imatura como essa talvez seja melhor se informar c/ um advogado, sem "meter os pés pelas mãos"!
    Não há em nenhuma matéria nossa publicada q nos intitulemos pró-aborto, mesmo pq nosso foco é sobre maternidade consciente.
    Postar uma foto de uma manifestação como a Marcha Mundial de Mulheres não é defender o aborto, mas mostrar esta faceta no panorama brasileiro. Além do mais, vivemos em um País q impera a democracia e liberdade de expressão!
    Enfim, fico por aqui, sem mais.

    Obs.: Aos noss@s leitores informo q em breve discutiremos o tema, dado a repercussão do mesmo e a falta de ética.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Olha, esta é a segunda vez que visito este blog e esta discussão sobre aborto me chamou atenção.

    Porém, não quero tomar partido nesta questão agora. O que me chamou mais atenção foi o comentário acima que me soou como uma ameaça a leitora que fez comentários contrários (ou não, pra mim não ficou claro) a posição do blog.

    Pois, fico pensando que quando fazemos um blog de opinião, devemos ter em mente que vamos encontrar pessoas com outros pontos de vista e que eventualmente podem ser extremamente ferrenhos na defesa do que acreditam. Isso não é estranho, é humano. Todos já fizemos isso um dia.

    Vejo também que o ponto mais tenso da discussão tem a ver com emails que teriam sido enviados aos parceiros. Bem, se os emails continham o mesmo que foi escrito nos comentários, não eram mais do que simples opiniões. E todos temos direito de enviar emails para quem bem entendemos.

    Entendo também que somos humanas acima de tudo e que nos enervamos diante de situações até certo ponto exageradas (e talvez essa seja uma boa situação). Então prefiro creditar a ameaça de processo como uma outra reação exagerada. Isso é normal. É humano.

    Enfim, concluíndo. Acho que todas as idéias e opiniões devem ser respeitadas, desde as mais em cima do muro até as mais ferrenhas. E quando temos um blog precisamos fazer isso em primeiro lugar! Afinal, o que é um blog senão um grande e privilegiado espaço para as idéias?

    Desculpem se me alonguei demais, mas realmente me senti mal diante de um desfecho que não privilegiou as idéias, mas o encerramento forçoso de uma discussão mediante uma ameaça de quem mais deveria defender a liberdade de expressão. Novamente, credito isso a nossa humanidade e não a nossa vontade. Mas espero ver em breve algum tipo de retratação (e até mesmo um pedido de desculpas). Quero muito voltar a acreditar na troca livre de idéias e no saudável costume de confrontá-las.

    ResponderExcluir
  10. Sue

    Nossa liberdade de expressão não é uma lei maior que está *sobre* alguns outros direitos.

    Acho que entraremos numa roda viva se começarmos a problematizar este assunto da perspectiva que você propõe. Mas seguem algumas considerações:

    O fato da Viviane ter enviado emails particulares aos nossos parceiros, sem cópia para a gente, nos pareceu mais um ataque calunioso e injurioso do que qualquer outra manifestação que lhe é de direito.

    A gente não quer reprimir o debate, pelo contrário, queremos sofisticá-lo e mantê-lo em bom tom, com bons argumentos, até por isso publicamos o post.

    Não reprimimos as *idéias* de Viviane, nunca!
    Apenas a alertamos para que não tome *atitudes* impensadas, já que nem tudo nesta vida é sem consequencia.... Nosso encerramento se refere exclusivamente aos ataques em mensagens privativas ou comentários públicos improdutivos....

    Há uma sutil e grande diferença em *defender idéias* apaixonadamente e *agir apaixonadamente* em defesa destas mesmas idéias, não acha?

    ResponderExcluir
  11. Querida Ana, a liberdade de expressão é sim uma lei maior, que não está acima de outros direitos não, mas deve ser tratada como fundamental se estamos falando de um blog. Do contrário, talvez o Ministério Público devesse lhe processar por Apologia ao Crime, uma vez que você (mesmo não se posicionando) está divulgando uma passeata em favor do aborto que, mesmo diante de tantas discussões, ainda é crime no Brasil.

    O conceito de livre debate de idéias encontrou seu espaço perfeito na web e isso não comporta atitudes de ameaça, como falei no comentário anterior. Enviar emails para os seus parceiros (vou me repetir), pode ser uma atitude exagerada, mas não é ilegítima. Uma vez que os seus parceiros estão expostos no site para quem queira acessá-los e isso não obriga ninguém a lhe copiar nos emails. E, de novo, se (e somente se) o conteúdo dos emails foi idêntico ao postado nos comentários, não vejo nada demais, uma vez que os seus parceiros terão acesso à mesma informação se acessarem o seu blog. Ah, é claro que o envio de mensagens caracteriza um certo tipo de pressão, mas a pressão da sociedade sobre as pessoas e instituições na defesa de seus direitos e valores não é afinal o pleno exercício de cidadania e consciência política? Isso incomoda você? Ótimo! Então exerça o seu direito de responder a altura com um post detalhado, bem feito, com todos os seus argumentos. Aí estaríamos de fato exercendo a democracia.

    Por último, defender suas idéias apaixonadamente não é pecado algum. Foi, na verdade, característica dos grandes filósofos e pensadores, apaixonados pelos seus valores. O que seria da matemática se Aristóteles não estivesse apaixonado por ela como por uma linda mulher?

    Enfim... acho que essa discussão já rendeu mais do que deveria, mas reitero que gostaria muito de ver um bonito desfecho para esta história com as autoras do blog se retratando pela truculência de ameaçar uma leitora, ainda que não cedendo nem um milímetro em suas convicções sobre o aborto ou sobre as intenções do post. Democrático como deve ser. Se não queremos reação, emoção ou paixão, devemos falar apenas para as paredes.

    Prometo não me estender mais nesse assunto e me comprometo aqui a postar apenas mais um comentário após esse e será para parabenizar ou não a atitude tomada como resposta a esse comentário. Digo isso para justamente colocar um limite em toda essa discussão que, como disse anteriormente, já se estendeu demais. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Ai Sue... vou te disser q esse disse-me-disse só não me tirou o sono pq a maternidade não nos dá esse privilégio, já q o corre corre c/ a cria dando seus 1os passos é gde, rs!
    Olha só, em hipótese alguma fugimos de sermos democráticas! Tampouco de q nossos leitores, p os quais desprendemos nosso tempo e criamos este espaço feito c/ tdo amor, não possam se expressar.
    Um gde mal entendido tdo isso...
    Posto e divulgo ações/eventos relativos à temática da saúde materno-infantil e tb da saúde da mulher, assim o aborto se incluí neste quesito. Qdo fiz o post foi, APENAS, p/ divulgar o documentário deste baita problema de saúde pública no País, só! A foto da manifestação é do referido grupo - Marcha Mundial de Mulheres. Ou seja, divulguei a exposição de vídeo, por se tratar de um tema relativo à mulher c/ uma foto de uma ação das organizadoras. Só isso! Não me posicionei e nunca dissemos ou postamos algo q comprove q somos a favor do aborto.
    Viviane comentou de forma áspera e nos julgou! Ela tem direito de se manifestar sim, mas c/ educação!
    Esse tema é inclusive pauta do Ministério da Saúde, segundo entrevista do próprio ministro Temporão, é tema de pesquisa de muitos profissionais da saúde pública, e nosso foco tb é esse, argumentos e fatos embasados pela Ciência e não pelo senso comum e seus tabus culturais.
    A questão dos emails p/ mim é muito grave, pois fomos acusadas de algo q não fizemos! Isso sim é crime de calúnia!
    Agora vc me diz q nós q temos q nos retratar? Do q? Só divulguei um evento... só!
    De forma alguma ameaçei Viviane... edito um blog, sou profissional e não imatura a esse ponto, só a alertei q tda ação tem uma reação!
    Sei tb o qto esse tema é delicado e deve sim ser discutido, como estamos fazendo...
    E queremos tb dar continuidade ao assunto, mas c/ dados, c/ informação adequada e coerente, como deve ser, e não c/ opiniões nossas pessoais sobre... as opiniões cabem aos leitores, mas, como já disse c/ educação! Não é pq comento um fato q o defendo ou sou a favor, então se fosse assim tdo jornalista seria apedrejado, oras...
    Nossos parceiros foram conquistados um a um, c/ a credibilidade de nosso empenho, não seria um email q afetaria isso. E p/ mim isso é jogo sujo! Maquiavelismo dos gdes! Mas, cada um é cada um... se ela acha q as taxas de aborto vão diminuir c/ isso ok... sabe Sue, desde minha 2a gestação, qdo conheci esse mundo maravilhoso e empoderador da humanização da assistência ao parto virei militante! Criamos o blog, ingressei na Rede Parto do Princípio, fiz eventos onde moro, como a Exposição de Fotos na Semana Mundial em Respeito ao Nascimento - SMRN 2010, no momento realizo um laudo antropológico c/ antigas parteiras e tb atuo em questões ligadas ao cumprimento da Lei 11.108/05 - a Lei do Acompanhante, q garante a tda parturiente a presenção de um acompanhante de sua escolha durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, tanto no SUS qto na rede de saúde privada. Pra mim Sue, isso é militar! Isso é querer transformar o status quo e não o q Viviane fez! Se ela é contra o aborto, ótimo, então milite por isso! Eu não acesso blogs/matérias em q as mulheres lutam por suas cesáreas e fico tendo um bate-boca c/ o editor responsável! Muito menos vou caluniar sem provas contundentes o trabalho dos outros...
    Enfim... tb me estendi...
    Fico por aqui!
    Obrigada eu pela visita e contribuição ao debate!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Comentário infeliz da colega ao comparar o estupro com o aborto...difícil entender a lógica dela.

    --------------------

    Meninas, parabéns pelo blog, o trabalho de vocês é lindo.

    Viva o direito de escolha da mulher!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...