segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mas, porque o sumiço?

Boa tarde!
Bão pessoal? Como foram de eleições? Surpreendidos com nossas famigeradas ESCOLHAS ou acostumados com o arroz com feijão pelo País afora?
Aqui no Estado de São Paulo mais quatro anos se seguirão de tucanos no poder e, enfim, completaremos 20 anos de PSDB... triste cenário!
O Parto no Brasil, assim como nós, suas editoras, somos apartidárias, mas impossível não comentar, discutir ou pensar em política nesses dias, afinal, com apenas um clic definimos muitas coisas: educação, saúde, economia, políticas públicas etc., mas pelos resultados nos parecem que não entendemos, ainda, esse poder todo que depende de nossas ESCOLHAS, o que dá também para ser comparado com uma gestação e a forma com que lidamos com ela e nosso corpo. Ou deixamos que nos governem ou ESCOLHEMOS como devemos ser governados... ou deixamos que institucionalizem nossos corpos ou ESCOLHEMOS como devemos parir!
Ficamos ausentes desde quarta-feira... correria, atribulações do dia-a-dia, cuidados com as crias/famílias/casas... tripla jornada! Mas, temos ótimas novidades: Ana Carolina segue na 2a fase do Processo de Seleção para Pós-graduação - Mestrado em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP); eu tive aprovado o Projeto Parteiras Caiçaras, pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) em seu Concurso de Apoio a Projetos de Promoção da Continuidade das Culturas Tradicionais no Estado de São Paulo - Edital 013, em que registrarei em 2011 os relatos de parto e nascimento de parteiras e mães caiçaras de Cananéia, no Vale do Ribeira, para publicar um livro com fotos e testemunhos, além de oferecer oficinas lúdico-educativas nas escolas municipais para tratar do tema "Nascimento" com crianças do Ensino Fundamental, Ciclo I.
Semana passada também participei de um encontro - Troca de Saberes Populares - Plantas Medicinais, organizado pela Pastoral da Saúde da Paróquia São João Batista de Cananéia, em que moradores em um delicioso chá da tarde narravam os usos de diversas ervas encontradas na região. Tive a oportunidade de reencontrar a parteira Creusa, que acompanhou muitas mulheres em seus partos e tem muita sabedoria sobre fitoterápicos, sendo que nos contou os benefícios das ervas Mil-folhas para problemas de lactação e seio machucado, através do emplastro da planta; Erva-de-São-João (Mentrasto), em emplastros para acelerar o trabalho de parto, porém, muito cuidado, visto que a planta é abortiva quando usada de forma inapropriada nos outros meses de gestação e folhas de Algodoeiro, para o preparo de um banho pós-parto, junto com sal torrado, para limpar o útero. Além dela, esteve presente a médica sanitarista Anna Volochko, pesquisadora do Instituto de Saúde da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, junto com duas alunas do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP); a intenção de Anna é realizar capacitações com parteiras tradicionais na região, visto que atua na área da saúde da mulher, especialmente com comunidades quilombolas do Estado de São Paulo.
Enfim, tais os motivos de nosso sumiço!
Mas, esse mês teremos muito trabalho pela frente! Uma nova promoção será realizada onde serão sorteados outros dois livros - Bebês de mamães mais que perfeitas, de Cláudia Rodrigues e Histórias e Lendas Caiçaras de Cananéia, de minha autoria, com ilustrações em aquarela do artista plástico Felipe Augusto. Não percam! Desenho de Mariana Massarani_8-de-março_

2 comentários:

  1. Sucesso para essa mulherada do blog Parto do Brasil!!!
    hehe... Eu sou suspeita a dizer qualquer coisa, mas ô mulherada engajada!!!
    Amo um monte!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para vocês mulheres que lutam diariamente pelo direito de nós mulheres a decidir o parto que queremos! Independente de que partidos escolhemos no dia 3, cabe a nós, lutarmos pelas futuras mães pelo direito de decidir!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...