segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Parto & Arte Contemporânea

São Paulo, 20:36 pm
Durante a edição deste novo post de hoje passava na tv, na MTV, o programa Grávida aos 16 (16 and Pregnant), reality show estrangeiro que retrata gestantes adolescentes e os desafios da maternidade. Por acaso acabei vendo um parto normal hospitalar e não posso deixar de comentar os péssimos comentários do GO durante o nascimento do bebê sobre os benefícios da epidural, pois se fosse ele que estivesse parindo uma bola pelo meio de suas pernas não ia querer sentir dor (pasmem!)... fora os recorrentes pedidos de "Faça força, força, força!" - o típico pacote: parturiente deitada fazendo uso do "sorinho", com o cardiotoco a todo vapor, epidural e mãe/bebê separad@s no pós-parto (não vi nenhuma episiotomia, mas não sei se não fizeram ou não filmaram, rs). Por fim nasce Sophia, uma linda garotinha!
Mas, porque estou comentando isso, se o assunto é Parto & Arte Contemporânea?
Acasos... ou não! Hoje fomos na 29° Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo/SP. Centenas de obras para serem descortinadas, em seus mais variados estilos e, não é que no meio de muitas o que mais me chamou a atenção foram duas que me remetiam ao mote deste blog, o parto.

A 1a delas é de um conterrâneo nosso, de Ourinhos, interior paulista, onde cresci e passei toda a minha infância/adolescência e que abriga meu primogênito que reside com os avós, além de muit@s amig@s do coração. A instalação A Origem do Terceiro Mundo, de Henrique Oliveira (1973- ), baseada na pintura de Gustave Courbet - A Origem do Mundo, feita a partir de restos de madeira formava um túnel que podia ser percorrido e, no final lhe dava a impressão de que você estava nascendo, saindo por uma espécie de vagina, que muito se assemelhava pelo lado de fora, com grandes lábios orgânicos. Interativa, pulsante, quente!

Ou será que a temática parto não saí de minha cabeça, rs?
Pois bem, outra obra que me fascinou foi a tela do indiano NS Harsha (1969- ) - Come Give Us A Speech (Venha Discursar Para Nós), de 2008, baseada na pintura miniaturista indiana que ilustra vários personagens em diversas atividades, tod@s sentad@s em cadeiras.

E, para minha surpresa uma dessas imagens era de uma mulher parindo, com o auxílio de outras duas, a que partejava e segurava o bebê ainda ligado pelo cordão e outra que "doulava" a mulher, lindo, lindo, lindo, toda colorida! Para saber mais sobre o pintor conheça seu site (em construção) - www.nsharsha.com e/ou no link - 29° Bienal - Participantes.

Passear por este espaço que minava arte, cor, estilos e contemporaneidade me fez muito bem! A cria também adorou e pode, inclusive, interagir, assim, desde pequeno já tem seus sentidos estimulados!
Leiam também o post publicado no Mamíferas em setembro por Kathy narrando sua ida à Bienal com o filhote - Pelo Olhar de Samuel.
E, para quem tiver a oportunidade visitem também! A entrada é gratuita!
Onde? Pavilhão do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera, Portão 3.
Quando? Até 12 de dezembro de 2010.
Horário? De seg. a qua., das 9 às 19h; quin. e sex., das 9 às 22h; sáb. e dom., das 9 às 19h.
Tel.: (11) 5576-7600.

2 comentários:

  1. Bianca, vi o mesmo programa e até mudei de canal, porque isso já é tão terrivelmente comum que cansa! E sobre a Bienal, estou planejando em ir... agora então mais ainda! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah! Se der, por favor, divulgue a promoção de fim de ano do What Mommy Needs?!
    http://www.whatmommyneeds.net/2010/11/promocao-coragem-de-mae-com-apoio-da.html

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...