sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Parto no Brasil: Promoção da Saúde, Prevenção Quaternária e Empoderamento

Post redigido a quatro mãos!
Pessoal, lançamos hoje a proposta de publicarmos alguns textos em formato de editorial, assinados em nome do blog Parto no Brasil, de autoria conjunta de Bianca Lanu e Ana Carolina. Para nós, esta é uma nova experiência de trabalho que certamente nos trará também muito prazer e aprendizado – coisas que adoramos! Bora lá contar sobre nosso trabalho apresentado em formato de pôster na III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, organizada pela ReHuNa, em Brasília/DF, entre os dias 26 a 30 de novembro.
Parto no Brasil: Promoção da Saúde, Prevenção Quaternária e Empoderamento
Antes de apresentarmos a proposta da pesquisa e seus resultados, é importante notar que a internet foi uma ferramenta importante para os desfechos de nossas gestações – nossas pequenas crias nasceram com respeito e sem intervenções desnecessárias. Em pesquisas sobre o parto no Brasil, descobrimos que os relatos de parto descortinam a realidade da assistência no país. Nas palavras de outras mulheres, encontramos as cicatrizes da mais dura realidade. Aprendemos também que um outro modelo é possível, não sem batalha, mas é completamente factível. E foi assim que construímos o desejo pelos nossos partos, sentimos também medo e insegurança, e então, entramos para a excelente rede de compartilhamento destes saberes que, somente nós, mães, somos capazes de produzir. O blog Parto no Brasil é um fruto, vocês já sabem.
A pesquisa "Parto no Brasil: Promoção da Saúde, Prevenção Quaternária e Empoderamento" buscou demonstrar como os meios de comunicação virtuais contribuem para a educação em saúde, ao apresentarem à mulher-leitora e sua família, perspectivas sobre parto e nascimento que são contra-hegemônicas no país campeão em cesáreas.
Em redes sociais e blogs, há troca de informações científicas, dados empíricos e experiências pessoais. Nesta sociabilidade virtual, observamos propostas e conteúdos que correspondem aos conceitos de promoção da saúde e prevenção quaternária em saúde (saiba mais no pôster).
Durante dois meses, acessamos diariamente as listas GestaParaná, Parto do Princípio e Parto Nosso, e, também, os blogs Parto no Brasil, Mamíferas e What Mommy Needs, procurando por informações que compreendessem os objetivos e valores da própria ReHuNa.
Como resultado, descobrimos que estas informações disponíveis na internet satisfazem e enriquecem o debate sobre a parturição, além de subsidiar o empoderamento feminino, para escolhas conscientes, a favor do parto normal ativo!
Clique e confira o pôster
Parabéns a tod@s vocês que enriquecem o Movimento de Humanização do Parto e Nascimento! Nossos agradecimentos e gratidão por participarem desta pesquisa, em especial Patrícia Merlin (Pata), Ingrid Lotfi, doula Rebeca, Aurea Gil (Kathy), Kalu Brum, Renata Penna e Carolina Pombo.
ps.: Se você também esteve em Brasília, socialize suas vivências e impressões conosco: publique aqui seus trabalhos, fotos, relatos, etc. Escreva para partonobrasil@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...