quinta-feira, 3 de março de 2011

Divulgação de estudo - A Fisioterapia no suporte ao parto


Divulgo hoje um estudo enviado pela fisioterapeuta e doula Renata Olah, editora do blog Fisio & Doula e também uma das coordenadoras do grupo de orientação a casais grávidos MadreSer, que atua em Sumaré/SP, sobre a atuação do fisioterapeuta como profissional de suporte à parturiente/gestante, publicado na Revista Ciência & Saúde Coletiva, de autoria de Berta Almeida; Gabriela Zanella Bavaresco; José Hugo Sabatino; Mirella Dias e Renata Stefânia Olah de Souza. Itálico
Confiram o resumo do trabalho abaixo:
O controle da dor no trabalho de parto e no parto, assim como a prevenção do sofrimento são alguns dos objetivos da equipe obstétrica, que deve trabalhar para garantir à mulher um parto seguro e satisfatório. Há diversos recursos que podem ser utilizados pelo fisioterapeuta enquanto membro da equipe obstétrica para proporcionar confiança, conforto e alívio da dor à parturiente durante o trabalho de parto. O suporte fisioterapêutico inclui banhos, crioterapia, massagens, técnicas respiratórias, deambulação, posições verticais e a neuroeletroestimulação transcutânea (TENS). Através da pesquisa bibliográfica realizada concluiu-se que a TENS para analgesia ainda aparece com resultados inconclusivos. Todavia, todos os outros recursos aparecem na literatura como vantajosos e que devem ser estimulados durante o período de dilatação e expulsão. O fisioterapeuta mostrou-se útil no acompanhamento da mulher durante o processo parturitivo, ajudando na redução da percepção dolorosa e na diminuição do tempo de trabalho de parto.
Leiam na íntegra O fisioterapeuta como profissional de suporte à parturiente - http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/artigo_int.php?id_artigo=4882.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...