sábado, 16 de abril de 2011

2a. Dia da Formação Profissional em Parto Ativo c/ Janet Balaskas, em Curitiba/PR

Dia lindo e radiante c/ céu azul. Yoga ao ar livre, e muitas mulheres incansáveis bebendo da fonte do Parto Ativo c/ quem fundou muito mais do que técnicas de Yoga para gestantes ou quais posturas essas deveriam assumir para parir. Parto Ativo é uma filosofia, um novo paradigma de atenção à parturiente desde seu pré-natal até o ápice da gestação, o trabalho de parto e parto fundado nos anos 70, no Reino Unido.
Maravilhoso!
Uma grande renovação compartilhada por todas que atuam na área da Saúde da Mulher, entre doulas, enfermeiras obstetras, obstetras, psicólogas, professoras de Yoga, entre outras, que comungam da convicção de que o parto é um processo fisiológico e que fazemos parte desta transformação, tendo em vista o modelo obstétrico atual, repressor da liberdade das mulheres, e de como nós podemos atuar na contramão.
Tempos de mudança!
Abaixo segue a matéria da jornalista Adriana Viera, sobre o evento:
Inglesa traz 30 anos de experiência com gestantes para Curitiba
Profissionais ligadas à saúde da gestante, de vários estados do Brasil, estão reunidas em Curitiba participando do curso de Formação em “Parto Ativo”, com a inglesa Janet Balaskas. Enfermeiras, obstetras, obstetrizes, fisioterapeutas, psicólogas, doulas, instrutoras de Yoga, entre outros já puderam experenciar o primeiro dia de curso com a autora do livro “ Active Birth” e diretora do “Active Birth Centre”, em Londres. Balaskas está no Brasil pela primeira vez à convite do Aobä, espaço dedicado ao encontro e acompanhamento de gestantes e pais, com sede em Curitiba. Há mais de 30 anos trabalhando com gestantes, Janet Balaskas enfatiza a importância da mulher estar presente e ativa em seu parto. Para isso ensina técnicas de Yoga e explica como a mulher pode se conhecer mais e melhor para poder atuar nesse momento tão importante que é o nascimento de seu bebê. Ela traz para esse primeiro curso ministrado no Brasil, toda explanação da fisiologia feminina e do parto, os hormônios que são produzidos durante o trabalho de parto e pós parto, as melhores posturas para se ter um parto ativo e enfatiza a importância do parceiro no conhecimento de todas as mudanças que acontecem com a mulher durante o período da gestação até a hora do parto, “para que ambos estejam juntos nessa jornada”, afirma a inglesa. Um curso imperdível”, afirma a instrutora de Yoga em Salvador, Anne Sobotta. “Janet é a criadora do movimento de parto ativo e foi ela quem iniciou também o trabalho de yoga para gestantes. Vivenciar todo o conteúdo que ela nos ensina em livros agora ao vivo é um aprofundamento único”. Para a instrutora de yoga pré-natal, Ana Paula Malagueta, de São Paulo, o primeiro dia de curso já superou qualquer expectativa. “A maneira como ela explica é direta, objetiva e principalmente inspiradora. Eu estava me programando para ir ‘a Londres fazer o curso com ela, e agora Janet está aqui”. Estamos num momento importante na humanização de parto e nascimento no Brasil e a presença dela vem ajudar nesse movimento”, enfatiza e paulistana. É que Janet Balaskas estará também em São Paulo na próxima semana. Dia 20 de abril, ela irá conhecer a Faculdade de Saúde Pública da USP, às 9h30 onde falará da importância de cada profissional da saúde em benefício das futuras mães e bebês, nesse movimento em prol de um nascimentos melhor, ou seja, do Parto Ativo. Dia 21 de abril, ainda em São Paulo capital, Janet dará palestra para casais e profissionais de Saúde. Lá, todos vão aprender mais sobre a importância de cada passo do trabalho de parto, dicas práticas de posturas e movimentos que facilitam o parto e aliviam a dor. O endereço é: Rua Apináges, 1.231, em Perdizes (Colégio Global). Informações: ines@aobabebe.com / www.aobabebe.com

Confiram a Programação apreciada hoje no 2o. dia da formação:
Sessão de yoga, relaxamento e meditação
Trabalho de parto e parto – um processo fisiológico contínuo
Linguagem e Imagem
O início – amaciar e afinar
Respiração abdominal em relaxamento
Movimento, descanso, comer e beber
O trabalho de parto se intensifica... a abertura...
O trabalho interior com afirmações e visualizações
A dança – trabalhando com a gravidade, o movimento e a respiração
Mãe e bebê trabalhando juntos
A participação do companheiro com toque e acolhimento
Trabalho de parto – a Jornada da Mãe e do Bebê continua
O trabalho de parto se intensifica... Abertura...
Aterrando e centrando
Movimento com os campos de energia
Criando o próprio parto
Respiração e sons
Boca e colo do útero
Indo para a ‘zona’
A entrega
O trabalho de parto chega ao seu pico e fim
A mudança fisiológica e a descarga de adrenalina
O reflexo de ejeção do feto
A rotação do bebê
A experiência interior para a mulher
Concentração e sensações novas e diferentes
Mãe e bebê se conectando e se preparando
O Nascimento e o Vínculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...