Logo à noite, às 19 horas, terá o Seminário SUS - Financiamento e Gestão, no Salão Nobre da Câmara Municipal, no Viaduto Jacareí, n° 100 - 8o. andar.
O vereador Gilberto Natalini será o mediador do encontro, que contará com uma palestra do Prof. Dr. Adib Jatene. Entre os convidados, Alexandre Padilha, Ministro da Saúde; Giovani Guido Cerri, Secretário de Estado da Saúde, e Januário Montone, Secretário Municipal de Saúde.
Participam dos debates sobre o tema Jorge Curi (presidente da APM); Renato Azevedo (vice-presidente do Cremesp); Emil Razuk (Crosp); Silvio Cecchetto (ABCD); Claudio Porto (Coren-SP), e Cid Carvalhaes (Simesp).
Na quarta-feira, dia 06, no mesmo local, haverá o Debate sobre Violência no Parto, às 13 horas. A vereadora Juliana Cardoso está convidando a população para participar do debate sobre “Maus-Tratos no Atendimento em Maternidade e Pré Natal”.
A organização do debate foi motivada pelo estudo “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, realizado em agosto do ano passado pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc, mas divulgado somente há um mês. O capítulo “Violência no Parto”, quantificou pela primeira vez a incidência de maus-tratos contra parturientes em escala nacional.
“A pesquisa do estudo mostra que quase um terço das mulheres sofrem com a violência na rede pública e pouco menos de 20% na rede privada. Isso é preocupante”, comenta a vereadora Juliana Cardoso. “Com o evento pretendemos que o poder público municipal possa repensar o parto humanizado e começar a reverter esse triste quadro”.
Na quinta-feira, dia 07, às 10 horas, em frente ao MASP, na Av. Paulista ocorrerá o Ato pelo Dia Mundial da Saúde, c/ caminhada pela R. da Consolação até a Secretaria Municipal de Saúde, na Rua General Jardim, 36, e depois até o Ministério Público Estadual.
Nesta sexta, dia 08 palestra do Ministro da Saúde na Faculdade de Saúde Pública (FSP), às 9 horas, no Auditório João Yunes. A visita faz parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde.
Na ocasião, Dr. Alexandre Padilha irá proferir palestra na qual deverá abordar as políticas de Saúde Pública no Brasil. O encontro será aberto ao público – docentes, alunos e funcionários da Instituição. Não há necessidade de efetuar inscrições.
Todos estes eventos serão oportunos p/ a discussão do andamento do Curso de Obstetrícia da EACH-USP.
Compartilho algumas matérias sobre o assunto na blogosfera:
DCE - Audiência Pública com Boueri: Esclarecimentos sobre o Relatório Melfi - http://www.dceusp.org.br/2011/03/audiencia-publica-com-boueri-esclarecimentos-sobre-o-relatorio-melfi/.
IG, por Cinthia Rodrigues - Órgão de enfermagem: mudança de obstetrícia da USP é quase certa - http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/orgao+de+enfermagem+mudanca+de+obstetricia+da+usp+e+quase+certa/n1300009483212.html.
Blog What Mommy Needs - O Brasil precisa de obstetrizes, médicos ou cegonha? - http://www.whatmommyneeds.net/2011/03/o-brasil-precisa-de-obstetrizes-medicos.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário