quarta-feira, 25 de maio de 2011

Agenda Parto no Brasil

Confiram as novidades e eventos para este fim de maio!
A Rede de Mulheres Parto do Princípio organiza em 16 municípios brasileiros a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento 2011 (SMRN), c/ exposições fotográficas em vários estados, de mulheres brasileiras na hora do parto, que retratam o vínculo afetivo entre mãe e filho.
A campanha, neste ano, tem a missão de informar a importância do protagonismo da mulher na hora do parto. Hoje a cultura da saúde privilegia mais a escolha do médico que da parturiente. Fizemos inclusive um material de apoio às mulheres para que elas possam fazer suas escolhas e reforçar nosso slogan de 2011: Meu Parto, Meu Corpo, Meu Bebê. A Escolha é Minha!”, informa Thayssa Rocha, membro da Rede Parto do Princípio e organizadora da exposição na cidade de Belém.

A Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento é uma iniciativa da AFAR (Alliance Francophone pour l'Accouchement Respecté), entidade francesa sem fins lucrativos fundada em 2003. O evento acontece em diversos países durante o mês de maio. No Brasil, a Rede Parto do Princípio promove exposições de fotos desde 2009 em diversos locais durante o período, além das campanhas de conscientização.
Entre as cidades que sediarão a exposição estão Americana, Brasília, Belém, Campinas, Cananéia, Curitiba, Divinópolis, Dourados, Garanhuns, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Salvador, São José dos Campos, Salvador, Sumaré, Niterói e Uberlândia. Em algumas cidades, a exposição acontecerá junto com palestras e eventos relacionados à SMRN.
Em maio temos também os encontros do Grupo de Apoio ao Parto Ativo Boa Hora, em Ribeirão Preto/SP, c/ reuniões mensais abertas para troca de informações sobre parto, debatendo temas como: parto normal X cesárea, intervenções hospitalares, cesárea necessária e "desne-cesárea", tipos de parto, humanização da assistência, alternativas na cidade e região. Eventualmente recém-pais vem com seus bebês contar como foi o parto e como estão lidando com a aventura de amamentar e cuidar do recém-nascido.
Aberto à grávidas e grávidos em qualquer tempo de gestação, recém-pais com seus filhos pequenos e futuras grávidas, sempre na última quinta-feira do mês, das 19 às 21 horas. Confiram o Calendário 2011:
26 de maio - Filme "De Volta para Casa" e debate.
* De Volta para Casa é um documentário sobre o retorno do parto domiciliar nos dias atuais. Produzido pelo Despertar do Parto e dirigido pela psicóloga e doula Eleonora Moraes, o filme mostra imagens de partos e depoimentos de diversos casais e profissionais que viveram esta experiência no interior do estado de São Paulo. As imagens e depoimentos são permeados por textos com referências científicas, mostrando por exemplo o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz sobre esta forma de nascer e quais os resultados de diversos estudos - confiram o trailler aqui.
30 de junho - Roda de conversa sobre a dor do parto.
29 de julho - Roda de conversa.
25 de agosto - Roda de conversa com participação da obstetra Carla Polido, de São Carlos/SP.
29 de setembro - Roda de conversa.
27 de outubro - Filme "Orgasmic Birth" e debate.
24 de novembro - Filme "De Volta para Casa" e debate.
Para participar ligue ou envie um email para se inscrever e confirmar datas através dos contatos: (16) 3878-0886, em horário comercial e/ou contato@despertardoparto.com.br.
Agendem a programação do CineMaterna:
Curitiba/PR
Dia 26, quinta-feira, às 13h30 - Unibanco Arteplex Crystal, na R. Comendador Araújo, 731
Filme: Os Agentes do Destino
Sessões quinzenais às quintas, 13h30 e mensais aos sábados, 11h.
Fortaleza/CE
Dia 26, quinta-feira, às 13h30 - UCI Ribeiro Iguatemi Fortaleza, na Av. Washington Soares, 85
Filme: O Noivo da Minha Melhor Amiga
Porto Alegre/RS
Dia 26, quinta-feira, às 13h30 - Unibanco Arteplex Bourbon Country, na R. Túlio de Rose, 80 - 2º piso
Filme: O Noivo da Minha Melhor Amiga
Sessões quinzenais às quintas, 13h30 e mensais aos sábados, 11h.
Recife/PE
Dia 26, quinta-feira, às 13h30 - UCI Kinoplex Shopping Recife, na Av. Padre Carapuceiro, 777
Filme: O Noivo da Minha Melhor Amiga
Rio de Janeiro/RJ
Dia 26, quinta-feira, às 14 horas - Kinoplex Fashion Mall, na Estrada da Gávea, 899
Filme: O Noivo da Minha Melhor Amiga
São Paulo/SP
Dia 26, quinta-feira, às 13h30 - UCI Anália Franco, na Av. Regente Feijó 1759 - Nível Lírio
Filme: O Noivo da Minha Melhor Amiga
Dia 26, quinta-feira, às 14 horas - Cinemark Market Place, na Av. Dr Chucri Zaidan 920
Filme: O Noivo da Minha Melhor Amiga
Ainda no dia 26, às 9 horas, no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ palestra sobre Aleitamento Materno. Já no dia 28, às 18 horas - A paternidade, os profissionais e os serviços de saúde; ambos os eventos c/ o Dr. Marcus Renato de Carvalho.
Na mesma data, em São Paulo/SP:

No dia 28, sábado, também acontece o 7º Encontro GestaLondrina, em Londrina/PR, sobre Pós-parto: ganhos e perdas, às 14 horas, no Centro Londrinense de Arte Circense (Clac), na R. Prof. Samuel Moura, 451. É essencial confirmar presença através dos telefones (43) 3357-4498 e (43) 3341-5665 ou pelos emails gestalondrina@gmail.com e/ou maribmercer@gmail.com.
Os encontros são gratuitos!
Conheçam o blog - http://gestalondrina.blogspot.com.
Também no dia 28, em Bauru/SP, no SESC:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...