segunda-feira, 2 de maio de 2011

Campanha 2@ Vermelha 2011


1 milhão de mulheres celebrando sua menstruação!
Ativismo menstrual em ação!
Está chegando a hora de mais uma Edição da Campanha 2@Vermelha. A campanha, que é mundial, tem como mote a valorização da menstruação em vários aspectos, para incentivar as mulheres a cuidar de sua saúde íntima e reprodutiva, dando-lhe maior visibilidade no cinema, nos meios impressos, na arte, em outras mídias e redes sociais. A iniciativa no Brasil é do Coletivo de Mulheres Clã Ciclos Sagrados. Este ano a novidade é a transmissão simultânea da mesa-redonda em torno do tema que acontecerá em São Paulo.
Todos os anos, desde o início da campanha no Brasil em 2008, sempre criamos formas de incentivar as pessoas, homens e mulheres, principalmente as mulheres, a gerarem ações para chamar a atenção para o slogan da Campanha: 1 milhão de mulheres celebrando sua menstruação!
Este ano, como curiosas que somos, resolvemos verificar como anda a cena do ativismo menstrual no Brasil. Se é que ele já existe!
Bom, então ficaremos mais ou menos assim:
.::AÇÃO PRINCIPAL::.
Algumas perguntas irão nos nortear esse ano:
Quais mudanças ocorreram e, se ocorreram, para onde estamos indo? Existem mais mulheres valorizando sua menstruação? Ou as mulheres que já valorizavam antes é que estão mostrando a cara? As mulheres que (ainda) não gostam de sua menstruação, continuam acreditando nisso? Algo mudou? Faz e fez diferença se ter acesso a formas de segurar o sangue menstrual (absorventes reutilizáveis e coletores) ? O que isso efetivamente traz para saúde física, emocional e política da mulher? As mulheres estão mais responsáveis por seus corpos? Se sim, por que ainda tem tanta gente, que não seja a mulher, falando com autoridade sobre o corpo dela? As mulheres que escolhem parar de menstruar escolheram isso ou alguém escolheu para ela? Se ela escolheu, existe produção cientifica sobre os danos a longo prazo na saúde emocional e física da mulher com relação a essa escolha? Seria reversível?
Por isso, como ação principal, iremos fazer uma Tarde de Palestras e uma mesa-redonda, aqui em São Paulo, para discutirmos, trocarmos e descobrirmos o que se tem de novo sobre o assunto e, se porventura, novas dúvidas surgiram.
.::Palestrantes::.
Contaremos com mulheres que já há algum tempo vem levantando essas questões no Brasil e teremos a honra de contar, ainda, com palestra internacional em conference call.
.::Novidade::.
Você deve estar pensando: “Ah, mas eu não estou em São Paulo!”. Mas graças a esse mundo fabuloso da rede teremos duas formas de você estar conectad@:
• Transmissão simultânea da mesa-redonda, a partir das 20hs;
• Exibição posterior na Tv2@Vermelha de trechos da tarde de palestras;
.::Outras formas de participar::.
• Manifestar-se no Twitter, Facebook e outras mídias sociais. (usando o tag da campanha)
• Gerar o um post no seu blog, se tiver. (com a imagem oficial)
• Ir de vermelho para o trabalho.
• Presentear suas amigas e companheiras de trabalho com algo simbólico.
• Organizar um encontro com suas amigas para discutir o assunto. (se possível, registre e envio-nos uma foto com relato)
O combinado é que você possa nos enviar o que de bacana surgiu dessa troca. Isso irá ajudar para continuarmos a manter o museu da Campanha2@Vermelha, além de aumentar as informações a respeito do que pensa a mulher contemporânea sobre menstruação. SEMPRE CITANDO A FONTE.
.::Importante::.
• Use, ainda, sempre que possível, folder/imagem/logo da campanha do ano corrente, assim, quem não sabe de nada do que está acontecendo e do que você está falando pode ser capaz de imediatamente fazer um link.
• Este ano, só aceitaremos fotos para o banco de dado/museu de quem tenha algo na foto que indique que o registro foi no dia da campanha. Ou seja, que vocês estejam usando a imagem na mão, por exemplo, para que indique que estavam todas reunidas no dia da Campanha 2@Vermelha, dia 02 de maio de 2011.
• Use o e-mail para nos enviar: cladosciclossagrados@yahoo.com.br
.::POR QUE COMEMORAR?::.
• Para criar:
• Um senso de diversão em torno da menstruação;
• Para incentivar as mulheres a cuidar de sua saúde menstrual e reprodutiva;
• Para criar uma maior visibilidade da menstruação, no cinema, meios impressos, música e outras mídias;
• E para melhorar a honestidade sobre a menstruação em nossos relacionamentos.
.::ONDE?::.
• Em seu dormitório, sozinha;
• sala de aula ou apartamento;
• na casa de um@ amig@;
• em um parque ou outra área aberta;
• na faculdade ou na escola;
• em um restaurante ou café.
• em qualquer lugar!
.::VEJA SOBRE A HISTÓRIA DA CAMPANHA NO MUNDO::.
.::ORGANIZAÇÃO BRASIL::.
Coletivo Clã Ciclos Sagrados
Sabrina Alves
Danielle Sales
Bia Fioretti
.::SERVIÇO::.
PROGRAMAÇÃO:
16h: Conference Call com a ativista menstrual americana autora do livro “Becoming Peers: Mentoring Girls into Womanhood”, DeAnna L’am. “Menstrual Monday – A Worldwide Sisterhood” (Segunda Menstrual: a irmandade mundial) com tradução.
+PALESTRAS:
17hs: “Magia e prazeres dos ritmos do feminino” - Bia Fioretti
18hs: “Cyber Ativismo Menstrual” - Danielle Sales
19hs: “O potencial criativo da Menstruação” - Monika Von Koss
20hs as 21hs30 – Mesa-redonda com Mediação de Sabrina Alves: Monika Von Koss, Danielle Sales, Bia Fioretti e participação de perguntas.
.::ONDE::.
Instituto Naradeva Shala - R. Coriolando, 169/171 (próximo ao Shopping Bourbon e ao Sesc Pompéia) - www.naradeva.com.br
.::INSCRIÇÕES E CONTRIBUIÇÃO::.
+1 kg de alimento não perecível humano + 1 kg de ração para gato ou cachorro.
Ou
+2 kgs de alimento humano
::CONTATO::
+E-mail: cladosciclossagrados@yahoo.com.br - +Fone: 3862-7321 (no Naradeva Shala)
ATENÇÃO REVENDEDORES: quem quiser revender absorventes e coletores e produtos relacionados ao tema, entrar em contato com Lu ou Lilian pelo fone: 11-3862-7321
+Informações: http://www.campanhasegundavermelha.org/2vermelha
+Siga-nos: TWITTER: @SegundaVermelha
+FACEBOOK: Fanpage: Campanha2aVermelha
.::Realização Brasil::.
Coletivo Clã dos Ciclos Sagrados - www.cladosciclossagrados.com
.::APOIO::.
Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala - www.naradeva.com.br
ATENÇÃO: se for compartilhar, cite a fonte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...