quinta-feira, 5 de maio de 2011

Post Extraordinário - Dia Mundial das Parteiras Tradicionais

Por Suely Carvalho
Parteira Tradicional, fundadora da CAIS do Parto e integrante da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais.

5 DE MAIO, DIA MUNDIAL DAS PARTEIRAS TRADICIONAIS
SEJAM ABENÇOADAS,
Todas as Parteiras Tradicionais de todos os lugares do mundo que honram o saber milenar das nossas ancestrais e preservam na sua prática as plantas, as rezas, os quatro elementos, o Sagrado feminino, a natureza, a vida.
Sejam abençoadas as mãos que recebem o Ser que nasce, mãos que curam, que acalentam, mãos firmes e seguras em todos os bons momentos e nos momentos de aflição. Mãos experientes que tocam, que acolhem, que abençoam.
Sejam abençoadas as Parteiras Tradicionais das localidades mais longínquas que na solidão seguem salvando vidas sem sequer questionar a informação que não chega, o apoio que nunca teve, o reconhecimento que o sistema jamais priorizou, a indiferença dos dados estatísticos com cada vida que ela amorosamente recebe e cada mulher que ela solidariamente ajuda no sagrado momento de dar à luz. Estas Parteiras seguem cumprindo sua missão de guerreira da paz sem se importar com a discriminação dos arrogantes doutores e autoridades com o preconceito da elite falida e confusa. Desde o princípio da humanidade as Parteiras sempre existiram e sempre existirão, queiram as autoridades ou não.
Sejam abençoadas as Parteiras Tradicionais urbanas que enfrentam todo tipo de dificuldade para cumprir seu Dom, sua profissão de partejar fora dos hospitais, distantes da doença e do tecnicismo garantindo a naturalidade do parir e nascer com segurança e respeito. Nas cidades, nos grandes centros urbanos as Parteiras Tradicionais sentem-se discriminadas como se fossem antiquadas, ultrapassadas porque fazem a ponte entre o antigo e o moderno, porque acreditam na simplicidade exuberante do parir e do nascer, porque sabem esperar e confiam na capacidade do corpo feminino. Porque confiam na luz, no Ser superior, porque realizam o sagrado ato de humildade diante do protagonismo feminino com segurança, com respeito, com amor incondicional.
Abençoamos nossas aprendizes de Parteira que dedicadamente confiam que é possível parir e nascer de forma natural e espontânea. Que se entregam completamente nesse conhecimento sagrado da experiência de sua mestra Parteira e assim se preparam para no futuro próximo assumir nossos lugares e garantir a continuidade desta prática milenar preservando a cultura do partejar, a tradição das ancestrais, ofertando aos céticos tecnicistas a possibilidade de rever, o lidar com a vida honrando quem veio antes de nós e respeitando quem ainda hoje acredita e faz a diferença na selva de concreto das grandes cidades, fria dura e indiferente.
Abençoamos nossos afilhados e afilhadas recebidos e acolhidos pelas nossas mãos ao nascer.
Que em cada oração seja lembrada a Parteira que lhe recebeu nesta vida, a Parteira que lhe ajudou parir.
Esta missão de Parteira está de comum acordo com a divindade, integrada com os anjos e arcanjos disseminando luz. Verdadeiras mensageiras da PAZ.
Foto de Josiane Bizarri, c/ Suely e Rudá, indo p/ o Ariri, em junho de 2010!

Um comentário:

  1. Parabéns, Suely Carvalho!
    O ofício da parteira ainda merece mais respeito, mas ainda assim seu dia deve ser bastante comemorado!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...