terça-feira, 4 de outubro de 2011

Projeto Parteiras Caiçaras inicia arte-final da publicação

Hoje venho p/ contar e dividir emocionantes novidades desse lado do marzão!
A publicação "Parteiras Caiçaras: relatos e retratos sobre parto e nascimento, em Cananeia, SP" acaba de ser finalizada, nesta última sexta-feira! Iupi! Agora, bora p/ o arte-finalista diagramá-la, não é Leandro Cagiano?!
E, a felicidade se completou c/ a Oficina de Bordados Chilenos - Arpilleras, ocorrida no sábado, dia 1o., no Ponto de Cultura "Caiçaras" - Matimpererê Empório Cultural, em Cananéia, na Av. Beira-mar, # 7. Contamos ainda c/ o delicioso almoço do Bistrô Caiçara, do chef Adriano Namur.
A oficineira Esther Vital, vinda de São Paulo, cuja nacionalidade é espanhola, natural de Artajona, nos contou como as arpilleristas do Chile, durante a Ditadura de Pinochet, na década de 70-90, c/ a derrubada de Allende, resistiram contra a opressão, a morte dos presos políticos e a saída dos exilados, c/ sacos de farinha, as arpilleras, linha, agulha e retalhos, muitas das vezes de suas próprias roupas, p/ confeccionar lindíssimas telas bordadas!
A intenção deste encontro foi produzir peças p/ serem incluídas no livro, como capa/contra-capa, e como imagem dos três capítulos que integra a obra, de cunho antropológico e etnográfico, de registro da memória de nossas parteiras tradicionais.
Mulheres reunidas, risos, concentração, euforia! Manhã e tarde inesquecíveis e maravilhosas!
E, assim, nascem as arpilleras do Projeto "Parteiras Caiçaras"!!! Aguardem, que postarei, ainda, c/ detalhes as telas produzidas, com muitas mãos! Enquanto isso, espiem no Facebook, pelo link: https://www.facebook.com/PedroJago#!/media/set/?set=a.230574733669808.59147.100001518505243&type=1




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...