Cesárea - Para Além da Ferida
Uma obra de Ana Álvarez-Errecalde em colaboração com a Associação El Parto Es Nuestro
Para dar boas-vindas a esta nova configuração, escolhemos brindar com vocês, nossa querida e poderosa rede de leitura, articulação e aprendizado!
O presente é este belo livro de fotografias, capa dura, que virá direto da Espanha para a sua casa! Eba!
O presente é este belo livro de fotografias, capa dura, que virá direto da Espanha para a sua casa! Eba!
Recentemente, a arte desta mulher de quem você vê as fotos, explodiu diante de nossos olhos! Foi preciso revisar a obra de Ana Álvarez-Errecalde, suas repercussões, pesquisar imagens, para então apresentar El Nacimiento de mi Hija aqui no Blog Parto no Brasil, com o carinho e respeito (entre outras sensações) que também sentíamos diante do quadro.
Hoje, apresentamos um outro projeto da mesma autora.
O livro fotográfico "Cesárea: Para Além da Ferida", produzido em colaboração
com a Associação El Parto es Nuestro, e editado pela Ob Stare.
A série inclui 30 fotografias de mulheres que tiveram cesárea, acompanhadas de curtos e precisos comentários das protagonistas.
As imagens mostram a cicatriz física e emocional, convidando à contemplação da ferida e para além dela, em busca da reconciliação e do compromisso com uma atenção ao parto respeitosa.
Fonte: Ana Álvarez-Errecalde
Um grupo de mulheres me convidou para fotografar suas cicatrizes de cesáreas. Como eu não tenho experiência com parto hospitalar (meus filhos nasceram em casa), fiquei pensando em como eu poderia homenageá-las (re)tratando cada vivência com respeito.
Nasci por uma cesárea em um época e em um país onde a cirurgia era realizada em poucas ocasiões, comumente em situações comprometedoras para a saúde. Certamente devo minha vida à esta intervenção.
Quero mostrar a história que, depois da ferida, questiona, se informa, cresce e sobretudo, ama. Me implico. O projeto me envolve. Seu ritmo acelera e me surpreende. A história encontra um maneira de contar-se, e eu a registro.
Desejo que o mostrar/ver/compartilhar/escutar seja o começo de uma reversão dos 'estigmas' e, que, a partir da aceitação, iniciemos uma transformação.
Ana Álvarez-Errecalde (em trecho do livro)
A Organização Mundial de Saúde recomenda que esta prática deve ser limitada a 10 a 15% dos nascimentos, mas em países como a Espanha e os EUA as cesáreas são feitas em cerca de 23% de todos os nascimentos, subindo 33% nas clínicas privadas.
Fonte: Ob Stare
Com alegria ou dor, alívio ou raiva, sempre fica uma marca (...) Com a força que surge de lembrar-se da ferida e saber-se curada.
Fonte: Ibone Olza, na Introdução
Quer ganhar o exemplar do livro de fotografias?
Compartilhe a foto do sorteio que está em nossa página no Facebook, deixando seu nome e contato nos comentários. Acesse a foto aqui.
Serão apenas 08 dias para as inscrições! Participe!
O resultado será divulgado no feriado da Sexta-feira Santa, dia 06 de abril!
Não tem Facebook? Escreva para partonobrasil@yahoo.com.br e saiba como participar!
Sobre a autora:
Ana Álvarez-Errecalde é mãe de três crianças que são a fonte de inesgotável inspiração. Sua obra artística inclui fotografia, vídeo e instalações. Seu livro fotográfico "Cesárea, más allá de la Herida" produzido em colaboração com a Associação El Parto es Nuestro, editado pela Ob Stare, recebeu excelentes críticas a nível internacional. Ana nasceu na Argentina e, atualmente, reside em Barcelona, na Espanha.
"A Editora Ob Stare, fundada em 2001, é especializada em maternidade e paternidade. De Santa Cruz de Tenerife (Espanha), apoia o conhecimento e a liberdade de escolha."
Muito mais:
http://www.alvarezerrecalde.com/index.php?/projects-proyectos/cesarea-mas-alla-de-la-herida-/
http://www.facebook.com/pages/Ana-Alvarez-Errecalde/299304243282
http://blogelpartoesnuestro.com/2010/02/11/cesarea-mas-alla-de-la-herida/
http://www.facebook.com/elpartoesnuestro
http://www.obstare.com/
http://www.facebook.com/OBSTARE
Nenhum comentário:
Postar um comentário