segunda-feira, 11 de junho de 2012

É Fantástico: CREMERJ já se posicionou contra a reportagem de ontem!

Pelo direito das mulheres à autonomia.
Por escolhas esclarecidas, partos mais prazerosos, seguros e felizes.


Hoje, às 17h30 da tarde, deu no Jornal no Brasil: o CREMERJ não gostou nadinha de nada do que viu ontem no Fantástico. Vão caçar Jorge Kuhn à fogueira!

Isso porque ele participou da reportagem veiculada ontem (SUCESSO TOTAL!) no Fantástico, que tematizou os riscos e benefícios dos partos domiciliares planejados, e dos partos humanizados, e repercutiu o vídeo do parto de Sabrina Ferigato - o vídeo de parto humanizado brasileiro mais assistido no mundo - foram mais 2 milhões e 500 mil visualizações! =)


Veja bem, este mesmo Conselho - do Rio Janeiro - possui histórico de cassação a profissionais humanizados. Mas não são quaisquer profissionais humanizados. São grandes nomes da história da Obstetrícia, pessoas que conhecem, praticam e defendem as boas práticas na atenção ao parto e nascimento. Ou seja, são automaticamente contra o modelo hegemônico.

Pois é.... muito sucesso assim não pode não.... vai que vira moda de verdade... Imagina? Se as mulheres começarem, massivamente, a exigir partos naturais e assistência sem intervenções desnecessárias? O modus operandi da Obstetrícia Obsoleta perde suas bases estruturantes.

Tô de caaaaaara com esses caras. Incrível. Inacreditável.

Como disse a Cientista que Virou Mãe: Corram! Fujam para as montanhas!!!!, se quiserem exercer seus direitos de escolha esclarecida, e buscarem as melhores práticas. (Pelo jeito, a gente só pode escolher é cesa mesmo!!) 

E não tinha nem dado tempo da gente parabenizar o pelotão que, ontem, falou às massas em favor todas nós: Sabrina, Lucas e seu companheiro, Ana Cris, Lara, e Jorge Kuhn, Além D'olhar - nosso muito obrigada!


Agora basta que aproveitemos bem a boa onda de repercussões que, provavelmente, acometerão as emissoras locais filiadas à Rede Globo! =)



Observação: Em tempo, se tiver tempo sobrando, confira os vídeos produzidos pela TV Câmara de São Paulo, e que circularam pelo Facebook durante o feriadão (Vídeo 1Vídeo 2 - o pior!; Vídeo 3).

Compare atitudes e maneiras de mencionar o corpo e autonomia das mulheres, a perspectiva sobre a experiência de ter um bebê, e sobre como recepcioná-lo neste momento. Avalie.


Escolha o tipo de assistência que você quer. Não deixem que escolham por você.


--
O Blog Parto no Brasil defende o modelo de assistência ao parto preconizado pela Organização da Mundial e a Política Nacional de Humanização. 


Manifestamos nosso apoio aos profissionais que persistem contra-hegemônicos: é de vocês que nós mulheres mais precisamos. Para mudar a forma de parir e nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...