terça-feira, 18 de dezembro de 2012

18 de Dezembro - Dia de Nossa Senhora do Ó e da Doula!

Neste 18 de dezembro, às vésperas deste ano se findar, c/ muitas festividades, inclusive os três anos do Parto no Brasil - \0/ - c/ férias decretadas p/ rolar, o Blog homenageia Nossa Senhora do Ó, e tb, as doulas!


Nossa Senhora do Ó é uma devoção mariana surgida em Toledo, na Espanha, remontando à época do X Concílio, quando se estipulou que a festa da Anunciação fosse transferida para o dia 18 de Dezembro. Tempos depois recebeu o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria. Sua imagem apresenta a mão esquerda espalmada sobre o ventre avantajado, em fase final de gravidez. A mão direita pode também aparecer em simetria à outra ou levantada. Encontram-se imagens com esta mão segurando um livro aberto ou também uma fonte, ambos significando a fonte da vida. Em Portugal essas imagens costumavam ser de pedra e, no Brasil, de madeira ou argila - Fonte: aqui.


Quanto ao Dia da Doula, hoje reconhecida como ocupação profissional, mas que historicamente sempre existiu, ao acompanhar mulheres em trabalho de parto, junto de uma parteira experiente, ora da família, ou da vizinhança, formando um comadrio de zelo, carinho, e amor, tb foi comemorado, não só neste espaço, mas pelo web afora, bora espiar!




Gisele Leal, doula, e estudante de Obstetrícia, da EACH/USP tb prestou sua homenagem no Mulheres Empoderadas - aqui!

O Núcleo Carioca de Doulas escreveu - Por que uma doula?

Homenagem p/ Lívia Benetti e Lucia Stajana.

Confira aqui entrevista c/ Rebeca Celes, doula voluntária em Minas Gerais, homenageada por Polly AF.

Homenagem p/ a doula Viviane Zuccoli e Casa Moara.

Kalu Brum tb falou sobre o tema no Mamíferas - aqui, e foi entrevistada pelo Blog onde conta sua experiência - aqui.

Bianca Lanu durante trabalho de parto recebendo cuidados de doulagem de sua parteira Kátia Z. A. Pedroso.


No Estado de São Paulo, a Lei 14.586, de 7 de outubro de 2011, pelo Projeto de lei nº 344/11, da Deputada Ana Perugini - PT, institui o “Dia Estadual da Doula”.

A todas as doulas nosso agradecimento, c/ afeto!

Leia ainda:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...