sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Encantadas - Nossos três anos de Blog Parto no Brasil

Em 21 de dezembro de 2009, poucos meses depois dos partos que havíamos vivenciado, criamos o Blog Parto no Brasil. Parto no Brasil? Que título mais audacioso, redigido por duas mulheres-mães de forma tão despretensiosa, movidas muito mais pela paixão que sentimos com nossas experiências maternais do que pelo ativismo transformador tão necessário à nossa realidade.

Eram outros tempos, tempos de amamentação em livre-demanda... e intensas descobertas sobre a organização dos serviços de obstetrícia em nosso país. A primeira materialização - ainda que virtual - desse percurso que temos construído para tensionar as nossas próprias reflexões com os trabalhos que envolvem os diversos aspectos da assistência e da experiência de viver o parto.

Pois é minha gente... a ocitocina endógena opera milagres, já diziam Leboyer e Michel Odent...

Bianca e Ana Carolina antes de parirem as crias e o Blog, mas já unidas pela amizade! Comendo ostras em Cananeia-SP, no verão de 2006.

PaixãoEla nos impulsiona. Nos guia. Percorre lado a lado conosco em nossos (novos) caminhos, nascidos com a maternidade, com nossos partos inspiradores que, longe de serem perfeitos, foram como haviam de ser: fortes, corajosos, empoderadores!

A jornalista, mãe de uma sereia que nasceu de um parto de cócoras amparado pelo pai, no chão do quarto do hospital,  hoje finaliza seu mestrado em Saúde Pública numa das instituições mais validadas do Brasil, a Faculdade de Saúde Pública da USP. Passou atuar na área dos diretos sexuais e direitos reprodutivos, por meio do ativismo científico proposto pelo Grupo do CNPq Gênero Maternidade e Saúde (GEMAS/FSP/USP), liderado pela orientadora Profa. Simone Diniz. Também no controle social das políticas públicas para as mulheres, pela Rede Feminista de Saúde, compondo a atual gestão diretora do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (Londrina-PR). E por fim, no grande projeto de realização de uma série de oportunidades técnico-científicas e culturais, a associação civil pública Instituto CRIAS - Saúde, Direitos, Cidadania.

A cientista social, e educadora, mãe de dois meninos, nascidos cada qual num tipo de parto, tão diferentes, e ao mesmo tempo complementares na construção da maternidade, mora numa ilha pacata rodeada de montanhas, onde pôde conhecer o que os manuais de Antropologia ditavam na graduação. O nativo, e com eles seus saberes tradicionais! No encontro com o outro encontrou a si mesma - parafraseando Mintz, e a partería tradicional. A antropóloga virou costureira, e aprendiz de parteira!
Intercalando muito trabalho e funções foram, desde então, 880 posts, em mais de 241 mil acessos, com 355 leitores que assinam nossas postagens, com visitas não só do Brasil, mas também EUA, Portugal, China, México, Alemanha, França, Japão, Rússia e Espanha. No Facebook, nossas redes ultrapassam sete mil pessoas conectadas às nossas atualizações, entre seguidores da Fanpage, amigos e assinantes do perfil.

Paixão! Por ela, e com ela escrevemos e divulgamos o tema que mais gostamos de pensar, falar e sentir. E, Brasil afora vamos buscando informações sobre gestação, parto, cuidados com o bebê, aleitamento materno, e tudo o que nos relacione ao universo feminino, sob o prisma do resgate de sua ancestralidade e autonomia.

Em 2012, a violência obstétrica e a partería tradicional foram os assuntos sobre os quais mais nos debruçamos, ora em nossos caminhos individuais, ora em rede, pela blogosfera, unidas a coletivos, ações e manifestações. E quantos frutos colhemos!



À vocês, que estiveram conosco 
muito obrigada, com muita paixão!

Seguimos encantadas em defesa da autonomia das mulheres, e do respeito ao tempo de parir e nascer.

Seguimos admiradas pelos efeitos benéficos desta experiência interativa de ciberativismo, troca de experiências entre mulheres, divulgação e documentação dos temas que mais nos motivam.

Somos muito gratas por tudo isso!

<3

Em especial as companheiras Ligia M. Sena, do Cientista que virou mãe, acompanhado diariamente pelas comadres, com direito a homenagem no ano passado - aqui!, Nanda Café, Kalu Brum, e Renata Penna, do Mamíferas, pelas ações em conjunto, Sônia Hirsh, colaboradora em nossa Loja Virtual, com títulos do Correcotia, Mariana Massarani, ilustradora carioca que cedeu o uso de imagem de nossa logo, e também criou um desenho para o Projeto Parteiras Caiçaras, Pata Merlin, e sua empresa Artes da Pata, e aos inúmeros amigos, leitores, parceiros e profissionais, que acreditam em nosso empenho, e dedicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...