quinta-feira, 28 de março de 2013

World Doula Week - March 22-28

Nesta World Doula Week, de 22 a 28 de março compartilhamos algumas informações sobre a importância da Doula durante a gestação, trabalho de parto, parto e pós-parto!


A Parto do Princípio elaborou um documento frente aos boicotes que as Doulas brasileiras estavam sofrendo, em alguns hospitais, confiram:

Contra o boicote às doulas

A Parto do Princípio - Rede de Mulheres pela Maternidade Ativa, formada por 340 mulheres espalhadas por todo o Brasil, manifesta o seu repúdio às instituições e equipes que, de uma forma ou de outra, desencorajam ou proibem a presença de doulas no local do parto.

Manifestamos também nossa indignação para com as instituições/equipes que, apesar de defenderem em seu discurso o embasamento científico dos seus procedimentos e o reconhecimento do protagonismo feminino no processo de parir permanecem tutelando as mulheres quanto às suas escolhas. Compreendemos que ninguém pode determinar e nem mesmo influenciar sobre quem ou quantas pessoas podem estar presentes em um momento que é só nosso. Nós decidimos onde, como e com quem vamos parir.

Além disso, o suporte oferecido pela doula durante o trabalho de parto e parto não pode ser confundido nem substituído pelo cuidado da família e amigos, nem pelo cuidado dos profissionais de saúde que acompanham o parto. A doula oferece suporte *contínuo* à mulher, tanto físico como emocional. Ela conhece a fisiologia do parto e acredita em todo processo, transmitindo segurança sem, no entanto, realizar procedimentos técnico de saúde. Como ela não se ocupa desta responsabilidade, fica livre para exercer sua função adequadamente.

São comprovados cientificamente os benefícios das doulas*. Segundo os estudos, somente quando o suporte contínuo é prestado por uma doula, há um aumento de partos vaginais espontâneos, ou seja, sem intervenções. As cesarianas podem ser reduzidas em 28% e o soro com ocitocina sintética reduzido em 31%. Os melhores desfechos, inclusive, são alcançados quando o apoio intraparto contínuo é fornecido por prestadores que não fazem parte da equipe da instituição. Além disso, há uma redução significante de sentimentos negativos no parto (34%).

Compreendemos que os dois pilares básicos que definem a humanização do parto e do nascimento são o Protagonismo Feminino e a Medicina baseada em Evidências Científicas. Toda mulher tem poder de decisão sobre seu corpo e  restringir o acesso da doula às mulheres é violência obstétrica!

Chega de atendimento sem respaldo científico ou sem o devido respeito à autonomia da mulher!

* Fonte: Hodnett ED, Gates S, Hofmeyr GJ, Sakala C, Weston J. Continuous  support for women during childbirth. Cochrane Database of Systematic  Reviews 2011, Issue 2.

A doula Ingrid Lotfi, integrante da Parto do Princípio esteve no Programa Conexão Futura p/ falar sobre a função e o papel deste ofício, considerado pelo Ministério do Trabalho como uma ocupação, na Classificação Brasileira de Ocupações. Assistam em - Parto: Doulas e Médicos, no dia 08 de março de 2013, no Canal Futura.

A Casa Moara também preparou uma postagem sobre o tema - Doula, uma companhia especial na hora do parto (acessem o título).


Às doulas, nosso respeito e amor <3 i="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...