Pessoal,
nos últimos anos, as teorias e movimentos políticos feministas concordaram que não existe "uma mulher", no sentido de que haveria uma natureza essencialmente feminina determinante do comportamento e emoções de todas as mulheres do mundo. Para os feminismos (no plural, porque são várias correntes), somos todas singulares e específicas. Isso porque somos animais culturais, e é justamente a dinâmica cultural que nos torna únicas.
Assim, o debate sobre parto, maternidade, amamentação é sempre bastante complexo nestes meios.
E para botar lenha aqui no nosso fogo, hoje eu trago uma matéria da BBC publicada no portal eletrônico Diário da Saúde, sobre o mais novo livro da filósofa feminista Elizabeth Badinter. O texto me foi enviado por uma colega do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC, a Heloisa Regina Souza, que também pesquisa o parto no Brasil.
Na matéria vocês lerão o porque
"A filósofa acusa os movimentos ecológicos de contribuir para a regressão do papel da mulher na sociedade ao 'impor' a amamentação, o uso de fraldas de pano, e a necessidade de alimentar os bebês somente com produtos naturais preparados em casa."
Também vão ler:
"Não somos todas iguais, como os chipanzés. Há mulheres que não gostam de amamentar."Acesse aqui a matéria completa. O outro polêmico livro de Elizabeth Badinter ("Um amor conquistado: o mito do amor materno") está disponível na internet, o link você encontra aqui no Blog Parto no Brasil, na seção Estante. Boa leitura!
Eu to super curiosa para ler o livro. Vi uma entrevista com ela, e admito que discordo de boa parte, mas ela tem um argumento forte.
ResponderExcluirÓtima iniciativa do blog!
Beijos
Meninas! Nós do Mulher e Mãe amamos o blog! Vcs têm posts ótimos para as mamães! A indicação de leitura dos livros da Elizabeth Badinter é bem legal, apesar de discordarmos em algumas coisas com ela. Mas vale conhecer outras visões e opiniões, não é?!
ResponderExcluirEstava aqui lendo e pensei, já que falamos da mesma coisa, pois estou junto com uma equipe trabalhando numa rede social específica pra mulher e mãe, gostaria mto de manter contato com vcs.
Nosso twitter é @redemulheremae, nosso facebook é http://bit.ly/ahJg16 e nosso orkut http://bit.ly/b4i1vX
Espero que gostem, interajam e troquem ideias. A casa é nossa!
Beijo!
Danuzza ~ Equipe Mulher e Mãe