sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Homenagem às mulheres da III Conferência ReHuNa

Uma ode a feminilidade

Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher Sou minha mãe e minha filha, Minha irmã, minha menina Mas sou minha, só minha e não de quem quiser Sou Deus, tua deusa, meu amor Alguma coisa aconteceu Do ventre nasce um novo coração

Solte o som: Cássia Eller canta Primeiro de Julho de Renato Russo: http://www.youtube.com/watch?v=_ukMjgeOa3U
Selecionei algumas fotos especiais para começar a falar da III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento: sinto-me grata por tê-las encontrado neste momento. Escolhi começar a falar do evento, homenageando as usuárias dos sistemas de saúde, que somos todas nós donas destes corpos poderosos, ativistas, pesquisadoras, profissionais do parto biomédico e da tradição.

Assim, nos próximos dias, o blog Parto no Brasil vai repercutir boas experiências de mulheres que foram compartilhadas com a comunidade da Conferência da Rehuna. Se você quiser divulgar outras ações, escreva para partonobrasil@yahoo.com.br; publicamos com prazer!

Porque afinal de contas, somos milhares de mulheres que se dispuseram a suspender o tempo para falar bem de parto, que batemos no peito, nos indignamos e agimos contra a violência física e simbólica às quais somos submetidas. Plantamos e colhemos em Brasília, fortalecemos nossas redes.

Porque desejamos parir onde, com quem e como bem entendemos.
E queremos respeito às nossas vontades.

Nas fotos - do alto, da esquerda para a direita - todas queridas: sequência da parteira Camilla Schneck (USP-SP) trabalhando; a doula, fotógrafa e videodocumentarista Sílvia Fox; a ilustre parteira chefe do Centro de Parto Normal David Capistrano da Costa Filho, em BH-MG, Nágela Santos, com colega parteira Sibylle Campos; mãe de duas meninas (1a5m e barriga), Jaque Fiuza Regis, de Brasília, para quem fui informante de pesquisa de doutorado - delícia de entrevista!; filiados na plenária da ReHuNa; mãe-bebê, conferencistas; a parteira holandesa Mary Zwart, celebrando o final de sua missão brasileira dentre nossas parteiras tradicionais; como de costume, Marcos Leite, presidente da ReHuNa, trabalhando com crianças; tradição, manifestação valiosa de nossa cultura, conhecimento e defesa deste patrimônio imemorial: parto é cultural, minha gente!; tietando Livia Penna Firme Rodrigues; de Florianópolis, as parceirinhas 100%, Halana Faria (parteira residente de GO) e Heloísa Regina Souza (antropóloga de parto na UFSC) - faltou tu em foto, Tainá!; nosso pôster, que apresenta a internet como potencial ferramenta de empoderamento e promoção da saúde; mãe-bebê conferencistas slingando, festando e trabalhando; a colega ilustre Bia Fioretti, que também trabalha pela ampla divulgação de boas informações sobre o parto e nascimento.

Um comentário:

  1. Nossa, que delícia rever tantas pessoas queridas e relembrar momentos inesquecíveis! Continue postando, quero ver tudo. Bjs e obrigada por partilhar.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...