quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Agenda Parto no Brasil

Peguem suas canetas (ou notebooks, rs) e anotem, pois temos eventos incríveis vindos por aí!
Hoje temos em Caxias do Sul/RS mais uma roda de gestantes com o grupo Nascer Sorrindo Caxias, que se reunirá na casa de Ivete, às 19 horas. Para quem não sabe como ir combinem com Rachel Soares, coordenadora da atividade, de se encontrarem no Hospital do Círculo, às 18h30, basta ligar para os tels.: (54) 3028-6919; 3021-1025; 8129-8292. Conheçam também o blog Nascer Sorrindo Caxias - http://nascersorrindocxs.blogspot.com/.
Confiram a programação desta semana do Cinematerna:
Foto de AJ Freire
Curitiba/PR
03/02, quinta-feira, 14h - Unibanco Arteplex Crystal - R. Comendador Araújo, 731
Filme: Além da vida
Sessões quinzenais às quintas, 14h e mensais aos sábados, 11h.
Porto Alegre/RS
03/02, quinta-feira, 14h - Cinemark Bourbon Shopping Ipiranga - Av. Ipiranga, 5200
Filme: De pernas para o ar
Sessões mensais às quintas, 14h.
Rio de Janeiro/RJ
03/02, quinta-feira, 14h - Unibanco Arteplex Botafogo - Praia de Botafogo, 316
Filme: O amor e outras drogas
Sessões quinzenais às quintas às 14h e mensais aos sábados às 11h.
São Paulo/SP
05/02, terça-feira, 11h - Frei Caneca Unibanco Arteplex - R. Frei Caneca, 569, 3° piso
Filme: Além da vida
Sessões quinzenais às terças, 14h e mensais aos sábados, 11h.
03/02, quinta-feira, 13:30h - UCI Anália Franco - Av. Regente Feijó, 1759 - Nível Lírio
Filme: Zé Colmeia (2D, dub)
Sessões quinzenais às quintas, 13h30.
03/02, quinta-feira, 14h - Cinemark Market Place - Av. Dr. Chucri Zaidan, 920
Filme: Entrando Numa Fria Maior Ainda com Família
Sessões quinzenais às quintas, 14h.
Amanhã o Grupo MadreSer, de Sumaré/SP, retorna suas atividades, às 19h30, na Sala Cultural do Villa Flora - R. da Amizade, 2400. No blog há, também, a agenda deste mês de fevereiro, com encontros nos dias 10, 17 e 24, acessem - http://madreser.blogspot.com/2011/01/madreser-esta-de-volta.html.
No dia 4 de fevereiro, sexta-feira, tem reunião das Amigas do Peito, em Botafogo, na Casa de Rui Barbosa, a partir das 9 horas. No site há um calendário de eventos, informem-se - http://www.amigasdopeito.org.br/?p=1310.
Para as mamães que querem slingar e dançar conheçam o belo trabalho de Isabella Isolani que coordena o Slingar e Dançar - aulas de dança para mães com bebês.
"Dançar a vida, dançar o corpo, embalar a cria!!! A dança na gestação, no trabalho de parto, com o bebê no colo ajuda a mulher a entrar em contato com o próprio corpo, entrar em sintonia com o filho, liberar seus anseios, emoções, se abrir para sua natureza e se entregar para as ondas do som.... Ah! Se entregar... em meio a um turbilhão de sensações e eventos, uma oportunidade rica pelo movimento! Dançar sozinha ou acompanhada, mexer o quadril na batida, respirar a música, rodar a barriga, e celebrar a arte da vida!". Cristina Trevisol
Nos encontros do Slingar e Dançar as mães conhecem os diferentes modelos de sling e como usar cada um deles, além de momentos de dança, com coreografias simples e adaptadas especialmente para o slingar. Ao final, troca de experiências da maternidade - amamentação, sono, alimentação etc.
São parceiros do Slingar e Dançar: Espaço Aobä, Carinho de Pano e Hug Me.
As aulas acontecem uma vez na semana, nos seguintes horários:
• Segundas-feiras, das 14 às 15 horas;
• Quartas-feiras, das 9h30 às 10h30.
No Giraflor Danças Circulares - R. General Carneiro, 1148 - Alto da Glória - Curitiba-PR.
Alguns benefícios da prática do slingar são citados por Luciana e Mario Lima, gestores do Espaço Aobä, pais de Rudá, Serena e Aysso:
• O bebê chora menos devido ao movimento contínuo que alivia as tensões;
• A criança dorme melhor, pois o ritmo ajuda a organizar o ciclo do sono;
• Uma maior afetividade devido ao favorecimento do tato;
• Uma melhor digestão e menos cólicas e refluxos devido à massagem contínua;
• Um maior equilíbrio e motricidade mais desenvolvida, pois a verticalização favorece o desenvolvimento do sistema vestibular da criança;
• Uma prevenção contra deformações no crânio e displasia do quadril;
• Um favorecimento da regulação térmica;
• Ela enxerga o mundo do ângulo de um adulto favorecendo o desenvolvimento da sua percepção.
Tatiana Tardioli, professora do Dança Materna, acrescenta:
“O balanço da dança é extremamente relaxante para os bebês que em geral sorriem, se divertem e saem da aula calmíssimos e muitas vezes, dormindo”.
E para mãe, ela cita também alguns benefícios:
“Retorno à vida social, otimização da redução de peso, reeducação corporal (que evitará ou minimizará problemas posturais, inclusive na maneira de carregar e amamentar o bebê), fortalecimento do vínculo com o filho”.
Isabella Isolani é mãe da Ana Clara, mulher do Rapha, professora e fundadora do projeto Slingar e Dançar em Curitiba, praticante de yoga e dança circular. Formou-se em Música (Educação Musical) pela UFPR, em 2007. Em junho de 2008 engravidou e a gestação, juntamente com o parto e a maternidade, trouxeram uma maior reflexão sobre sua vida, princípios e conceitos. Envolveu-se com assuntos ligados a gestação, parto e maternidade conscientes e estuda diariamente sobre os mesmos. Já na gestação, conheceu o sling e Ana Clara teve a alegria de já sair da maternidade enrolada no pano. Isabella deixou a docência para se dedicar como mãe em período integral. Depois de completo o 1o. ano de vida de sua filha sentiu uma grande vontade de compartilhar suas experiências da maternidade com outras mães. Assim, nasceu a ideia do Slingar e Dançar, onde conseguiu unir suas paixões: bebês, mães, sling, música e dança circular. Recentemente participou do curso de formação em Danças Circulares pelo Giraflor Danças Circulares.
Outras informações pelo tel.: (41) 8846-9471. Acessem o blog - http://slingaredancar.blogspot.com/.
Para quem é da terra das Araucárias e se interessou entre em contato com Isabella pelo telefone acima dizendo que soube das aulas pelo nosso blog, para obter um desconto de 60% na primeira mensalidade e, também, ganhar um sling de argola da Carinho de Pano.
E, para finalizar divulgamos com grande prazer a vinda de Janet Balaskas ao Brasil, através do Espaço Aobä, em Curitiba/PR.
No mês de abril, Janet Balaskas vai estar pela 1a. vez no Brasil para compartilhar sua experiência de mais de 25 anos com o parto ativo junto a profissionais da saúde voltada à gestante.
São previstas duas sessões de trabalho para profissionais e casais gestantes, ambas no Espaço Aobä, sendo que no dia 12 de abril Janet realizará,também, uma palestra no auditório da FIEP para o público em geral.
Do dia 15 ao 17 será realizado um workshop inédito para profissionais sobre o acompanhamento do parto ativo e no dia 29 é previsto uma sessão especial dedicada à casais gestantes.
O Espaço Aobä já trouxe o obstetra e fisiologista Michel Odent, em abril do ano passado, e contou com a presença, também, da parteira holandesa Mary Zwart, em novembro de 2010.
O evento é apoiado pelo Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Paraná.
Informações e reservas pelos tels.: (41) 3042-5559; 9102-7587, com Inês Baylão, e/ou pelo email: ines@aobabebe.com.
O Espaço Aobä fica na R. Gen. Aristides Athayde Júnior, 1025 - Champagnat. Conheçam o site - www.aobabebe.com e, também, o blog - http://aobabebe.blogspot.com/.
* Janet Balaskas é autora do pioneiro e influente livro "O Parto Ativo", publicado pela primeira vez no Reino Unido, em 1981 e, no Brasil, pela Editora Ground, em 1993. Fundadora do movimento mundial de mesmo nome é a pioneira do Yoga para a gravidez e autora do livro "Preparando para o nascimento com o Yoga”. Sua obra fala de mulheres que têm consciência da criação de um espaço sagrado para o parto. Ela estende a mão para o parto das mulheres com a mensagem de que seus corpos são projetados para conceber um bebê, alimentá-lo para o desenvolvimento, e o nascimento instintivamente. Sua visão de nascimento é um desafio para toda a comunidade obstétrica, refutando a suposição comum de que o parto normal pode ser conduzido em um ambiente de cuidados intensivos e fornecendo ferramentas práticas eficazes para a mulher moderna redescobrir o poder do instinto. Janet é uma voz importante no parto. Seu trabalho tem inspirado uma revolução global "de mulher para mulher" e o renascimento de práticas mais humanas no parto.
Fonte: http://aobabebe.blogspot.com/2011/01/pela-primeira-vez-no-brasil-janet.html.

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...