quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Intuição de mãe não falha: as peripécias de Maga Patalógica


Foto de www.remember80.com.br
A prosa de hoje é de mãe para mãe!
Faz alguns dias que pretendo escrever este post, mas com outras prioridades ele foi ficando para depois, vocês bem devem saber como é!
Rudá vem de duas semanas dodói! Primeiro foi uma infecção na glande do seu pênis, em seguida, na outra semana, culminando no fim de semana, três dias consecutivos de febre, atingindo mais de 39 graus!
E o coração de mãe sofre...
Pois bem, nossa escolha aqui em casa é sempre privilegiar o tratamento natural, seja ele baseado na Fitoterapia, Aromaterapia ou Florais de Bach. Cheguei a falar desse tema outrora por aqui, no post "Sobre o uso de florais" - (re)leiam aqui! E, desta vez não poderia ser diferente!
Certa manhã ele acordou com o pipi inchado e com uma espécie de secreção. Um amigo estava em casa e ainda brinquei com ele: "Rapha, você que tem pipi também dá uma olhada nisso!". Ele logo complementou que só entendia de um pipi, rs, o seu!
Antes de ir ao pronto socorro fiquei observando. Nada de febre, se alimentando normalmente. Tentei ver a sua reação ao urinar. Certo incômodo! "", pensava, será alguma infecção urinária? Bora para o hospital. A dinda nos levou...
Tenho pavor de hospital (não é por acaso que decidi parir a cria em casa, rs!). Como sempre aquele atendimento nada holístico: a médica, que era clínica geral, olhou seu pipi e logo rascunhou a receita para um antibiótico, além de uma pomada tópica. "Mas, porque ele está com isso, o que deve ser?", perguntei. "Não sei, mas como está inflamado tem que usar o antibiótico por sete dias".
Afff...
Sai de lá emputecida! Como assim, nenhum pedido de exame, nada. Relutei e não comprei o antibiótico!
Cheguei em casa e dei início ao tratamento da Maga Patalógica, como sou chamada carinhosamente pela minha cumadre nessas horas, rs. Banho de assento com ervas antibactericidas e algumas gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca), chá de Camomila com algumas gotas de Própolis, um poderoso antibiótico natural produzido pelas abelhas, mas, atenção, segundo a jornalista e escritora Sonia Hirsh, no livro Mamãe, eu quero (já sorteado por aqui), editora do blog Deixa Sair, deve-se ter cuidado ao administrar seu uso, pois é uma resina muito forte usada na colmeia para mumificar outros insetos, e existem poucos estudos sobre suas reações em nosso organismo.
Além disso, escrevi na lista virtual Parto Nosso e no Facebook, para ver com outras mamães se já tinham passado por isso. E não é que a Dra. Ana Paula Caldas, também adepta da humanização da assistência ao parto e nascimento conversou comigo e me passou algumas orientações, dizendo, ainda, o que possivelmente deveria ser. Além dela, duas queridas amigas, uma aromaterapeuta e outra parteira tradicional também me escreveram com novas receitas fitoterápicas, olhem só que maravilha:
"Ingerir 3 gotinhas de óleo de Copaíba diluído em um chazinho de Erva-doce, dois dedos de chá. Repita a cada 8 horas por 3 dias . Localmente lave com sabão amarelo depois coloque Aloe-vera e observe se não provoca reação alérgica no local. Consiga casca de Emburana de cheiro e coloque em uma jarra de água fria três cascas de mais ou menos 10 cm da Emburana, deixe repousar por duas horas e comece dar para ele beber como água, não tem sabor ele pode tomar sem dificuldade."
Para finalizar esse relato, não foi preciso usar o "tal" antibiótico! Ufa! Alívio!
Nesta empreitada encontrei alguns blogs e um site sobre o tema, confiram:
Blog do Tio Thiago - http://tiothiago.blogspot.com/.
Neste link ele fala especificamente do uso de antibióticos nas crianças - http://tiothiago.blogspot.com/2011/01/o-antibiotico-faz-mal-para-saude-de-meu.html.
Blog Pediatria Brasil - http://www.pediatriabrasil.com.br/.
Site Pediatria Radical - http://www.pediatriaradical.com/.
Kalu Brum, do Mamíferas também já tratou desse assunto aqui - "Sobre doenças e curas".
E, nestes dois links do blog Parto no Brasil vocês podem saber ainda mais sobre a febre e a saúde do bebê:
A saúde do bebê - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/03/saude-do-bebe.html.
Está com febre? Que bom! - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/04/esta-com-febre-que-bom.html.
Enfim, quando somos mães, ou melhor, nos tornamos, é preciso ouvir e confiar nesta sagrada intuição feminina-materna e buscar informações que nos levem a outros caminhos, possibilidades, escolhas. Com o parto é a mesma história, porque se nos basearmos no convencional corremos o sério e grande risco de sair da maternidade com muitas cicatrizes... no corpo... na alma...
Sim, existem alternativas! Depende de nós! Depende de vocês buscá-las!
A cria hoje vai muito bem, obrigada, e acaba de acordar, rs! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...