sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lançamento do livro Parto com Amor

Em casa, com parteira, na água, no hospital. Histórias de nove mulheres que vivenciaram o parto humanizado.

A chegada de Arthur
Depois de mudar de médico com 36 semanas de gestação, Luciana teve um parto tranquilo e sem intervenções desnecessárias. “Senti muita dor, mas em nenhum momento isso significou sofrimento. Fechava os olhos para me concentrar melhor. Por alguns momentos, esqueci que havia outras pessoas na sala, uma cidade e um mundo lá fora.” O nascimento de Arthur, num parto natural hospitalar na água, em novembro de 2007, foi vivido com prazer e alegria.
Fonte: Parto com Prazer
________________________________________________
Será lançado no dia 04 de maio, em São Paulo, o livro Parto com Amor - Em casa, com parteira, na água, no hospital: Histórias de nove mulheres que vivenciaram o parto humanizado / Luciana Benatti e Marcelo Min. 1.ed. São Paulo: Panda Books, 2011.
Então hoje, o blog Parto no Brasil reforça o convite para que tod@s prestigiem os autores - trata-se realmente de um produto que já é o crème de la crème do nosso consumo! Adoro!!
De quebra, deixamos com vocês a imagem da autora, a jornalista Luciana Benatti, em pleno parto, registrada por seu marido, o fotógrafo Marcelo Min. Também aguçamos outros sentidos com o belo texto que apresenta o livro, na íntegra.
________________________________________________
Um Convite à Coragem
Este é um livro emocionante, para ser lido com grande delícia. São narrativas de parto em que as mulheres assumem seu papel de protagonistas da aventura de viver e buscam um compromisso consciente, ético e (por que não?) estético com a experiência da maternidade.
A ideia de um parto prazeroso é para muitos uma heresia: no parto, a mulher deve pagar por seus pecados. Se ela, ao contrário, pode ter prazer físico e emocional, todo o nosso sistema de crenças está ameaçado. E se o parto, como construto da cultura sexual e reprodutiva que é, ao invés de um evento medonho, doloroso, danoso à saúde e à sexualidade, tal como defende a crença médica e religiosa hegemônica, puder ser um evento potencialmente saudável e prazeroso?
Neste livro, o parto é entendido, reinterpretado, como integrante da experiência sexual, erótica da mulher (e, quando existe, do casal), à semelhança do que vários autores defendem há décadas. É isso que vem dizendo um renovado movimento internacional de mulheres – e homens – que se espalha rapidamente pelo mundo, na esteira de livros, filmes, websites e redes sociais sobre o tema.
Finalmente, as mulheres estão falando com clareza que, sim, pode haver grande prazer físico e emocional na experiência corporal do parto. Como dito por muitas no Parto orgásmico, documentário citado por algumas delas, as mulheres têm receio de contar sobre a parte boa do parto, diante do sofrimento de outras mulheres. É preciso coragem. Assim como é preciso muita coragem para viver o parto de forma respeitosa, empoderada, com a mulher no centro da assistência. Este é um livro sobre mulheres corajosas.
Elas se recusaram à infantilização, à paternalização, à imposição do silêncio que amavelmente manda a mulher calar a boca quando expressa suas dúvidas ou preferências. Como disse um médico: “Por que você está tão preocupada com o parto? Cuide das roupinhas e da decoração do quarto e deixe que do parto cuido eu”. Mulheres que recusaram o conforto da ignorância passiva, obediente. É um feito extraordinário em uma cultura que premia a subserviência feminina e pune a curiosidade e a ousadia, especialmente das mães. A ameaça de problemas com o bebê é capaz de paralisar a mãe mais corajosa: numa das histórias, um médico quis convencer a mulher a fazer uma cesárea com 35 semanas, pois o coração do bebê poderia... “deixar de bater”. A mãe fugiu e o bebê nasceu quando quis, exatamente um mês depois.
São mulheres que não aceitaram uma assistência ao parto baseada no medo e no desconhecimento. Mulheres que quiseram saber por que a anestesia é obrigatória (“não existe parto sem anestesia”, diz o médico de uma delas). Leram que não há evidências científicas justificando o corte de sua vagina (episiotomia) ou demonstrando que o cor-dão no pescoço é indicação de cesárea. Se essas intervenções e tantas outras não se apresentam cientificamente como benefício da mãe ou do bebê, por que os médicos as impõem a todas? Boa pergunta.
Diante dessas incertezas, elas encontraram muitas redes sociais, virtuais ou presenciais, de mulheres como elas, que se perguntavam: o parto é mesmo esse martírio todo ou é tornado um martírio pelos procedimentos obsoletos, dolorosos, arriscados, que são impostos apesar das evidências de que não devem ser usados de rotina? Por que o parto é tornado uma experiência muito mais penosa e arriscada do que pode ser? A quem interessa a “pessimização” do parto? E por que aceitar apenas esta alternativa: um parto vaginal traumático com intervenções obsoletas e agressivas ou uma cesárea? Essas mulheres tiveram a coragem de rejeitar.
Mais do que isso, quiseram viver o parto como um evento de saúde e, sim, de prazer, de êxtase, de glória. Claro, nada disso exclui o fato de haver dor e esforço envolvidos na experiência. Uma dor fisiológica e útil, suportável, não a provocada por drogas como ocitocina para aceleração das contrações, pela imposição de posições desconfortáveis ou por uma episiotomia desnecessária. Essas mulheres reservam para si a decisão sobre se querem ou não sedativos para a dor, recusam a sua imposição.
São histórias encantadoras, complexas, mostrando as idas e vindas das descobertas e dos impasses; seu enfrentamento, o esforço, as recompensas, as delícias, a alegria, a magia de viver esse momento com sua presença total, física e emocional, ao lado das pessoas de sua confiança. As fotos são magníficas em sua sutileza no que se refere aos delicados, intensos, complexos sentimentos envolvidos. Um livro imperdível, extraordinário, com grande capacidade de inspirar a coragem naquelas mulheres e naqueles homens que adentram a aventura da gravidez, do parto e da parentalidade.
SIMONE G. DINIZ Médica e professora doutora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

5 comentários:

  1. já estou até vendo este livro na minha mini biblioteca hihihi...gente deve ser totalmente emocionante este livro, espero encontra-lo facilmente na minha cidade..bjus mamisss do Brasil

    ResponderExcluir
  2. A boa filha a casa torna, hehe.

    E de quebra recebe a novidade de q teremos sorteio desse lindo trabalho aqui no PnB- tô doida e ansiosa p/lê-lo tb!!!

    Logo menos!

    Por aqui, na terra das Araucárias pura ocitocina, c/ direito a Yoga por Janet e exercícios na bola de Pilates, tudo p/ facilitar o parto!

    Amo!

    ResponderExcluir
  3. Bi!
    Que bom receber notícias!
    Quero mais.
    Conta tudooo
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo post! O texto da Simone é bom demais, né? Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi queridas!

    Estamos sorteando 1 exemplar do livro Parto com Amor. Podem nos ajudar a divulgar?
    Mais infos aqui:
    http://bazarcoisasdemae.blogspot.com/2011/04/especial-dia-das-maes-lancamento-do.html

    Ela (Luciana Benatti) está vindo lançar o livro em Florianópolis dia 07 de maio, no Bazar Coisas de Mãe.

    Espero que possam nos ajudar!

    Grande beijo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...