Ramiro é amigo de meu companheiro, e nos procurou no início da gestação para saber sobre parto humanizado, por conhecer nossa experiência c/ Rudá. Foram algumas noites madrugada adentro e eu lhe contando sobre este lindo universo da Partolândia, lhe apresentando a pílula azul da Matrix obstétrica! E, ele tomou! Logo foi folhear Nascer Sorrindo, de Leboyer! A intenção era até ir p/ Campinas e ter a cria no CAISM, pois na região do Centro-Oeste paulista é difícil encontrar uma assistência humanizada (bem sei qdo estava por lá no início da gestação). Assim, lhes apresentei (virtualmente, rs) Denise Cardoso, mãe de Anahí e doula, da roda de casais MaternAtiva, e a busca se aprofundou!
Meses de encontros, conversas, novas descobertas!
E minha felicidade neste dia é tamanha, pois sei que mais um serzinho nasceu dignamente, c/ respeito, amparado por sua mãe e seu pai, que puderam vivenciar essa conquista, em seu tempo e momento próprios!
(suspiro)
Muita teta p/ vc Juan! Colo, carinho e atenção, porque é disso que bebê gosta! C/ sling então, melhor ainda!
O post de hoje trás alguns artigos que li nesta semana que se passou, contundentes e complementares, sobre o novo programa do Governo Federal - Rede Cegonha, lançado em Belo Horizonte/MG em 28 de março, pela nossa Presidenta e o Ministério da Saúde, c/ o Ministro Alexandre Padilha. C/ criticidade seus autores vão a fundo na discussão sobre a atenção à Saúde da Mulher e Saúde Pública, incluindo o enfoque de gênero, tão pertinente. Textos inscríveis, vejam só:
No Blog Saúde com Dilma -
As cegonhas vão parir... tudo está resolvido!!, de Clair Clastilhos - http://saudedilma.wordpress.com/2011/04/02/clair-castilhos-as-cegonhas-vao-parir-tudo-esta-resolvido/;
Rede Cegonha é um retrocesso de 30 anos nas políticas de gênero, saúde da mulher, direitos reprodutivos e sexuais, de Télia Negrão - http://saudedilma.wordpress.com/2011/04/05/rede-cegonha-e-um-retrocesso-de-30-anos-nas-politicas-de-genero-saude-da-mulher-direitos-reprodutivos-e-sexuais/.
Confiram no Estadão, de 1o. de abril:
Movimento de mulheres critica programa para gestantes lançado por Dilma - http://www.geledes.org.br/generos-em-noticias/movimento-de-mulheres-critica-programa-para-gestantes-lancado-por-dilma-01-04-2011.html.
"Voltamos a uma visão materno-infantil da saúde das mulheres, quando já considerávamos que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, surgida em 1983, parecia estar consolidada”, observou a cientista política Telia Negrão.
Uma das 1as cidades a aderir ao programa é Campinas/SP - http://www.jusbrasil.com.br/politica/6808836/campinas-e-a-primeira-cidade-do-pais-a-aderir-ao-rede-cegonha.
E, para finalizar, completo c/ o esclarecedor texto de Ana Reis, no site Vi o mundo - http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/ana-reis-saude-nao-da-no-hospital-nem-no-posto.html.
Uma ótima semana para tod@s, e, vamos que vamos, pois amanhã já temos Janet Balaskas na terra das Araucárias, em Curitiba/PR, na palestra O Parto Ativo: a história e a filosofia de uma revolução, no auditório da FIEP, às 19h30, na Av. Comendador Franco, 1341, Jd. Botânico - faça sua inscrição gratuita aqui. Aproveitam, ainda, o último dia de desconto para se inscrever no evento c/ a autora em São Paulo, pelo PagSeguro - nós do Blog Parto no Brasil estaremos lá!
Fotos: Acervo MaternAtiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário