sábado, 9 de abril de 2011

Multimídia Parto no Brasil - Parto: entre a dor e o prazer

Talvez muitas pessoas já tenham visto esta semana o vídeo No es lo mismo que compartilho hoje em nossa Multimídia Parto no Brasil, onde podemos ver um paralelo entre dois tipos de parto, sendo que embora os dois sejam por via vaginal, um nos corta, literalmente, ao meio, c/ cenas fortes e dolorosas, ao passo que o outro nos demonstra a possibilidade de termos um parto prazeiroso, amoroso, c/ respeito, tendo a mulher como protagonista, em companhia de sua família, e de uma parteira que com sabedoria e amor recebe o bebê.

Já publicamos dois vídeos c/ partos hospitalares intervencionistas e desrespeitosos - Callate Y Puja e O nascimento de Marcelo. Já falamos, também, sobre violência institucional, de gênero, contra o corpo feminino. Essa pauta é continuamente discutida por aqui, c/ o objetivo de trazer a tona esse problema gravíssimo de Saúde Pública, que encontra em nossa Cultura suas bases e força, numa sociedade patriarcalista e tecnocrática.
Finalizo c/ o link do vídeo O Parto é seu, do parto domiciliar do quinto bebê de Rosana Oshiro, no Japão, tão acompanhado pelas listas virtuais, blogs e postado também por nós em Rosana Oshiro de bolsa rota com o intuito de que outras mulheres possam acreditar que parir c/ prazer é possível! Leiam, ainda, o relato do parto de Clara - aqui.

Foto: Acervo pessoal de Rosana Oshiro
Pelo resgate da ancestralidade feminina neste momento único que é parir um filho, pela fisiologia do ato e pelo empoderamento da mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...