terça-feira, 10 de maio de 2011

Post Extraodinário - Série Lancet Saúde no Brasil

Foi lançada ontem, em Brasília, a série artigos da revista médica inglesa The Lancet, uma das mais prestigiadas, sobre a Saúde no Brasil.

É uma foto do Rio de Janeiro que estampa a Série, no site da Lancet
http://www.thelancet.com/series/health-in-brazil
Segundo o texto de abertura da publicação, o Brasil é o primeiro país do mundo em número de cesáreas. Agora, mais que nunca, tá na hora de acabar com essa bobeira de segundo lugar. Isso é histórinha prá mãezinha dormir.
O Brasil conquistou melhorias significativas na saúde materno-infantil, em serviços de atendimento de emergência, e na redução e controle de doenças infecciosas. Mas as notícias não todas boas. O país continua a ter índices de mortalidade por lesão que são diferentes de outros países, devido ao grande número de assassinatos, especialmente por armas de fogo. Os níveis de obesidade estão aumentando e as taxas de cesariana são as mais altas do mundo.
O Brasil tem agora a oportunidade de se aproximar do seu objetivo último de saúde universal, eqüitativa e sustentável, tal como promulgado na Constituição de 1988. Para dar visibilidade a essa oportunidade, a revista The Lancet publica uma série de seis artigos que examinam criticamente as conquistas das políticas públicas nacionais e indicam os próximos desafios. É como Cesar Victora e colaboradores concluem no documento final da Série Lancet sobre o Brasil: "O desafio é, em última instância, político; e requer a participação contínua da sociedade brasileira como um todo para garantir o direito à saúde para todo o povo brasileiro.
Fonte: http://www.thelancet.com/series/health-in-brazil
Haja solidariedade!!!
Quero só ver o que diz a Lancet sobre o tipo de parto normal que é normal por aqui....

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...