terça-feira, 13 de março de 2012

Colo e Despedida da Barriga - boas práticas brasileiras

Buenos dias!

Depois de alguns dias ausentes por aqui, por conta de uma vivência c/ mulheres muito especiais, no Estado de São Paulo, hoje trago mais uma boa prática brasileira, na assistência à mulher gestante e sua família!

Os posts anteriores nos trouxeram a discussão tão pertinente sobre a violência institucional, vivida por inúmeras mulheres em todo o País, sejam nos corredores frios dos hospitais, nas vozes caladas, nos corpos deitados, nas vaginas cortadas... Debate pouco (ou quase nada) discutido pelas e entre as mulheres, que velam suas dores... Assim, é hora de falar!

Mas, p/ também nos lembrar das alegrias de gestar p/ parir, trago a prática do Colo e Despedida da Barriga feito pelas Rodas de Casais Grávidos da ONG CAIS do Parto - Centro Ativo de Integração do Ser, realizada em Olinda/PE há 22 anos, fruto da parteira tradicional Suely Carvalho, que atua há mais de 40 anos, presidente da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais, que já amparou mais de 5.000 bebês por todo o mundo!

Ana nos trouxe o exemplo do Chá de Bençãos, organizado em Minas Gerais, pela Roda Bem-Nascer e pelo Ishtar, e nos fez (re)pensar que tipo de cuidado uma gestante necessita neste momento singular e divisor de águas que é a gestação, o trabalho de parto e o parto.

Todas às terças-feiras, a partir das 19 horas o CAIS do Parto recebe casais grávidos, mulheres com seus filhos, doulas, aprendizes de parteira e interessad@s para debater sobre assuntos ligados ao universo da gestação e parto. Como facilitadoras parteiras tradicionais que trazem à tona os aspectos fisiológicos, culturais e espirituais do nascimento de um novo Ser. Além disso as parteiras da ONG também esclarecem as grávidas que serão atendidas por elas, nos meses seguintes, tendo Suely Carvalho e sua filha Marcely Carvalho como as parteiras da casa, informando-as sobre os cuidados, a alimentação, o dia-a-dia durante os próximos nove meses, o trabalho de parto e parto, a chegada do bebê, a amamentação.

Além disso, as gestantes que estão p/ parir recebem do grupo um colo e tod@s despedem-se da barriga, a espera do nascimento! Momento muito especial, de amor, carinho, cuidado!

Estive em outubro numa dessas rodas, em Olinda, e, em janeiro deste ano participei em Bauru/SP de outra. Muita emoção!

A roda começou!

Suely Carvalho em atendimento c/ a gestante que recebeu o Colo da noite!

Colo e Despedida da Barriga de Denise Cardoso.

Denise e Anahí, a espera de Ravi!

Assim, vemos e percebemos o que uma mulher que gesta necessita, em sua essência. Calma, coragem e amor!

_____________________________________________________

No dia 17, sábado, às 10 hs. Suely Carvalho estará em Jundiaí/SP p/ uma Roda de Casais Grávidos no espaço Gerar e Nascer Humanizado Jundiaí, coordenado pos Thiana Andreotti Ferrarezi - aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...