quinta-feira, 11 de abril de 2013

Experiências em Empreendedorismo Materno - Espaço Materno, em Jundiaí/SP

Semana passada iniciamos uma série c/ experiências em empreendedorismo materno, apresentando o Jardim de Om, em Bauru, interior paulista - (re)veja aqui!

Hoje é dia de trazer o Espaço Materno, bora!?

O Gerar e Nascer Humanizado agora se chama Espaço Materno, um local de apoio a mulher, gestante e mãe. Aqui consideramos a chegada de um bebê um momento mais que especial... divino e maravilhoso. Afinal, GERAR UMA VIDA é algo grandioso. Uma jornada transformadora, afirma Thiana Ferrarezi, gestora do empreendimento, doula, aprendiz de parteira, pelo CAIS do Parto e mãe de Thaísa.


Um lugar criado para mulheres, gestantes, casais grávidos, mamães e futuras mães trocarem informações e experiências sobre gestação, parto e maternidade.

Com o intuito de ajudar cada mulher a vivenciar esse momento especial em sua plenitude, oferecemos orientações e apoio para uma gestação consciente, para o parto natural e normal, aleitamento materno, cuidados com o bebê, bem como todo e qualquer apoio necessário para um pós-parto mais tranquilo e feliz.

A humanização do parto e nascimento é um dos projetos do Espaço Materno que agora abrange mais atividades em benefício da mulher, da gestante, do bebê e da família.


Com incentivo a plena vivência da maternidade, desde a gestação até depois do nascimento, são oferecidos diversas atividades e serviços, como:

Gerar e Nascer Humanizado: Equipe de profissionais que atua em favor da Humanização do Parto e Nascimento nos hospitais públicos e privados. Informamos sobre a Lei do Acompanhante (11.108) em que garante a mulher o direito a um acompanhante de sua escolha durante o pré-parto, parto e pós-parto imediato e como requerer esse direito junto as entidades. Incentivamos e apoiamos o parto normal ou natural, sempre informando que a mulher pode e deve escolher quais os procedimentos que ela quer ou não quer durante o seu trabalho de parto, ela não precisa ficar deitada, com sorinho e em jejum, por exemplo. Ela pode e deve se movimentar livremente, se alimentar, usar banho para o alívio da dor, escolher a melhor posição para o nascimento do bebê, optar por ter ou não analgesia e a episiotomia (corte lateral ou pique). Após o nascimento ter seu bebê direto no seu peito, ter o pai ao seu lado durante todo esse período, escolher quais são as intervenções necessárias ou não para seu bebê nos primeiros minutos de vida.


Doula: Profissional especializada no acompanhamento da gestante durante o parto e nascimento. Acompanha no hospital e no domicílio. Ela informa a mulher durante a gestação sobre o que acontece com seu corpo durante o parto e o pós parto, ajuda a mulher durante o parto oferecendo alívios naturais para a dor, massagens, apoio e incentivo. Acompanha a mulher após o nascimento, orientando nos cuidados com o bebê e amamentação.

Yoga para Gestantes: pode ser praticada em qualquer período da gestação, pois a série é personalizada para cada mulher de acordo com seu período gestacional. As aulas podem ser individuais ou em grupo de até seis pessoas. Aula experimental gratuita toda terça às 18 horas.

Roda de Gestantes e Casais Grávidos: toda terça das 19 às 21 horas, onde acontece uma roda de conversa sobre gestação, parto e pós parto, preparando a mulher e o casal para o parto e a maternidade.

Acupuntura: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Acupuntura é um tratamento complementar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, visando a prevenção, manutenção e melhora do equilíbrio físico e mental. Pode ser aplicado durante a gestação e pós parto para alívio de desconfortos, enxaqueca, dores musculares, dores na coluna, hipertensão/hipotensão, entre outros.

Massagem Ayurvédica: Para mulheres, gestantes e puérperas. A massagem proporciona vitalidade, leveza, aumento da auto-estima, diminuição do stress, melhora da respiração, combate a fadiga, além de favorecer maior resistência física e contato profundo da mulher com o bebê.

Baby Yoga: A prática do Baby Yoga pode acontece a partir de um mês do nascimento do bebê. Nas aulas as mães praticam a Yoga e o bebê fica junto e participa de algumas posturas com ela. É um momento de relaxamento para a mulher, onde ela se socializa com outras mães, troca informações e se sente mais disposta. Aula experimental gratuita toda terça ás 16h30.


Puericultura: Atendimentos com o pediatra e neonatologista humanizado Dr. Carlos Eduardo Corrêa (Cacá) em consultas em grupo ou individuais. Além disso temos um curso para gestantes e pais com bebê abordando os aspectos psicológicos do pós-parto, a amamentação no parto e pós-parto, como compreender e lidar com o choro do bebê, estratégias de aproximação mãe-bebê / pai-bebê, uso de carregadores, banhos, contato pele-a-pele, massagens, cuidados com o umbigo e troca de fraldas.

Shantala: Curso para gestantes, pais e profissionais da área, onde é ensinada a massagem para bebês e crianças. Grupos de até cinco casais.

Doula na Tradição: Doulas que acompanham o parto no domicílio, com base na Tradição das Parteiras e no parir com amor. As Doulas da Tradição oferecem conforto físico, emocional e holístico durante o trabalho de parto, parto e pós parto, contribuindo para a qualidade da vivência da gestante e para o desenvolvimento dos vínculos familiares.


Tenda Vermelha: Nesse encontro busca-se o resgate do Feminino para uma vivência íntegra da sexualidade. São debates e partilhas em que são abordados assuntos pouco debatidos na sociedade, tendo como fio condutor a menstruação. Aberto para mulheres de qualquer idade. Toda última sexta-feira do mês, das 18h30 às 22 horas. 


No Espaço Materno também acontece o Eco Baby Bazar, um bazar permanente de roupas e itens de bebês, na R. Rodrigo Soares de Oliveira, 536, no Anhangabaú (em frente ao Bolão), em Jundiaí/SP. 









P/ contatos - Tel.: (11) 96474-2090 - Email: gerarenascer@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...