sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Quem você vai escolher para assistir o teu parto?

Para nos despedir deste outubro - especial, de muito trabalho e reconhecimentos - e brindar as boas novas de novembro de 2010, que tal participar da última etapa da pequisa que o Blog Parto no Brasil está organizando sobre as recomendações da OMS para o parto normal?
Cultivando nosso jardim..
Este folder eu encontrei Google afora, e acho que pode bem representar nosso espírito neste momento, sobretudo em véspera de tão importante evento político - inclusive para nossas relações microsociológicas, além do advento de escolha d@ chefe do executivo.
A última categoria da classificação proposta pela OMS, em 1996, é assim, importante e definidora da qualidade da sua vida, tal como as eleições. São as práticas freqüentemente utilizadas de modo inadequado.

Durante a gravidez e o puerpério, algumas pessoas novas participarão de modo incisivo do seu ambiente familiar: a equipe de profissionais da saúde que irá lhe assistir neste ciclo da vida, que é sempre, em todas as culturas, muito especial, delicado, cercado de mitos e ritos.
Nesta etapa, é fundamental que a mulher tenha informações sobre os eventos que circunscrevem seu umbigo. Vale a medicina baseada em evidências disponível tanto em revistas científicas como em blogs e outras redes virtuais, vale igual, a tradição oral da partería.
Não vale MESMO muito do que ocorre impunemente por aí. A mulher tem o direito a informações precisas sobre os procedimento abaixo listados: são todas condutas orquestradas pelo GO. Leve a lista abaixo à sua consulta do pré-natal; se o profissional recusar conversar sobre, agradeça e não volte mais! Risco de cesárea eletiva danosa.

Práticas freqüentemente utilizadas de modo inadequado:
1. Restrição de comida e líquidos durante o trabalho de parto.
2. Controle da dor por analgésicos sistêmicos ou de analgesia epidural.
3. Monitoramento eletrônico fetal.
4. Utilização de máscaras e aventais estéreis durante o atendimento ao parto.
5. Exames vaginais freqüentes e repetidos especialmente por mais de um prestador de serviços.
6. Correção da dinâmica com a utilização de ocitocina.
7. Transferência rotineira da parturiente para outra sala no início do expulsivo.
8. Cateterização da bexiga.
9. Estímulo para o puxo quando se diagnostica dilatação completa ou quase completa, antes que a própria mulher sinta o puxo involuntário.
10. Adesão rígida a uma duração estipulada do segundo estágio do trabalho de parto, como por exemplo, uma hora, se as condições maternas e do feto forem boas e se houver progresso do trabalho de parto.
11. Parto operatório (cesariana).
12. Uso liberal ou rotineiro de episiotomia.
13. Exploração manual do útero depois do parto.
Agora, traga a lista de volta para esta rede de apoio, e compartilhe a sua experiência com outras mulheres. Responda à enquete e nos conte mais! Assim, estamos descortinando a realidade das maternidades que nos acolhem.
Muito obrigada.
Acesse aqui os outros posts desta pesquisa, e participe:
1. http://partonobrasil.blogspot.com/2010/09/recomendacoes-da-oms-para-o-parto.html
2. http://partonobrasil.blogspot.com/2010/09/condutas-prejudiciais-devem-ser.html
3. http://partonobrasil.blogspot.com/2010/10/oms-recomenda-praticas-de-assistencia.html
ps.: Aguardem logo mais à noite, após às 20h, o resultado tão esperado da promoção de outubro! Presente é tudo de bom! Nossos livros da Fundação Itaú Social chegaram hoje! Eba, boa sorte mulherio!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...