terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Só para mulheres


* e homens que gostam muito das mulheres
Parafraseando a querida jornalista Sonia Hirsh, editora do Blog Deixa Sair e autora de vários livros, como esse que nomeia este post (e pode ser encontrado aqui, com três capítulos online disponíveis!) dou início a discussão sobre o resgate do Sagrado Feminino, que se inicia com um outro olhar para nosso ciclo reprodutivo, que tem a menstruação como um de seus protagonistas.
Já havia certo tempo que pensava numa alternativa para os incômodos absorventes, mas confesso que tinha resistência em mudar hábitos e usar os abiosorventes, ou absorventes ecológicos - faixas feitas em algodão laváveis (modelos baseados nos antigos "paninhos" que nossas avós e mães usaram, mas com um novo designer, em lindos tecidos e estampas). Foi quando conheci o coletor menstrual e pensei: "Puxa, é esse!".
Essa semana pude inaugurar o meu!
Escolhi o Miss Cup, entre inúmeras marcas encontradas no mercado, sendo este o único produzido no Brasil. Reunimos quatro amigas e fizemos uma compra online, e, ainda, nos foi disponibilizado uma peça para sorteio aqui no blog - não percam, em breve!
Consegui usar metade do ciclo, pois ainda não me adaptei por completo, fazendo uso à noite do absorvente. Como é interno, acredito que com o tempo fica mais fácil o manuseio, mas é incrível a diferença entre um absorvente e o coletor, o odor, a sensação, a liberdade! E, depois de 20 anos da 1a. menarca pude ver e sentir como nunca antes meu fluxo, meus fluídos, meu sangue! Vale muito a pena!
Resolvida a banir esse tipo de lixo em casa fui também atrás dos abiosorventes, e Ninho da Coruja e Parto no Brasil firmaram uma nova parceria! Além do Miss Cup, vocês poderão concorrer a dois absorventes ecológicos!
Com a pulga atrás da orelha passei dias pesquisando pela internet sobre o assunto e linko para vocês uma série de materiais, produtos, marcas que podem ser encontradas:
Sangue das entranhas, de Kalu Brum - http://www.blogmamiferas.com.br/2010/11/sangue-das-entranhas.html;
A arte de menstruar, de Julia Luah - http://doulanatural.blogspot.com/2011/01/arte-de-menstruar_02.html;
Cartilha de métodos contraceptivos naturais, do Blog A Terra Viva, onde podem ser encontrados outros temas como menstruação consciente e tenda vermelha - http://aterraviva.wordpress.com/2010/11/25/cartilha-de-metodos-contraceptivos-naturais/;
Blog Candidíase, a praga, de Sonia Hirsh - http://candidiaseapraga.blogspot.com/;
Blog Artefatos de Pano - http://artefatosdepano.blogspot.com/;
Absorventes femininos, do site Mamãe Natureza - http://www.mamaenatureza.net/absorventes02.html;
Abiosorvente, do site Coisas de Mulher - http://www.coisasdemulher.com.br/index.htm;
Miss Cup - http://www.misscup.com.br/;
Coletor menstrual Miss Cup - SORTEIO, do Blog Beleza que se põe à mesa - http://belezaquesepoemesa.blogspot.com/2010/12/coletor-menstrual-miss-cup.html;
Blog Miss Cup RJ - http://www.misscuprj.blogspot.com/;
Você conhece coletor menstrual, de Kalu Brum - http://www.blogmamiferas.com.br/2010/10/voce-conhece-coletor-menstrual.html;
Coletor menstrual Moon Cup e absorvente de pano, do Blog A Terra Viva - http://aterraviva.wordpress.com/2010/10/28/coletor-menstrual-mooncup-e-absorventes-de-pano/;
Blog Moon Cup - Coletores Menstruais - http://mooncupbrasil.blogspot.com/;
Me Luna Brasil - http://www.meluna.com.br/index.html;
Links sobre Coletores & Cia no Orkut; site Coletores Menstruais & Cia; grupo de discussão; blog Menstrual Cup Info (em inglês).
E vocês, o que pensam sobre (tudo) isso?
Bom ano, boa semana e boa leitura!

6 comentários:

  1. Bianca, se desse pra sinalizar este post como "não lido"... rsrsrs Mas, com certeza voltarei depois que Laura dormir para ler com calma e pensar seriamente na mudança de meus hábitos!

    Obs: Recebi o poster do REHUNA sim, e vou preparar um post para comentá-lo.

    Obs 2: Que ilustração linda!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu quero o meu!
    Aqui no Paraná, compramos da Moon Cup, mas eu ainda não peguei o meu.

    Boníssimo post amiga.
    Valeu!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, muito bom! eu uso os absorventes ecologicos, e adoooooro. Fiz alguns posts sobre o assunto no meu blog tb:
    http://cantinhoencantado-princesha.blogspot.com/2010/07/absorventes-ecologicos.html

    http://cantinhoencantado-princesha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Pois é Carol, fiquei três dias entre elaboração e finalização deste post, hehe. Até sonhei c/ coletores/abiosorventes!
    Mas, valeu a pena! Tb gostei!
    E sei bem o q é ler blogs c/ crias S.A. Tem q esperar eles dormirem mesmo, rs.
    Olá Claudia, prazer!
    Espiei teu blog, parabéns! E, grata pela visita!
    Encontrei, ainda, neste link do blog Ombudsmãe mais informações:http://ombudsmae.blogspot.com/2008/11/absorventes-conscientes.html
    E seguimos, por um novo Mundo!
    Abraços c/ carinho!

    ResponderExcluir
  5. Olá mulherada, escrevo p/ contar minha experiência no uso do coletor.
    No 1o. mês consegui usar metade do ciclo, alternando c/ o usual absorvente, me senti um pouco incomodada, pois pouco usava absorvente interno.
    Esse mês notei um bom progresso. Não vazou. E, tb, usei pela 1a. vez um absorvente ecológico, da Ninho da Coruja. Muito bom, confortável, sem odor, outra sensação!
    Como uma das meninas daqui de Cananéia teve problemas c/ o uso do coletor escrevi p/ Mariana, proprietária da Miss Cup, q nos retornou c/ algumas explicações, e muito carinho - bora compartilhar!
    "Olá meninas, bom dia.
    Sobre vazamento: A Inara tem razão. É comum que a gente coloque no mesmo lugar que colocamos o absorvente interno, mas o MissCup tem que ficar mais para baixo, a +- 1 cm da entrada da vagina e não pertinho do colo do útero.
    Outro ponto importante é a posição. Se ele foi colocado direcionado para cima, pode vazar, já que nossa anatomia é mais curva. Tem que ser direcionado para trás, ele fica meio “deitado”.
    E a questão de checar rodando o MissCup é fundamental para checar se abriu completamente.
    O MissCup não deve vazar nem durante a noite, nem praticando esportes. Se ele está aberto e no lugar correto, estará vedando toda a passagem do fluxo. Não desistam!
    Nos primeiros ciclos, experimente posições para colocar e formas de dobrar diferentes. Cada mulher se adapta à uma maneira. Como disse a Bianca, com a prática tudo se resolve.
    Sobre a cólica: O MissCup não deve causar nenhum tipo de incômodo. Ele foi desenvolvido para que você não sinta desconforto algum.
    Se você está sentindo cólicas, há 2 possibilidades: tamanho inadequado ou posicionamento errado.
    A recomendação de tamanho é feita baseada na tonicidade do assoalho pélvico que naturalmente diminui com a idade e também devido à gestação.
    Mulheres que já fizeram cirurgia íntima ou que têm os músculos mais fortalecidos por causa de exercícios de kegel, comuns nas atividades físicas como yoga, pilates e pompoarismo, podem se adaptar melhor ao tamanho B, mesmo que já tenham tido filhos e tenham mais de 30 anos. É uma questão muito particular.
    Se você está próximo dos 30 anos pode ser que ainda seja melhor usar o tamanho B. As pessoas são diferentes e não há uma definição exata.
    A outra possibilidade é que o posicionamento esteja inadequado. Ele deve sempre ser colocado na direção do ânus, para trás, e não para cima em direção ao colo do útero como é o caso dos absorventes internos. Além disso, o MissCup deve ficar próximo da entrada da vagina, um centímetro aproximadamente, e não próximo ao colo. A haste não deve ser sentida e pode ser cortada. A função da haste é somente a de auxiliar na colocação e retirada.
    Espero ter ajudado. Se tiverem mais dúvidas, não hesitem em perguntar."
    Mariana Betioli - contato@misscup.com.br -
    www.misscup.com.br
    E seguimos no uso!
    Abraços, Bianca Lanu.

    ResponderExcluir
  6. Meninas interessadas no coletor da Me Luna, façam contato pelo email: laneduque@yahoo.com.br
    Me Luna é a única empresa que oferece 4 opções de tamanho, outros coletores menstruais costumam ser encontrados em apenas dois. Além dos tamanhos M e G que mostram-se equivalentes ao da maioria dos coletores encontrados no mercado a Me Luna oferece o tamanho P, o menor copo menstrual do mercado, ideal para virgens e para adolescentes em seus primeiros ciclos, e o XG. Possue uma grande variedade de cores, incolor, roxa, azul, laranja, preta, vermelha, azul e verde.
    Contato: laneduque@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...