quinta-feira, 12 de maio de 2011

Post Extraordinário - Conexão Futura entrevista Suely Carvalho e Bianca Lanu, sobre parteiras tradicionais

Foi ao ar ontem o programa Conexão Futura, do Canal Futura, c/ a parteira tradicional, fundadora da Cais do Parto, que em julho comemora 20 anos e também presidente da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais, Suely Carvalho, que numa deliciosa prosa nos conta como se tornou parteira, no Estado do Paraná, e como é a atuação naquilo que ela considera como um dom! Por telefone eu pude também contar sobre o Projeto Parteiras Caiçaras, o qual coordeno recentemente, c/ apoio da Secretaria de Cultura, do Governo de São Paulo, pelo Programa Ação Cultural - ProAC, onde realizo o levantamento das antigas parteiras do município de Cananéia/SP, p/ registrar seus relatos de parto e nascimento em solos caiçaras, a fim de publicar uma obra literária c/ este conteúdo, em dezembro deste ano.
Foi muito emocionante escutar Suely ( e agora vê-la!), esta querida madrinha e mestre de tantas aprendizes de parteiras, que, ao vivo, falou sobre esse chamado que venho tendo: "... a Bianca é uma futura parteira, esse ano ela começa a missão, o caminho dela, c/ o curso que a gente faz, c/ a instrução."
Quanta honra!
Aqui do lado de cá, a ligação estava muito baixa, e mal ouvia o que elas diziam, tanto que pensei que a apresentadora tinha me feito uma pergunta, mas Suely ia explicar sua vinda p/ Cananéia, em junho passado - saibam mais aqui! Peço desculpas, rs!
Dia intenso, de expectativa, de espera pelo celular tocar e falar daquilo que tenho hoje como dever, p/ que outras mulheres-mães possam ter o sabor de parir c/ naturalidade e respeito! Minha trajetória começa c/ a vinda de Rudá, a ele minha gratidão por vivenciar a experiência mais significativa pela qual já passei nestas 31 voltas ao Sol!
Assistam abaixo e se encantem também!


[Use o Keepvid para baixar o vídeo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...