quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

2o. ano do Blog Parto no Brasil - Viva!


2 anos  

730 dias


673 posts  

264 seguidores  

762 comentários  

101.479 visualizações de páginas  

E, muita alegria! 

Nosso segundo ano foi marcado por muitas conquistas, desafios, e, acima de tudo, esforços e dedicação!

Depois do nascimento de nossos filh@s, nos tornamos ativistas e incluímos em nossa agenda profissional o tema dos modelos de assistência ao parto: denunciamos as dificuldades e violências que sofrem as brasileiras, defendendo a assistência que desejamos e que temos direito.

Queremos opções para escolher, mas queremos boas opções, aquelas que sabemos que existem para mulheres em outros países do mundo. Queremos chuveiro, banheira, massagem, doula, acompanhante em todos os momentos. 


Queremos também a assistência especializada de enfermeiras obstetras e obstetrizes. Queremos Centros de Parto Normal. Queremos que os profissionais valorizem o momento tão especial que é a chegada de um filho à uma família. Contato olho no olho. Atitude de respeito à dignidade humana.

A criação deste espaço em 21 de dezembro de 2009 significa um re-nascimento - a maternidade que transforma uma longa amizade em paixão conjunta. Paixão em comunicar a promoção da saúde de mães e bebês, seu contato pele a pele imediato. Paixão para compartilhar saberes e vivências. Paixão para comadrear - cuidar uma da outra, em rede, em grupos presenciais, em trabalhos estratégicos.

Assim como toda a nossa rede de colaboração, seguimos pesquisando e transformando o conhecimento sobre a Saúde da Mulher, a Saúde e o Bem-Estar das Mães, as Parteiras Tradicionais, o Empoderamento Feminino e as relações sociais de Gênero, que muitas vezes nos sobrecarregam de atributos injustos.

Esperamos que o Blog Parto no Brasil continue descortinando saberes, práticas e a assistência oferecida às mulheres em nosso país. Fôlego! E, muito, muito amor!

Nossos sinceros agradecimentos às redes, parcerias, e os encontros e reencontros que pudemos vivenciar neste último ano. Esperança! E, luta - avante!

Agradecemos o carinho, as parcerias, as leituras diárias - combustível para quem está por trás da tela do computador, seja nas madrugadas, ou nas sonecas das crias, rs! Muito bom tê-l@s aqui conosco!

Para comemorar a data, Ana Carolina estará hoje, às 15hs, ao vivo, na Rádio UEL FM, para conversar com a jornalista Patrícia Zanin, editora do programa Modos de Vida - Comportamento e Cultura. Na pauta, os direitos reprodutivos, a saúde das mães, os modelos de assistência ao parto, e trechos da entrevista com a pesquisadora mineira Monica Bara Maia, gravada em 2010.


Amanhã, no mesmo horário, o programa Modos de Vida volta a tratar da saúde das mães: veiculará muito mais da conversa com Monica Bara Maia, com sorteio para os ouvintes do livro Humanização do Parto: Política Pública, Comportamento Organizacional e Ethos Profissional.

Para finalizar nossas comemorações, vamos de presente! Eba! Divulgamos abaixo a contemplada em nossa Promoção de Verão! Das 26 inscrições, quem leva o sling da Lilith é - Ana Paula A. Ferreira! Parabéns!

2 comentários:

  1. Ainda não consigo acreditar que eu ganhei!!!!!!!!!!!! Obrigada meninas e parabéns pelos dois anos de blog!! Que venham muitos outros anos de informação e conquista!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...