sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Instrução para Parteiras Tradicionais


Hoje compartilho um pouco do que vivenciei semana passada quando estive, por uma tarde de domingo, dia 13 e dois outros dias, na terça e quarta-feiras, na presença da parteira tradicional Suely Carvalho, fundadora da ong Cais do Parto, em Olinda/PE, na Instrução para Parteiras Tradicionais, ocorrida em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira/SP, distando 50 km aproximadamente de Cananéia, onde resido, sendo o 2o. módulo em que profissionais de várias áreas realizam esta imersão nas artes da Partería, tendo esta grande mestre Griô como porta-voz.
Tarde e dias intensos e muito felizes no sítio Toque Natural, propriedade da Acunputurista e Musicoterapeuta Esther Pallares, aliado ao carinho das mãos de Ana, que nos contemplava com deliciosos pratos vegetarianos e bolos integrais maravilhosos! Além disso, muita mulherada reunida, e, um único homem, o Rodrigo, em ótimas prosas sobre gestação, parto e pós-parto, querem mais?!
Eu quero, rs!
Suely chegou até a mim por esses caminhos que o destino nos permite viver. Através do casal Fábio e Fabiana, que gestavam Miguel, nascido meses depois pelas mãos de Suely, os recebi em junho passado em meu singelo lar! Já havia a visto pela tv, no Globo Rural, em uma matéria sobre parteiras, e cheguei a escrevê-la para solicitar a permissão de postar um lindo relato dela que havia lido no Orkut - leiam aqui Minhas mestras ancestrais. Assim, quando abri as portas do nosso chalezinho e abracei aquela parteira que nos contou muitas histórias de parto, de sua atuação, de sua luta soube, na serenidade de meu coração, a gratidão que tive por essa oportunidade - vejam aqui as imagens desse encontro!
Meses se passaram e novos trabalhos dessa parceria surgiram! A oito mãos escrevemos um projeto para a realização de uma Capacitação para Parteiras Tradicionais - indígenas, caiçaras, quilombolas e ribeirinhas, tendo em vista o contexto antropológico da região em que resido, com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País, num contínuo de Mata Atlântica remanescente e uma rica biodiversidade, com a presença de comunidades tradicionais com práticas, modos de vida, mitos e ritos próprios e peculiares, pertencentes ao patrimônio material e imaterial brasileiro.
Sinto-me lisongeada por atuar profissionalmente na área da Antropologia como uma espécie de guardiã desses saberes na medida em que realizo trabalhos de resgate, registro, difusão e valorização das histórias desses povos, e o parto e nascimento fazem parte desse arcabouço em uma região escassa de riqueza econômica, mas milionária na sabedoria popular.
A metodologia aplicada nesta formação em Parteira Tradicional, oferecida pela Cais do Parto, tendo Suely como Mestre Griô, utiliza da oralidade, do resgate do sagrado feminino, da potencialidade natural e fisiológica de nosso corpo para gestar e parir. Receitas de ervas medicinais e curativas, posições para o parto, o parto, a Medicina da Placenta, a espiritualidade do parto, o pós-parto, a depressão pós-parto, os cuidados na amamentação, os 1os dias com o bebê e a formação de uma nova família são temas tratados neste curso que tem quatro módulos até sua conclusão, em que mais uma nova parteira nasce!
Vejam aqui a entrevista dada por Suely a TV Ribeira, por Esther Pallares, no Programa Medicina Alternativa.
Para ler e assistir alguns documentários em outros posts sobre Suely Carvalho acessem os links abaixo:
Ao natural - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/11/ao-natural.html
Quem agora caminha - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/10/quem-agora-caminha.html
Pelo direito de nascer de parto normal, do post Luta nossa de cada dia - http://partonobrasil.blogspot.com/2011/01/boa-noite-hoje-o-debate-por-aqui-e.html

2 comentários:

  1. Nossa que deliciosa essa reportagem sobre a Instrução de Parteiras pela tradição e Suely.

    Me senti adentrando o vale do Ribeira e o sítio Toque Natural! è sempre bom escutar a Sú e ver ela descrever de uma forma tão bela e simples sobre o Sagrado feminino, a ancestralidade..
    E ainda teve esses links com mais reportagens, que estão muito bons!!!

    Grata, Amor e Luz!!!

    Rafinha- Aprendiz de parteira e doula pelo Cais

    ResponderExcluir
  2. Pois é Rafaela, Suely é uma dádiva! Um eterno aprendizado!

    Grata tb por ter essa mulher por perto viu, rs!

    E q bom q gostou, feito c/ muito carinho e dedicação!

    Abraços, Bianca.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...