sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva Parto no Brasil 2010

Pois é, estamos em férias, mas como sanar o desejo incontrolável de postar por aqui, hein?! Não resisti... tempo vago, projetos finalizados e viva o ócio criativo!
Resolvi elaborar então, muito rapidamente, uma retrospectiva de posts do Blog Parto no Brasil neste ano de 2010, a começar por janeiro, bora lá!
Vale a pena rever o vídeo Dar à Luz, com Leila Katz - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/01/dar-luz-leila-katz.html, que nos fala da experiência de parir naturalmente, na contramão do que é usual no País, com altíssimas taxas de cesareanas pré-agendadas.
Em fevereiro, o Guia do Bebê UOL publicou uma matéria sobre parto domiciliar, porém nada esclarecedora, com base opinativa - leia aqui "Dar a luz na própria residência pode representar sérios riscos". A obstetra Dra. Melania Amorim entrou em contato com a direção do portal e um novo artigo, escrito por ela, foi publicado no site sobre os recentes estudos científicos sobre o tema, baseados na Medicina Baseada em Evidências - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/02/texto-da-melania-amorim-em-resposta-ao.html. Outra matéria que circulou na rede neste mês foi da Revista Pais e Filhos - "Das brasileiras que querem parto normal, só 10% consegue" - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/02/das-brasileiras-que-querem-parto-normal.html.
No mês de março dois deliciosos posts merecem ser revividos - a história do chamado para a partería da parteira tradicional Suely Carvalho - "Minhas mestras ancestrais" - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/03/minhas-mestras-ancestrais_08.html e, também, o artigo do teólogo Leonardo Boff, um dos idealizadores no Brasil da Teologia da Libertação - "Parto humanizado" - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/03/parto-humanizado.html.
Em abril, divulgamos as Recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Atendimento ao Parto Normal - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/04/recomendacoes-da-organizacao-mundial-da.html e comemoramos o não fechamento da Casa de Parto em São Sebastião, com 2.229 assinaturas colhidas em seu abaixo-assinado - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/04/casa-de-parto-permanecera-em-sao.html.
Maio, mês das mamãezudas, mostrou ao jornalista Alexandre Garcia que boca fechada não entra mosquito! Depois de um entrevista cedida a Rádio CBN, em que muitas bobagens foram ditas pelo entrevistado, várias repercussões oriundas dos movimentos sociais e, inclusive, do Ministério da Saúde soaram, confiram:
http://partonobrasil.blogspot.com/2010/05/bobagem-e-falar-sem-embasamento-nao-e.html;
http://partonobrasil.blogspot.com/2010/05/carta-aberta-alexandre-garcia.html;
http://partonobrasil.blogspot.com/2010/05/nota-de-esclarecimento-do-ministerio-da.html
;
http://partonobrasil.blogspot.com/2010/05/ativistas-repudiam-declaracoes-do.html;
http://partonobrasil.blogspot.com/2010/05/carta-aberta-alexandre-garcia-uma-carta.html
;
http://partonobrasil.blogspot.com/2010/05/carta-aberta-alexandre-garcia-por.html.
Aconteceu, também, a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento - SMRN, organizada no Brasil pela Parto do Princípio. Em Cananéia, a população contou com uma exposição itinerante apoiada pelo nosso blog - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/05/semana-mundial-pelo-respeito-ao_13.html.
Imperdível, ainda, a tese "Parto e Poder", de Susana Tornquist - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/05/parto-e-poder.html.
Chegamos ao meio do ano! Destacamos o post "O corte por cima e o corte por baixo", artigo da Dra. Simone Diniz - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/06/o-corte-por-cima-e-o-corte-por-baixo.html e "Leite de Mãe", da jornalista Sonia Hirsh - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/06/leite-de-mae.html.
Em julho, a Copa da Mundo tomava conta de tudo... e, por aqui, falávamos sobre parir e partejar - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/07/o-pa-boa-filha-casa-torna-e-nesse.html e parir e gozar - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/07/parir-e-gozar.html! Noss@s leitor@s puderem baixar o delicioso livro Quando o Corpo Consente, de Marie Bertherat, Thérèse Bertherat e Paule Brung - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/07/quando-o-corpo-consente.html - para quem está gestante leia, maravilhoso do início ao fim!
No mês de agosto tivemos dois posts sobre mitos obstétricos:
http://partonobrasil.blogspot.com/2010/08/sobre-mitos-obstetricos-circular-de.html;
http://partonobrasil.blogspot.com/2010/08/filme-sobre-mitos-do-parto.html.
E uma grande vitória! O Ministério Público Federal deu um parecer favorável à denuncia da Parto do Princípio sobre o abuso de cesareanas nos sistemas privado e público de saúde - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/08/e-como-comeca-essa-historia.html.
Postamos, também, as quatro partes do vídeo do Projeto ISEA, coordenado pela Dra. Melania Amorim, vale muito a pena (re) assistí-los! Lindos partos acompanhados com requintes de humanização - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/08/video-do-projeto-isea-da-dra-melania_6979.html.
Setembro é o mês em que publicamos um dos posts mais vistos por aqui, um record em nossas estatísticas - o Especial À Luz, do Diário de Pernambuco - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/09/essa-semana-tivemos-por-aqui-muitos.html. Demos início nas enquetes sobre as Recomendações da OMS sobre o Atendimento ao Parto Normal - 1) http://partonobrasil.blogspot.com/2010/09/recomendacoes-da-oms-para-o-parto.html; 2) http://partonobrasil.blogspot.com/2010/09/condutas-prejudiciais-devem-ser.html. E, divulgamos as Dez Dicas Fundamentais - Campanha de incentivo ao parto normal - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/09/dez-dicas-fundamentais-campanha-de.html.
No mês das crianças finalizamos as enquetes acima mencionadas com outros dois posts: 1) http://partonobrasil.blogspot.com/2010/10/oms-recomenda-praticas-de-assistencia.html; 2) http://partonobrasil.blogspot.com/2010/10/quem-voce-vai-escolher-para-assistir-ao.html. Foi nossa pauta, ainda, a Lei do Acompanhante - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/10/lei-do-acompanhante-de-parto-nosso.html.
Em novembro, o Brasil efervesceu parto humanizado na III Conferência Internacional sobre a Humanização do Parto e Nascimento, organizada pela ReHuNa, em Brasília. O Blog Parto no Brasil contou com a cobertura de Ana Carolina e, também, com a apresentação de nosso poster Parto no Brasil: promoção da saúde, prevenção quaternária e empoderamento: http://partonobrasil.blogspot.com/2010/11/ta-chegando-hora.html; http://partonobrasil.blogspot.com/2010/11/no-coracao-do-brasil.html; http://partonobrasil.blogspot.com/2010/11/de-brasilia-para-o-mundo.html; http://partonobrasil.blogspot.com/2010/11/confiram-dois-lindos-relatos-de-duas.html.
Enfim, dezembro! O mês em que comemoramos nosso 1o. Aniversário com 390 posts!!!
(re) Vejam:
"Minas, eu quero vocês! (Parte 1)" - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/12/minas-eu-quero-voc%C3%AAs-parte-1.html;
Nosso 1o. editorial a quatro mãos - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/12/parto-no-brasil-promocao-da-saude_17.html;
Entrevista com Monica Bara Maia - http://partonobrasil.blogspot.com/2010/12/convite-para-ouvir-humanizacao-do-parto.html.
E, adeus Ano Velho... Feliz Ano Novo!!!
_Desenho de Mariana Massarani_

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...