terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Plano de Parto

O Plano de Parto (PP) é um documento criado pela parturiente junto de sua família para designar os procedimentos escolhidos durante o trabalho de parto, parto e nascimento do bebê, assim como os cuidados no pós-parto, desta maneira, deve ser discutido com o obstetra e pediatra caso tenha que ser feito algum "acordo", visto os protocolos, especialmente hospitalares, a serem cumpridos.
No dia do parto leve uma cópia para ser apresentada na Maternidade, Hospital ou Casa de Parto, e também ao obstetra/pediatra. Não importa se seu filho/a for nascer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênio ou particular, faça seu PP e lute pelas suas escolhas e decisões! Criamos na página ESPECIAL um tópico sobre o PP onde é explicado o que é, para que serve (ONG Amigas do Parto), além de outras informações fornecidas por Pati Merlin e pela HumPar, de Portugal. Lá vocês poderão se orientar e criar seu próprio PP. Meu segundo filho, nascido em casa com o amparo de uma obstetriz/parteira, antes mesmo de seu nascimento já tinha providenciado nosso PP, apesar de ter escolhido parir em nosso lar, isso mostra que onde quer que você irá parir, seja no hospital ou em casa, faça um documento redigido com suas preferências para quem for lhe acompanhar e discuta com ele/ela antes da data provável do parto (DPP).
FAÇA VALER SUAS ESCOLHAS! Confira na página ESPECIAIS > PLANO DE PARTO.
Abaixo forneço nosso PP como modelo para eventuais consultas e dúvidas:
-->
Plano de Parto
Parto domiciliar na residência cito à Rua Castelo Branco, n° 610, Bairro Nova Cananéia, no município de Cananéia, Estado de São Paulo; caso seja necessária a transferência será para o Hospital Regional do Vale do Ribeira (HRVR), em Pariquera-Açu.
Parturiente: Bianca Cruz Magdalena.
Acompanhantes em todos os procedimentos: Juliano Silva do Nascimento (esposo), Kátia Zeny Assumpção (obstetriz/parteira) e Silmara Guerreiro (amiga/cumadre).
Temos a ciência e consciência de que o parto pode tomar rumos diferentes daqueles que idealizamos e aguardamos para a vinda de nosso filho, de qualquer forma listamos abaixo nossas preferências e escolhas em relação ao nascimento de Rudá, para que ele possa ser recebido com amor e respeito, tranquilamente, sendo assim caso os planos não possam ser seguidos gostaríamos de ser previamente comunicados e consultados sobre as supostas alternativas que deverão ser feitas.
Durante o Trabalho de Parto:
* Fazer lavagem intestinal somente se eu achar necessária, caso meu intestino esteja sem funcionar a alguns dias.
* Realizar infusão intravenosa de ocitocina apenas se for preciso e houver indicação médica; sem perfusão contínua de soro.
* Liberdade para beber água e sucos enquanto for tolerado por mim, permanecendo sem jejum.
* Sem restrição de movimentos com a possibilidade de caminhar e mudar de posição, fazendo uso do chuveiro.
* Receber massagens e outros métodos alternativos, como uso de óleos essenciais, chás e bola de Pilates que auxiliem no alívio da dor.
* Monitoramento fetal eletrônico apenas se necessário e houver indicação médica, tendo preferência auscultação com sonar Doppler.
* Rompimento espontâneo da bolsa d’água.
* Analgesia somente se for solicitada por mim.
* Tricotomia realizada somente se o parto evoluir para uma cirurgia cesariana, sendo feita na região do corte cirúrgico.
Durante o Parto:
* Escolher a posição para a saída do bebê no momento expulsivo que seja mais confortável e eficiente para mim, considerando relevantes as verticalizadas (cócoras e cócoras sustentada).
* Prefiro que não seja feita episiotomia e gostaria que o períneo fosse amparado na fase de expulsão, permitindo o desprendimento lento e progressivo da cabeça do bebê.
* Parto Leboyer, suave e humanizado.
* Após o nascimento gostaria que o bebê fosse colocado imediatamente em meu colo para o contato pele a pele e, se houver necessidade de succionar as vias respiratórias prefiro que seja feita enquanto ele estiver comigo.
* Amamentação assim que o bebê nascer e estiver em meus braços.
* Clampeamento do cordão apenas quando ele parar de pulsar.
* Não realizar os procedimentos neonatais como aplicação de antibiótico oftálmico ou nitrato de prata, Vitamina K (Potássio) e Hepatite B.
No Pós Parto:
* Aguardar a expulsão espontânea da placenta com auxílio da amamentação.
* O bebê deverá ficar comigo o tempo todo, mesmo para avaliação e exames pediátricos.
* Liberação para o quarto o quanto antes.
Caso seja necessária cesária:
* Gostaria da presença do meu marido e das obstetrizes que me acompanham.
* Anestesia peridural, sem sedação.
* Rebaixamento do protetor quando o bebê estiver sendo retirado para que eu possa ver e acompanhar esse momento do nascimento, caso não seja possível visualizar o bebê com a ajuda de um espelho.
* Após o nascimento gostaria que colocassem o bebê sobre o meu peito e que minhas mãos estejam livres para segura-lo e amamenta-lo.
* Como o bebê nasceu por via alta e não teve contato vaginal desejo que não seja utilizado o nitrato de prata nos exames neonatais.
Cuidados com o bebê:
* Amamentação sob livre demanda sem o oferecimento de água glicosada ou outros tipos de leite e chupeta.
* Alojamento conjunto o tempo todo.
Agradecemos à compreensão da equipe envolvida por participarem desse momento tão importante para a nossa família.
Bianca Cruz Magdalena
Juliano Silva do Nascimento
Foto de Silmara Guerreiro_barrigão de 38 semanas_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...