quarta-feira, 10 de novembro de 2010

"Era minha avó que era parteira, ela morreu e deixou para mim"

Reportagem exibida na TV Sudoeste - Rede Bahia/Rede Globo, de Judson Almeida e Taniel Carlos sobre as parteiras da zona rural do povoado Lagoa de Maria Clemência, em Vitória da Conquista, Bahia/BA - Parteiras - zona rural de Vitória da Conquista.


[Use o Keepvid para baixar o vídeo]
"Nossa Senhora chegou na hora da criança nascer, a senhora me dá uma ajuda, ajuda a mãe da criança e me ajuda no meu coração, na minha cabeça e nas minhas mão".
_Dona Valdívia, parteira tradicional_

Um comentário:

  1. "desde os tempos mais remotos, coube à parteira o trabalho de fazer o parto de muitas mulheres"; "pegar o menino quer dizer fazer o parto"
    Em uma reportagem tão bonita, o jornalista vai e estraga tudo soltando estas "pérolas" do senso comum: não é a parteira quem faz o parto, quem faz o parto é a mulher! Vários exemplos disso são dados nesse vídeo. A parteira acompanha o parto e "pega" o menino, como Dona Valdívia colocou tão bem. Jornalistas deveriam pesquizar mais sobre o que estão falando antes de falar besteiras!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...