quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Partería: descoberta e paixão

Semana que vem subo para a capital paulista, no feriado, para assistir a palestra da parteira holandesa Mary Zwart e também para assinar o contrato do novo projeto que executarei em 2011 - Parteiras Caiçaras.
O tema tem sido parte de minhas reflexões atuais e o desejo de me capacitar na Tradição da Partería tem me chamado desde quando conheci a querida parteira mexicana Naolí Vinaver, em agosto deste ano, em Curitiba/PR, no workshop Nascer: um evento da vida, mas como nosso destino segue seu curso e aprendi a agir conforme as circunstâncias e o tempo, que é sábio, aguardo essa hora com tranquilidade. Quando criança me recordo de que a indagação "O que você vai ser quando crescer?" era respondida com "Médica! Obstetra. "Fazer" bebês nascerem!". O tempo passou e a área de Humanas sem sombra de dúvidas me cercou, também pelo trilhar de minha sina... conheci a Antropologia e tive certeza de que era isso!
Às vezes as certezas se transformam...
Gestei Rudá, pari e mesmo depois de mais de um ano essa ocitocina está impregnada em minha pele, meus pensamentos, meus sonhos e desejos, que são compartilhados com Ana Carolina na edição deste blog, que nasceu sem pretensão, mas que ganhou corpo e forma e diariamente estamos por aqui, entre fraldas, tetas e afins!
Hoje, para dividir com vocês essa alegria imensa de poder ouvir relatos de parto e nascimento em solos caiçaras no ano que vem linko alguns endereços cujo tema também é recorrente, a começar pela história de Tidu, contada pela fotógrafa Bia Fioretti que coordena o Projeto Mães da Pátria - http://maesdapatria.wordpress.com/2010/02/03/tidu/. Como poderão ver o destino nos chama!
Tidu pela lente de Bia
Veja também entrevista dada no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva pela parteira Zefa da Guia a Maiana Diniz aqui - Muitas mulheres ainda dão a luz com o auxílio de parteiras.
Leiam os artigos Parto e Maternidade: profissionalização, assistência, políticas públicas, da antropóloga Soraya Fleischer sobre as parteiras de Melgaço, no Pará e os cursos de capacitação oferecidos a elas e Nada de hospital: no Amapá mulheres "pegam meninos", postado no Almanaque Brasil, em abril de 2005, por Ronaldo Evangelista.

Crianças nascidas por parteiras na região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...