sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ainda sobre estudos baseados em evidências

Disponibilizo para vocês outros estudos baseados em evidências científicas, desta vez sobre os benefícios do acompanhante de parto durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, conforme indica a Lei 11.118, de 2005, que garante a presença de uma pessoa, de livre escolha da parturiente, seja homem ou mulher, sem custos adicionais, no entanto, pouco exercida em nosso País, e, quando o é, cobram por ela, a chamada taxa de paramentação.
A rede Parto do Princípio tem realizado uma série de ações para informar, cobrar e denunciar o abuso da falta de cumprimento deste direito, e nós do Blog Parto no Brasil apoiamos com ardor esta batalha - vocês podem encontrar vários posts a respeito deste assunto aqui, e, no site da Parto do Princípio tem uma sessão específica deste tema, com as Leis, Portarias e Resoluções.
Bibliografias repassadas pela pós-graduanda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) Heloisa Salgado via Lista Parto do Princípio -

Evidências sobre o suporte durante o trabalho de parto/parto: uma revisão da literatura, Caderno de Saúde Pública, vol. 21, n° 5, 2005 - http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2005000500003&script=sci_arttext&tlng=es
RESUMO:
Os efeitos do suporte à mulher durante o trabalho de parto/parto por profissionais de saúde, mulheres leigas e doulas, sobre os resultados maternos e neonatais têm sido avaliados em vários ensaios clínicos randomizados, metanálises e revisões sistemáticas. Este artigo apresenta a revisão desses estudos, enfocando as principais características, o provedor de suporte, a simultaneidade na presença ou não do companheiro/familiares da parturiente durante o trabalho de parto e parto, e os resultados obtidos.
Foram incluídos os estudos publicados entre os anos de 1980 e 2004, que contemplam explicitamente os aspectos avaliados. De maneira geral, os resultados do suporte são favoráveis, destacando-se redução da taxa de cesarianas, da analgesia/medicamentos para alívio da dor, da duração do trabalho de parto, da utilização de ocitocina e produzindo aumento na satisfação materna com a experiência vivida. Quando o provedor de suporte não é um profissional de saúde, os benefícios têm sido mais acentuados. Os estudos disponíveis não avaliam o acompanhante escolhido pela parturiente como um provedor de suporte, o que constitui lacuna de conhecimento a ser preenchida.
Aspectos da satisfação das mulheres com a assistência ao parto: contribuição para o debate, Caderno de Saúde Pública, vol. 20, 2004 - http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2004000700006&script=sci_arttext
RESUMO:
Este estudo tem por objetivo analisar os fatores que estiveram associados à satisfação das mulheres com a assistência ao parto normal na Maternidade Leila Diniz. Realizou-se um estudo com desenho transversal por meio de entrevista com puérperas de parto vaginal internadas no período de 1º a 30 de março de 1999. Para averiguar o grau de satisfação, foram utilizadas: (a) uma escala para avaliação global do parto; (b) a descrição das razões alegadas pelas mulheres para essa avaliação e (c) análise de fatores associados à satisfação com o parto. O Qui-quadrado para teste de tendência, com nível de significância de 5%, foi utilizado para a análise dosresultados. Encontrou-se uma elevada satisfação com o parto (67%), sendo os principais determinantes da satisfação a rapidez do parto, o bom tratamento da equipe, o pouco sofrimento, o bom estado da mãe e do bebê, bem como a presença do acompanhante familiar. Verificou-se também associação dessa satisfação com a informação fornecida durante a assistência ao trabalho de parto e ao parto, e com a percepção positiva dos profissionais que forneceram essa assistência.
Apoio no nascimento: percepções de profissionais e acompanhantes escolhidos pela mulher, Revista de Saúde Pública, vol. 41, n° 1, 2006 - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89102007000100007&script=sci_arttext&tlng=in
RESUMO:
Objetivo - Descrever a percepção de profissionais da saúde sobre prestar assistência à parturiente na presença do acompanhante por ela escolhido, e a percepção dos acompanhantes sobre essa experiência.
Métodos - Realizou-se estudo qualitativo, a partir de ensaio clínico randomizado controlado. A amostra estudada foi intencional e definida por saturação de informação. Foram entrevistados 11 profissionais da saúde e 16 acompanhantes no centro obstétrico de uma maternidade em Campinas, SP, de outubro de 2004 a março de 2005. Empregou-se a técnica de análise temática de discurso, utilizando-se as figuras metodológicas: idéia central, expressões-chave e o discurso do sujeito coletivo.
Resultados - Entre as idéias centrais dos profissionais destacaram-se: não houve diferença em prestar assistência com acompanhante durante o trabalho de parto e parto; com o acompanhante ocorreram mudanças positivas na assistência; o acompanhante dá apoio emocional à parturiente, que fica mais satisfeita, segura e tranqüila; existem muitos aspectos positivos no comportamento e participação das parturientes com acompanhante; o acompanhante não causou problema e fez o profissional ter atitude mais humana e menos rotineira. As principais idéias centrais dos acompanhantes foram: sentimentos positivos, emoção, satisfação com a experiência; poder ajudar ao dar apoio emocional; sentir-se bem recebido pelos profissionais.
Conclusões - Os profissionais da saúde consideraram importante o apoio do acompanhante não tendo sido observado problema em prestar assistência na sua presença. Os acompanhantes se sentiram satisfeitos e recompensados com a experiência. Não foram detectados conflitos de opinião entre os envolvidos.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post!! Adorei!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Grata pela visita Angela! Nos q agradecemos o carinho e incentivo, pois palavras como essa nos dão um baita ânimo! Disponha!
    Beijoo, Bianca.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...