quarta-feira, 30 de março de 2011

Agenda Parto no Brasil

Seguem as divulgações dos encontros e eventos da Agenda Parto no Brasil desta semana:
CineMaterna
Curitiba/PR
Dia 31, quinta-feira, 13h30 - Unibanco Arteplex Crystal, na R. Comendador Araújo 731
Filme: Sexo sem Compromisso
Sessões quinzenais às quintas, 13h30 e mensais aos sábados, 11h.
Porto Alegre/RS
Dia 31, quinta-feira, 13h30 - Unibanco Arteplex Bourbon Country, na R. Túlio de Rose 80, 2º piso
Filme: VIPs
Sessões quinzenais às quintas, 13h30 e mensais aos sábados, 11h.
Rio de Janeiro/RJ
Dia 31, quinta-feira, 14h - Kinoplex Fashion Mall, na Estrada da Gávea, 899
Filme: Jogo de Poder
Tb no Rio de Janeiro e em São Paulo, o CineMaterna apresenta a pré-estreia do filme "Babies" no dia 9 de abril, sábado, às 11h. Em outras cidades, o filme entrará em enquete - para votar basta estar cadastrado no site - www.cinematerna.org.br.
São Paulo/SP
Dia 31, quinta-feira, 13h30 - UCI Anália Franco, na Av. Regente Feijó 1759 - Nível Lírio
Filme: Sexo sem Compromisso
No mesmo dia, às 14h - Cinemark VillaLobos, na Av das Nações Unidas 4777
Filme: Sexo sem Compromisso
Participem do 4º Encontro GestaMaringá, com o tema As recomendações da OMS para o parto, no dia 02 de abril, sábado, às 15h, na R. Ribeirão Claro, 253 - Zona 08, em Maringá/PR (quem vier pela Av. Mauá, seguindo a Av. Centenário, é a primeira rua à esquerda, depois da rodoviária).
A partir de abril os encontros acontecerão no 1º e 3º sábado o mês.
É essencial confirmar presença através dos telefones (44) 3028-0415, c/ Patrícia e/ou (44) 3028-1375, c/ Renata ou por email: gestamaringa@gmail.com, pois o encontro pode ser cancelado devido às gestantes acompanhadas pelas doulas que organizam o evento.
Os encontros são gratuitos! Os pais são bem vindos! E as crianças também!
A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo informa e convida para reuniões ordinárias que ocorrem às quartas-feiras, a partir das 13hs, no Salão Nobre (8º. andar), sendo que no dia 06 de abril acontece o debate sobre maltrato no atendimento em maternidade e no pré-natal. No dia 13 ocorre a Audiência Pública de Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao 4º. Trimestre de 2010, às 10hs no Plenário, em São Paulo/SP.
Estão abertas as inscrições para o III Reunião Equatorial de Antropologia (REA)/XVI Encontro dos Antropólogos do Norte e Noroeste (ABANNE) - Diálogos Culturais na Pan-Amazônia, em Boa Vista, Roraima, de 14 a 17 de agosto, confiram no link - http://www.ufrr.br/rea2011/.
No evento o Grupo de Trabalho (GT) 31 debaterá sobre Antropologia e Saúde Pública.
Organizadores/as:
- Pedro Nascimento (UFAL)
- Carmen Susana Tornquist (UDESC)
- Marion Teodósio de Quadros (UFPE)
Um dos aspectos mais instigantes no diálogo da Antropologia com as ciências da saúde tem sido analisar como ocorrem os processos de apropriação e de resignificação das políticas universalistas de atenção à saúde implementadas por diferentes países e como estas apropriações são incorporadas, rechaçadas ou minimizadas pelos profissionais de saúde e pelos usuários/as dos serviços. Ideais de equidade, universalidade e integralidade ou de respeito a diversidade cultural e atenção diferenciada são princípios formais de muitos programas contemporâneos, porém até que ponto e, sobretudo, como estes são traduzidas no plano do atendimento local é uma das dimensões tradici onalmente estudadas pelos/as antropólogos. O relativismo e a etnografia, em especial, tem contribuído muito, teórica e medologicamente, para uma compreensão mais acurada destes processos, complexos, heterogêneos e multifacetados. Por outro lado, as reflexões realizadas pelos pesquisadores do campo da saúde pública seguem sendo desafiadores para a reflexão dos antropólogos, pois as especificidades da saúde publica, quase sempre presentes nas pesquisas, tendem a ser secundarizadas. A proposta deste GT é reunir pesquisas que tomem a saúde publica um ponto de reflexão mais especifico, reunindo pesquisas que reflitam sobre os processos contemporâneos de saúde e doença que ocorram no âmbito da saúde pública, levando em considerações as mudanças institucionais decorrentes de reformas e/ou mudanças políticas recentes ocorridas nos países latino-americanos, em especial, entre os quais, a reforma sanitária e a reforma psiq uiátrica brasileira. Estudos realizados sobre o PSF, programas de treinamento de parteiras e curadores tradicionais, entre outros, bem como programas não-governamentais que tenham interface com a saúde pública, serão bem vindos, bem como pesquisas que abordem questões referentes à saúde mental e saúde reprodutiva e sexual, como assistência ao parto, aborto e contracepção .
Orientações:
Podem enviar propostas para os Grupos de Trabalho:
- Pesquisadores que atuem na área de Antropologia, Ciências Sociais e disciplinas afins.
- Cada pesquisador(a) poderá inscrever uma única proposta de trabalho como primeiro(a) autor(a) em apenas único GT.
- Os alunos de graduação apresentarão trabalhos na modalidade posters.
- A apresentação de proposta de trabalho deverá ser efetuada através do formulário presente no site - http://www.ufrr.br/rea2011/.
- Todos os campos devem ser preenchidos.
- Os formulários devem ser enviados para os coordenadores dos respectivos GTs com conhecimento para rea3@ufrr.br até o dia 09 de abril.
Confiram outras iniciativas nos folders abaixo:
Em São Paulo/SP:
No Rio de Janeiro/RJ:
E, para finalizar, divulgamos novamente a vinda de Janet Balaskas para o Brasil - Concretizando o Parto Ativo, em São Paulo, no dia 21 de abril, imperdível!!!
O Blog Parto no Brasil estará presente nos dois eventos, tanto em Curitiba/PR (confiram no link - http://aobabebe.blogspot.com/p/eventos-janet-balaskas.html), quanto na capital paulista, realizando a cobertura midiática dos mesmos, c/ grande honra - vejam a programação aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...