sexta-feira, 10 de junho de 2011

A palavra. O primeiro passo

Boa noite,
Não consegui acessar o blog mais cedo, e agora que o filhote dormiu venho compartilhar um retorno que tive da Central de Atendimento ao Telespectador, da Band, sobre uma postagem que redigi ao Fale Conosco, em 1o. de junho, sobre as falas de Rafinha Bastos e Marco Luque no CQC 3.0 do dia 30 de maio, sobre o Mamaço e o fato de amamentar em público.
Confiram abaixo minha mensagem enviada e o retorno dado:
De: lunabianka@yahoo.com.br [mailto:lunabianka@yahoo.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 1 de junho de 2011 11:47
Para: Fale Conosco Cat
Assunto: [Band] [CQC] [Crítica]
Nome: Bianca Lanu
E-mail: lunabianka@yahoo.com.br
Mensagem:

Esperava utilizar este espaço p/ contar o qto me delicio nas noites de segunda, c/ vcs no ar, porém hj faço o meu proteste já contra a fala preconceituosa e desprovidade de qualquer humanidade dita nesta última segunda, dia 30, especialmente por Rafinha, sobre o nobre ato do Mamaço ocorrido em São Paulo, no Itaú Cultural. Tantas instituições, órgãos, pessoas, mulheres e mães atuam e trabalham em prol da amamentação p/ vcs irem em rede nacional, em um programa c/ excelentes índices no Ibope p/ desarticular tda uma construção da sociedade civil e tb de algumas instituições públicas, como os Bancos de Leite e consultores em amamentação. Lastimável! Triste e vergonhoso! Amamentar é um ato de extremo amor, p/ c/ a prole e a sociedade! Alimenta o corpo e a alma! Edito o Blog Parto no Brasil sobre Saúde da Mulher e Materno-Infantil, e coordeno atualmente um trabalho c/ parteiras caiçaras, e nessa empreeitada muitos são os obstáculos contra esse status quo. Vcs deveriam ser um elo pela humanização da assistência obstétrica em nosso País, divulgando boas práticas neste cenário c/ a mais alta taxa de cesáreas no Mundo, c/ relatos de violência institucional sofridas pelas mulheres ao parir seus filhos, pela falta de cumprimento da Lei do Acompanhante, existente há cinco anos, mas pouco exercida nos hospitais e maternidades. Amamentar no banheiro? Se esconder? Qtos absurdos foram ditos... Parir, amamentar são atos fisiológicos, naturais! Falta de informação e de bom senso! Uma pena...
*
Olá Bianca,
Boa noite!
Pedimos desculpas pela demora na resposta do seu e-mail, estávamos com problema no sistema o que causou esse atraso.
Agradecemos o seu contato.
Gostaríamos que soubesse que não aprovamos tais comentários ou comportamento. Por isso toda reclamação referente aos apresentadores são encaminhadas para diretoria do programa “CQC”.
Atenciosamente,
Tatiane - CAT-CENTRAL ATENDIMENTO AO TELESPECTADOR | SÃO PAULO
Tel.: 55 11 3743-9647 - www.eband.com.br/faleconosco

Nota:
Muitos blogs comentaram o assunto, que repercutiu, inclusive, em uma ameaça de processo, por Marcelo Tas à educadora universitária e blogueira Lola, que edita o blog Escreva Lola Escreva. Nós também expressamos nosso protesto no post - "Derrama o leite bom na minha cara e o leite mau na cara dos caretas"
Também aconteceu uma Blogagem Coletiva:
http://redemulheremae.blogspot.com/2011/06/blogagem-coletiva-basta.html
Além das críticas virtuais contra o depoimento dos humoristas também aconteceram diversos Mamaços em vários estados - confiram aqui o clipping que Kathy postou hoje no Mamíferas.
Leiam também um post do blog CQCBlog, editado por fãs do programa - http://www.cqcblog.com/2011/06/cqc-e-o-mamaco.html
Para mim, pessoalmente, o que ficou dessa história toda é que, primeiro, em boca fechada não entra mosquito (que simbolismo não é, já que a mosca é um dos símbolos do CQC), já diria a sabedoria popular, ou então, fala o que quer, ouve o que não quer... e, que nunca devemos ficar calad@s quando nos indignamos com posturas como essas, ditas desmedidamente, como se humor fosse manter a ordem patriarcal de nossa sociedade, ou de desvalorizar o corpo feminino! Um email enviado pode não ser muito, mas minha opinião foi lida, e quem sabe aonde ela pode ou poderá estar... Esse espectro de ativismo hoje está latente, coisas de quem assistiu o documentário incrível de Michael Moore sobre o capitalismo e a crise americana, em Capitalismo - uma história de amor, de 2009 (#ficaadica: assistam!!!). E, finalizo c/ a música A Palavra/O Primeiro Passo, de BNegão e os Seletores de Frequência - um ótimo fim de semana, regado a cobertores e fogueiras!
A palavra me fustiga, a palavra me futuca
A palavra quer invadir a minha cuca
A consciência se expande
A consciência se contrai
A consciência, da cabeça entra e sai
A palavra, a consciência, a cabeça, a nossa existência
B negão e os seletores de frequência
uma semente é pequena, uma chave é pequena
O primeiro passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...