segunda-feira, 20 de junho de 2011

Revista Tempus

Compartilhamos hoje um material muito interessante c/ diversos textos sobre a humanização da assistência ao parto e nascimento - a Revista Tempus-Actas de Saúde Coletiva, Vol. 4, No. 4, de 2010.
Nela vocês poderão ler, entre outros:
Os desafios de uma filosofia para a humanização do parto e do nascimento, de Marcos Leite DOS SANTOS (pag.17-24)
A primeira verdade inconveniente, de Michel ODENT (pag.61-65)
A iniciativa internacional pelo nascimento MãeBebê: Uma abordagem de um atendimento materno eficiente à luz dos direitos humanos, de Robbie DAVIS-FLOYD, Debra Pascali BONARO, Rae DAVIES, Rodolfo Gomez Ponce DE LEON (pag.93-103)
Humanização da atenção ao parto e nascimento no Brasil: pressupostos para uma nova ética na gestão e no cuidado, de Dário Frederico PASCHE, Maria Esther de Albuquerque VILELA, Cátia Paranhos MARTINS (pag.105-117)
Parto Humanizado e Memória do Nascimento: uma reflexão sobre a produção de saúde desde os seus primórdios, de Liliane PENELLO, Liliana LUGARINHO, Selma Eschenazi do ROSARIO (pag.119-127)
Reflexões sobre a trajetória do Aleitamento Materno no Brasil e suas interfaces com o movimento pela Humanização do Parto e Nascimento e com a Política Nacional de Humanização, de Sonia Isoyama VENANCIO, Maria Cezira Fantini NOGUEIRA-MARTINS, Elsa Regina Justo GIUGLIANI (pag.129-141)
Analise crítica dos benefícios do parto normal em distintas posições, de Hugo SABATINO (pag.143-148)
Apoio à parturiente por acompanhante de sua escolha em maternidade brasileira: ensaio clínico controlado randomizado, de Odaléa Maria BRÜGGEMANN, Mary Angela PARPINELLI, Maria José Duarte OSIS, José Guilherme CECATTI, Antônio dos Santos Carvalhinho NETO (pag.155-159)
Ocitocina: novas perspectivas para uma droga antiga, de Steven L. CLARK, Kathleen Rice SIMPSON, G. Eric KNOX, Thomas J. GARITE (pag.161-172)
Práticas baseadas em evidências para a transição de feto a recém-nascido, de Judith S. MERCER, Debra A. ERICKSON-OWENS, Barbara GRAVES, Mary Mumford HALEY (pag.173-189)
Gestão da qualidade e da integralidade do cuidado em saúde para a mulher e a criança no SUS-BH: a experiência da comissão perinatal, de Sônia LANSKY (pag.191-199)
A experiência de trabalho do Grupo Curumim com parteiras tradicionais, de Paula VIANA (pag.209-214)
ReHuNa – A Rede pela Humanização do Parto e Nascimento, de Daphne RATTNER, Marcos Leite dos SANTOS, Heloisa LESSA, Simone Grilo DINIZ (pag.215-228)
A JICA e a Humanização do Parto e Nascimento no Brasil, de JICA Brasil (pag.229-230)
* Revista coordenada pelo Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB) com a colaboração editorial da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...