quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Agenda Parto no Brasil

Confiram os eventos, encontros e oportunidades em nossa Agenda Parto no Brasil deste Feriado de Finados!


Evento em 7 de novembro, em São Paulo - A mulher no espaço público: da academia à política. Os avanços e retrocessos da participação feminina - O gênero como uma questão de direito, com Eva Blay, Marcela Barroso e Tamara Amoroso, das 20 às 22h. Investimento de R$170,00 (confirmar valor, pois já houveram outros encontros, e nós do Parto no Brasil não sabemos se esse era o custo do pacote, ou das palestas)
Eva Alterman Blay é professora de Sociologia na FFLCH-USP, orientadora da pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito-USP e conselheira do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero da USP. Publicou Assassinato de mulheres e direitos humanos (Ed. 34, 2008).
Tamara Amoroso Gonçalves é advogada graduada pela PUC-SP e mestre em Direitos Humanos pela USP. Integra o NEMGE-USP e o Comitê Latino Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher.
Marcela Giorgi Barroso é mestre em Direitos Humanos pela USP e professora da pós-graduação do LFG (Rede de Ensino Luis Flávio Gomes).
Inscrições: Centro Universitário Maria Antonia - 3° andar – sala de cursos - segunda a sexta, das 10 às 18h. Descontos: 20% para estudantes e professores; 40% para terceira idade e 30% para Associação de Amigos do Maria Antonia.
Informações pelo tel.: (11) 3123 5213/5214 - cursosma@usp.br - Centro Universitário Maria Antonia da USP - mariantonia.locaweb.com.br
Palestra PARTO (IN)SEGURO - Experiências no Brasil e no Reino Unido, em 9 de novembro, das 14 às 17 horas, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
A Faculdade de Saúde Pública da USP quer enriquecer este debate e, para isso, convida a comunidade para o encontro da Profa. Jane Sandall, do Reino Unido, com três especialistas brasileiras: Dra. Sonia Lansky, de Belo Horizonte/MG; Dra. Maria Esther Vilela, de Brasília/DF; e Dra. Simone Grilo Diniz, líder deste grupo de pesquisa.
No Auditório João Yunes, Faculdade de Saúde Pública da USP - Av. Dr. Arnaldo, 715 - São Paulo/SP (Metrô Clínicas). Público alvo: Gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes, usuários da saúde, movimentos de mulheres. Inscrições gratuitas e informações: svalunos@fsp.usp.br
Jane Sandall é socióloga e parteira (midwife), coordenadora do Centro de Pesquisa sobre Inovação na Segurança dos Pacientes e na Qualidade da Assistência, do Sistema Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, sediado no King's College London, onde é professora na Divisão de Saúde da Mulher.
Sonia Lansky é médica pediatra, coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, MG. A experiência de "BH pelo parto normal" é destaque internacional, tendo sido premiada pela OPAS/OMS Brasil, em 2011, no concurso Boas Práticas em Iniciativa de Maternidade Segura.
Maria Esther Vilela é médica obstetra, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher no Ministério da Saúde, Brasília, DF. Está à frente da implementação da Rede Cegonha, projeto de governo que prevê, entre outros, a efetivação da "linha do cuidado às gestantes", em âmbito municipal.
Simone Diniz é médica, doutora em Medicina Preventiva, livre-docente do departamento de Saúde Materno-infantil da FSP/USP. Líder do grupo de pesquisa do CNPq GEMAS (Gênero, Evidências, Maternidade e Saúde), e coordenadora da Pesquisa Nascer no Brasil na região Sudeste.
Mais informações pelo email: gemas.usp@gmail.com
Realização:
GEMAS - Depto. de Saúde Materno-Infantil da FSP/USP - Comissão de Cultura e Extensão Universitária - Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP - OMS/OPAS Brasil – Unidade Técnica Saúde da Mulher, do Homem, Gênero e Diversidade Cultural - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – Áreas Técnicas de Saúde da Mulher e da Criança
Curso para Doulas Formadas, c/ Ana Paula Markel, em 11 e 12 de novembro, sendo sexta das 13 às 18 horas e sábado das 9 às 17h30. Público alvo: Doulas com ou sem experiência, porém com curso de doula de pelo menos 32 horas.
Na R. Natingui, 380 - Vila Madalena, São Paulo/SP, no GAMA.
Inscrições aqui!
Investimento de R$ 290,00.
Informações: (11) 9773-9540/9806-7090 - email@maternidadeativa.com.br .
Ana Paula Markel nasceu e foi criada no Brasil. Em 1999 mudou-se para os EUA. É mãe de 4 filhos, a primeira nascida de cesariana no Brasil a segunda em Los Angeles também por cesariana. Depois de muito pesquisa e apoio do marido, teve dois partos normais. Um com o uso de peridural e um parto natural. Essa experiência pessoal foi completamente transformativa e encorajou Ana Paula a deixar sua profissão de coordenadora de moda e assumir a função ativa no apoio ao parto. É educadora perinatal certificada por ICEA (International Childbirth Education Association), doula certificada por DONA International e treinadora de doulas para DONA International. É diretora de Desenvolvimento Internacional para DONA e na organização PAM (Pregnancy Awareness Month). É conselheira para os documentários "The Business of Being Born" (2008 e o novo filme que será lançada em Out 2011) e "Ina May Gaskin Documentary" (em edição). Escreve para as revistas Midwifery Today, DONA Magazine, Bamboo Magazine e vários blogs e sites. É palestrante em varias partes dos EUA, seu tópico favorito é educação perinatal. Nos últimos 9 anos, Ana Paula tem ensinado seu "Childbirth Workshop" para casais com imenso sucesso e está em processo de treinar outras educadoras para ensinar seu programa. Em 2008 fundou BINI Birth, uma organização dedicada a educação pré-natal, e preparação e apoio para o parto não só para gestantes mas para profissionais de parto. BINI foi criado com a missão de unir os profissionais com o público. Oferecendo aulas para doulas de parto e pós-parto, treinamentos avançados e também preparação para parto com hipnose, cuidados com bebê, yoga pre-natal e pós-natal, e muitos outros. A maior motivação e inspiração para Ana Paula é auxiliar famílias a descobrirem seu parto ideal e a conectar famílias com profissionais que suportam opções em parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...