quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Lançamento de "Parteiras Caiçaras", em Cananéia


Eita que vai ser bão demais contar p/ vcs como foi a festividade nesta última terça-feira, no lançamento da publicação "Parteiras Caiçaras: relatos e retratos sobre parto e nascimento, em Cananeia, SP", no Ponto de Cultura "Caiçaras" - Matimpererê Empório Cultural, então, bora! Mas, hj o relato é de comadre, visse!
Durante dois dias minha comadre, mais uma amiga e eu montamos uma instalação no espaço que seria o "quarto da parteira"! Objetos de costura também não podiam faltar, então uma ideia "maluca" na cabeça de uma seria facilmente executada na cabeça da outra, rs! E, não é que em um Corsa levamos uma cama de solteiro, uma máquina de costura antiga, além do pé dessa máquina, daqueles bem vintage inesquecíveis de nossas avós. Bota no meio disso uma cria, e muitos apetrechos: toalha, lençol, bacia ("Ai, quem tem bacia de alumínio?! Passe no Xavier, Sil, que lá deve ter!" - e, não é que tinha, rs!), Bíblia, alguma imagem de santa, ervas medicinais etc. Enquanto isso a outra comadre, c/ dotes de boleira-confeteira, aprendidos c/ a mãe, preparava o bolo de D. Enedina, que completaria 81 anos!



Uma linda rede de mulheres que cuidam uma das outras...

P/ completar a festa, a vinda de duas amigas queridíssimas tb estavam nos planos!
Na degustação, o Café Caiçara organizado pela Associação Rede Cananéia, c/ produtos da agricultura familiar provenientes dos sítios, além de um bom Fandango p/ alegrar ainda mais a noite!

As arpilleras que bordamos, costuramos e que integram o livro também estavam expostas!

No momento exato que chegávamos no evento D. Enedina acabava de descer do carro, toda linda! É... foi difícil naquela hora segurar a emoção, mesmo porque c/ o tempo chuvoso ainda estava em dúvida se ela viria, pois teria que enfrentar uma longa viagem fluvial.

Com a casa lotada, como nunca vimos antes, c/ cerca de 70 pessoas agradecemos aquela vida dedicada às mulheres e aos bebês! E, em sua sapiência ouvimos algumas histórias de como era a vida da parteira - de dedicação, doação, e amor! Sem hora p/ ser chamada, sem hora p/ voltar, fosse na chuva, ou no sol!

Além dela estavam presentes, ainda, Cleusa, também parteira tradicional, e muitos parentes de D. Enedina, inclusive nascidos por suas mãos, além de sua filha Izildinha, que acompanhou de perto o ofício da mãe, mas que não herdou a Tradição.

Eu queria me dividir em muitas... E, naquele dia eu entendi, em meu coração, o que era "carregar a bolsa da parteira", c/ todo o cuidado desprendido c/ D. Enedina, a atenção, o carinho, e acima de tudo, o respeito!
Uma noite que nunca será esquecida... mais um degrauzinho dessa jornada, de muitos...
Bate-papo c/ @s amig@s querid@s, encontros, risos e alegria! Muita alegria, e a sensação de dever cumprido! Para que um pouco de nossa História não seja esquecida, para que essas mulheres guerreiras, parteiras, mães e avós sejam reconhecidas, valorizadas, e agradecidas!
Aproveito p/ agradecer tod@as as pessoas que contribuíram p/ que este trabalho fosse concretizado, bem como os presentes. Cada abraço, cada beijo, cada olhar. Cada confiança.

E, que D. Enedina possa assoprar muitas, e muitas velinhas!
- Leiam mais sobre esta inciativa no Blog da Rede Parto do Princípio - aqui!
Fotos de Mayra Jankowsky, Leandro Cagiano e Silmara Guerreiro.

4 comentários:

  1. ê comadre! que legal! Parabéns!! estamos à distância vibrando muito por você! Amor, beijos

    ResponderExcluir
  2. LIndo! Emocionante! parabéns Bianca a D. Enedina deve ter sentido o quanto valeu a pena ser parteira e outras mais vnao se inspirar com ela e voce.
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Queridas, foi lindíssimo e emocionante! Difícil conter as lágrimas! E, a sensação de dever cumprido, de ter prestado uma singela homenagem há tempo p/ essa dedicada parteira! Muito feliz!

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai... os olhos se enchem de lágrimas novamente... coisa boa!!! Dia lindo, post lindo!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...