quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Episio não!

Este post foi motivado principalmente pela dúvida de uma leitora do blog Parto no Brasil.

"Eu gostaria de saber se vcs conhecem mulheres que usaram o EPI-NO, um instrumento à pressão usado para trabalhar o períneo de grávidas. Se vale a pena ter." 


Pessoalmente, não tinha recordações sobre tal aparato tecnológico. Fui ao Google. E então, prontamente direcionada ao ótimo blog da fisioterapeuta e doula Renata Olah. De lá, parti para o link de um comentário: 


Pois trata-se de um site da empresa que vende EPI-NO no Brasil. O aparelho promete tonificar o assoalho pélvico, portanto, trata especificamente de trabalhar com períneo íntegro, lesão espontânea ou episiotomia. Então, vamos observar como as coisas estão organizadas em nossa sociedade, para nós e o nosso corpo.

Os filmes explicam que o objetivo é obter um volume similar ao tamanho da cabeça de um bebê. Observem a reação com o tamanho do balão no primeiro filme, com mulheres dos EUA; já o varão no vídeo abaixo, não infla o produto da mesma maneira, o mantém em menor proporção. 



Fora do universo engajado na humanização, não raro, a episiotomia é defendida como salvadora das entranhas das mulheres, sem a qual todas se destroçarão. Neste mesmo mundo perverso, a cesárea, muitas vezes, é vendida como instrumento cirúrgico de preservação da integridade física do períneo das mulheres - não só durante o parto, mas meses após, para sempre "lesionadas" pela elasticidade do expulsivo? 

Voltando ao site do EPI-NO, encontramos as seguintes informações:

Episiotomia
Pequena incisão realizada no períneo que permite ao feto sair mais facilmente no final do período de expulsão.
Sexualidade no pós parto
Um dos aspectos mais importantes da recuperação pós parto é a “reconciliação” com o seu próprio corpo, especialmente com a zona genital. Depois do parto, o retorno da vagina às suas dimensões normais e consequentemente a qualidade das relações sexuais, está ligada à tonicidade do períneo.
Caso tenha sido um parto via vaginal, deve ter presente o risco de infecção na episiotomia, que deve estar cicatrizada antes de o casal iniciar as relações sexuais. Na prática, a episiotomia pode provocar dor, ardor e incômodo na relação, uma vez que sendo uma região húmida, dificulta a cicatrização.

Pequena incisão? Sair mais facilmente? Pode provocar dor, ardor, incômodo na relação? Acorda Alice! Ou, levante-se mulher! Qualquer corte cirúrgico dói! E torna cicatriz! 

Então qual é a charada? - "Qual é a polêmica com a episiotomia?" - como perguntou certa vez uma acadêmica de enfermagem durante palestra de Mary Zwart no interior do Paraná, me provocando risos.

A resposta está no eixo do seu corpo, mulher - é vertical ou horizontal.


Com liberdade de posição ou presa ao protocolo do profissional que está á sua frente.
Com respeito ao tempo da fisiologia ou com alarme programado, "porque, depois que vai para a litotomia, tem que nascer em 15 minutos" 



Acompanhante engajado, doula, água quente, massagem, assistência profissional especializada, hands off. Eles te ajudarão a proteger teu períneo. E especialmente o teu autocuidado em realizar os exercícios. Recomendo esta versão, da Cartilha Fique Amiga Dela, de Simone Diniz - minha orientadora, com muito prazer, líder do Grupo de Pesquisa CNPq Gênero, Maternidade e Saúde (GEMAS/FSP/USP). Na página 15.

É tão incoerente esta atitude de valorização da tecnologia acima de qualquer coisa. E quando este valor é somado ao "medo do parto normal" (e é de dar medo mesmo, eu tenho muito medo de violência verbal, kristeller, episiotomia, fórceps, assistência técnica de má-qualidade, tudo isso sem analgesia) - pimba! 52% de "parto cesáreo" e períneos íntegros. E, hoje à noite, o Prof. Dr. Zugaib vai falar 45min sobre "A Cesárea nos Dias Atuais", durante lançamento do livro Ética em Ginecologia e Obstetrícia.


Exercícios para músculos do assoalho pélvico devem ser praticados por todas as pessoas. Muito especialmente por aquelas que se cuidam, e que estiveram grávidas, independente da via de nascimento dos filhos.

A leitora é que está certa. Buscando informação para melhorar, prevenir o que for possível. Alguém tem experiência que possa compartilhar?

8 comentários:

  1. Olá, eu usei o Epi-no no oitavo mês de gestação. Fazia exercícios quase diariamente. Para mim foi excelente pois tive a mesma sensação quando a cabeça do bebê passou. Até pensei na hora: calma, é igualzinho o Epi-no! Tive parto natural, domiciliar, na água, meu bebê pesou 3,750g e 51,5cm. Não tive laceração, apenas alguns desgarros que não precisam de pontos. Não senti desconforto algum no pós-parto, nem para re-iniciar as relações. Recomendo muito!

    ResponderExcluir
  2. quando perguntaram para Suely o q achava desse equipamento ela respondeu: " o melhor exercício para o períneo é o sexo...e os exercícios de fortalecimento" =)
    andei lendo esse site, achei bacana
    http://www.perineo.net/conteudo/index.php

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu também usava duas vezes por semana o Epi-No, a partir da 34a. semana de gestação. Também fazia os exercicios de fortalecimento do períneo varias vezes ao dia, além de muito sexo. O Epi-no ajuda bastante para a mente entender a passagem do bebê pela vagina. Algumas mulheres precisam racionalizar isso, até mesmo para transpor o "medo da dor". Só vejo um problema com o uso do Epi-no, que é a auto-cobrança em atingir x centímetros com o balão inflado. É importante esclarecer não é porque a mulher não conseguiu inflar o balão como manda o manual que ela não conseguirá ter seu parto normal. Tive um parto domiciliar na água, com períneo íntegro. Recomendo, o problema é que é caro, mas tem muita gente que aluga.

    ResponderExcluir
  4. Que beleza gente! Ótimas dicas. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. oi gente, usei o epi-no a partir da semana 36, minha filha nasceu com 3,350 kg, perineo integro. Agora estou realizando os exercícios pos-parto com ele. Recomendo, é excelente! Mirian

    ResponderExcluir
  6. A empresa INOVE situada na região metropolitana de Belo Horizonte é distribuidora EXCLUSIVA do EPI-NO no Brasil. O material é de uso único e exclusivo do paciente. Caso exista alguma empresa que alugue este produto, o paciente corre o risco de contrair doenças. O material pode ser utilizado em tratamento de incontinência urinaria e em gestantes para evitar a episiotomia.Inclusive existe uma matéria publicada na revista "PAIS E FILHOS" na edição de Novembro/2011 e na revista CREFITA, direcionada a fisioterapeutas. Ele deve ser utilizado por indicação médica e com acompanhamento de um Fisioterapeuta. Caso haja interesse em conhecer melhor o produto acesse o site www.inove.med.br ou entre em contato no telefone (31) 3688 6020. A empresa possui uma responsável técnica para esclarecimentos de dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. Prezadas, gostaria de deixar o meu depoimento sobre o uso do Epi-no, conheço várias pessoas que utilizando do produto (destinado também para não gestantes)a relação sexual melhorou 1000%, como o mesmo trabalha com a contração da região pélvica auxilia na hora da penetração e aumenta o prazer (orgasmos) para ambos.Vale a pena adquirir e utilizar.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...