terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Anunciação



Por Alceu Valença

Na bruma leve das paixões
Que vêm de dentro
Tu vens chegando
Prá brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...

A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais...

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...


O post neste fim de terça-feira carnavalesca é p/ compartilhar o lindo nascimento de Estela, a filhota da comadre Priscila Rocha, que pariu a pequena de 2.690, c/ 47 cm, às 21h57, neste último domingo, dia 19. Mas, a beleza desse pequeno relato é porque a Pri buscou imensamente esse parto, depois de uma cesárea anterior, do 1o. filhote, o Luan, filho do nosso parceiro Fernando Oliveira, um dos coordenadores culturais do Ponto de Cultura "Caiçaras", onde realizamos nossos eventos, em Cananéia/SP.

Pois bem, leitora assídua do blog ela se empoderou durante toda a gestação. Leu, pesquisou, participou de rodas de gestantes, em São Paulo, onde reside, além de consultas c/ algumas parteiras. No pacote terminou seu mestrado em Ciências Morfofuncionais em Neuroanatomia Funcional da Dor - Pri, comadre, o que é isso, hehe?!

Na foto, em companhia de Laura Gutman!

(Orgulho!)

E, na noite de sábado, a própria me escreve pelo bate-papo que estava em trabalho de parto, c/ contrações de 10 a 15 minutos. Latente. Já sem tampão mucoso.

Passamos boa parte da gestação conversando, trocando, compartilhando...

Nesta mesma noite nos falamos outras vezes, até ela ir p/ uma maternidade paulista, onde ia (tentar) parir.

Isso já era madrugada adentro. E, só na segunda pela manhã fui ter notícias.

Estela tinha sido recebida c/ muito amor e respeito por uma enfermeira-obstetra e uma doula, junto de seu companheiro, no domingo à noite, depois de um trabalho de parto longo, cansativo, de entrega, dor, confiança, nesta Lua Minguante que nos assistia. Embora tenha tido um expulsivo rápido, pendurada por um rebozo ao teto - Estela me ajudaaaaaaaaaaaaaaa!


Calma, carinho e afeto.

Assim!

P/ mim essa história muito particular tb faz parte de minha história nesse caminho ligado à gestação e nascimento. Parte das memórias que guardo de mulheres-comadres que pude compartilhar boas narrativas de parto desse poder esquecido de beleza e perfeição da fisiologia feminina. E, da capacidade que nós temos de parir!

Estou muito feliz! Muito!

É como fazer parte desse regate sagrado guiada pelo coração, pela missão. Álias, é como não. É.

Das inúmeras cesáreas agendadas neste feriado, outras mulheres-mães parem seus filhos!

E, toda beleza tb trás espinhos. Na prosa c/ a comadre soube de como foi a sua fria assistência obstétrica inicialmente, já que Priscila chegou a ir p/ a maternidade. Ainda c/ três centímetros de dilatação foi orientada a voltar p/ casa, grosseiramente. E, num lampejo de instinto - essa é a parte linda do desfecho - ligou p/ uma doula conhecida, que encontrou uma parteira urbana que aceitou receber a parturiente. 

Massagem, atenção, assistência 1:1. E, na hora de ir p/ o hospital Priscila disse que queria parir ali. Ok. Vamos lá!

Moral da história: Quando conhecemos o cenário de cuidado durante a gestação e parto munida de boas informações, orientações e uma busca pessoal de liberdade e arbítrio somos levadas a ser a protagonista deste rito que nos torna mãe e, mulher. Selvagem, mamífera, empoderada!

Como Fênix, renascemos!

3 comentários:

  1. tô chorando ♥ =) ...Bi, obrigada por tudo e obrigada eternamente as anjas que me permitiram vivenciar a experiência mais magnifica da minha vida...por duas vezes achei q não conseguiria, mas fui alimentada de amor e confiança pelos que me cuidavam/apoiavam e conseguimos, e como é perfeito, e como é essencial, amor, amor, amor, e tudo acontece como deve ser!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Bi, que post lindo!!! Daqueles de encher os olhos d´água... Viva a Pri!!! Viva a Estela!!! Viva as pessoas que estiveram próximas à elas (mesmo sendo pela net)!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...