Foi ao ar nesta noite de segunda-feira, dia 09, no Programa SBT Repórter, do SBT, a questão do parto humanizado, c/ várias entrevistas, e, principalmente, o relato de mulheres que optaram, através de informações, e escolhas conscientes da equipe de assistência, como, onde, e c/ quem iriam parir!
Entre as entrevistadas profissionais como obstetrizes, enfermeiras obstetras, e obstetras, e, também, parteiras tradicionais, mostrando o leque de atuações existentes, seguras, e viáveis.
A equipe jornalística do programa esteve em São Paulo, capital, no Grupo de Apoio a Maternidade Ativa (GAMA), e em Olinda/PE, c/ a equipe do CAIS do Parto, e, ainda, no Hospital Sofia Feldman, referência em qualidade obstétrica em Belo Horizonte/MG, e conversou, também, c/ o casal Marcelo Min e Luciana Benatti, autores de Parto com Amor, além das mães que pariram, inclusive depois de terem sido submetidas a uma cesárea.
Os expectadores contemplaram, ainda, um intenso parto, e uma visita pós-parto pela parteira tradicional Marcely Carvalho, além dos grupos e rodas destinadas às gestantes e casais grávidos, bem como em aulas de Yoga p/ gestantes, em São Paulo, no GAMA, e, em Olinda, no CAIS do Parto, c/ a presença da parteira tradicional Suely Carvalho, sua filha Marcely, e a neta Dandara, que herdaram a Tradição, e hoje seguem nos caminhos do partejar!
A Marcha do Parto em Casa também foi comentada!
O tema vem sido debatido, e discutido, em alguns veículos de comunicação, desde a abordagem da Rede Globo, no Fantástico, mas desta vez, ao contrário das outras, pudemos perceber respeito e coerência na pauta - ASSISTAM AQUI, pois o vídeo abaixo foi bloqueado!
Olá, moro em Macapá e estou atrás de médicos aqui que trabalhem com parto humanizado. Vocês sabem de algum? Ou algum médico trabalhe priorizando o parto normal? Minha esposa vai ter nossa filhota em outubro e estamos com bastante dificuldade em encontrar.
ResponderExcluirAbraços
Gostei da reportagem, "A liga" da banda já passou algo parecido, se não me engano foi ainda mais emocionante.
ResponderExcluirMais de qualquer forma é muito bom ver informações sobre parto natural na tv.
Precisamos de informação e não de opressão!
Olá Graciliano, prazer!
ResponderExcluirNão costumamos indicar profissionais, e sim recomendamos q vcs entrem em contato c/ Grupos de Apoio ao Parto - GAPP, onde há encontros, troca de informações, tira dúvidas, c/ doulas e educadoras perinatais, q podem indicar profissionais p/ lhes assistirem.
A lista de GAPP´s q temos é de 2011, e não encontrei em Macapá, mas veja se algum desses locais é próximo p/ vcs -
http://www.partonobrasil.com.br/2011/10/grupos-de-apoio-parto-do-principio.html
Vale a pena tb conversarem c/ outras gestantes, conhecerem os hospitais e maternidades, saber dos protocolos e condutas, da aplicação da Lei do Acompanhante, q é um direito de vcs!
Enfim, o q encontrei foi isso! Boa hora!
Abçs, Bianca Lanu