segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Entrevista com a parteira Naolí Vinaver sobre seu próximo encontro - “Nossas Relações Amorosas e Sexuais”



Confiram a entrevista gentilmente cedida pela parteira mexicana Naolí Vinaver, que reside atualmente em Florianópolis/SC, e facilita vivências e encontros sobre a natureza feminina, sendo que nos dias 02 e 03 de novembro acontecerá um novo encontro p/ compartilhar sobre relações amorosas e sexuais.

Por Elli

Como nasceu a ideia deste encontro?
No ano 1987 comecei meu caminho como parteira. Nesse andar tenho descobrido muitos segredos da natureza, da fisiologia e da emocionalidade humana. Entre outros, o fato que a gravidez começa através do fluir da energia sexual, que é energia VITAL na sua mais pura forma. Mas da mesma forma, a sua vez, o trabalho de parto pode ficar atrapalhado se esta energia está de uma ou mais formas bloqueada ou mal-resolvida.
O prazer pela vida, o gosto por ela, pela comida, pelos amores, pelo sexo, elas experiências criativas... tudo tem a ver com os mesmos hormônios que atuam de forma profunda e intensa no ato do amor. Para ser feliz, a gente precisa se-permitir amar em grande, chorar em grande, rir em grande e se-expressar abertamente. Mesmo se é de forma discreta, uma emoção pode ser fluida. Não estou falando de um estilo de vida necessariamente extrovertido mas de ser como somos, inteiros e fieis a nós em toda a extensão da palavra.
A ideia deste encontro nasceu de estes conceitos juntos, porque as pessoas não temos espaços de abertura, reflexão profunda em companhia de outras pessoas sententes e pensantes dispostas a dividir e compreender a natureza humana em relação com a nossa sexualidade, amorosidade e os nossos relacionamentos.
É preciso falarmos sem-inibições e com grande coragem e abertura se queremos chegar a tratar o parto e o sexo com a mesma naturalidade com que a nossa saúde mental, física e espiritual exige. Quem procura trabalhar dentro da corrente do “parto humanizado” precisa “naturalizar” a sua própria visão e sentimentos em relação ao sexo e ao amor.

Você percebe que as pessoas precisam cada vez mais falar sobre sua sexualidade?
Com certeza que sim! Quando a sociedade não consegue ter espaços de abertura, aprendizado e reflexão sobre os detalhes mais preciosos da sua natureza sexual, as pessoas seja ficam sem compreender, seja procuram a informação de forma desconectada, incompleta, errada, ou simplesmente ficam sem saber só tentando fazer o melhor que seu atual conhecimento e capacidade permite.  As vezes os casais se-separam por não saber remediar e lidar com desafios comuns, que são muitos dos temas que vamos tocar no encontro.

Por que é ideal o casal participar? Mas, também pode participar individualmente?
Estar juntos homens e mulheres para explorar temas que de repente são esquivos ou doloridos, ou complexos na relação de casal da como fruto olhares novos, renovados, ou fichas caírem pela primeira vez duma forma nova! Por exemplo, uma mulher pode ouvir da boca de outro homem uma versão parecida mas com palavras diferentes e compreender pela primeira vez o que seu companheiro tentava comunicar para ela sem sucesso. Ou de repente, os homens presenciar e ouvir algumas mulheres expressando a partir da sua sexualidade, sentimentos parecidos ou diferentes dos da sua mulher pode dar uma luz básica e vital para chegar a um novo lugar na relação. Nos-ouvir mutuamente falar com abertura, sinceridade, sensibilidade e curiosidade, na procura de descobrir alguns padrões que podem ter o efeito de nos-bloquear ou nos-libertar sexual e amorosamente dentro dos nossos relacionamentos.
Também acho muito importante e positivo para pessoas que atualmente estão fora dum relacionamento participar, porque é nesse espaço de intervalo entre amores que a gente tem a maior capacidade e possibilidade de observar, refletir e possivelmente mudar alguns dos padrões nocivos ou inférteis de relacionamentos passados.

Como será a dinâmica do encontro?
A dinâmica é abrir com um pacto de absoluta confidencialidade e entrega ao trabalho. É saber que nada que ninguém senta, pense ou tenha feito é melhor ou pior do que ninguém mais, e que a base do trabalho e o não-julgamento. Dessa forma vamos ir nos-apresentando uns e outros, abrindo para o grupo tudo o que quiser dividir sobre as suas preocupações, sensações, curiosidades e dificuldades nos temas da sexualidade, as relações amorosas e afetivas. A partir de lá vamos criar um tecido amoroso e de apoio e abertura refletindo, conversando e explorando a grande variedade de temas propostos no programa. Tem várias referências e filosofias pessoais e de riqueza cultural que vamos colocar para o grupo, mas com certeza as pessoas que participarão no grupo vão marcar profundamente o rumo do encontro, porque dependendo das preocupações e necessidades individuais vamos expandindo, dividindo e contribuindo na reflexão do grupo.

O que faz uma relação se aproximar do perfeito?
Tudo mundo quer ser feliz e sentir o intenso tesão pela vida! Mas cada indivíduo e cada combinação de pessoas que formam uma relação ou um casal vai ter idiossincrasias bem especiais que diferenciam eles das outras pessoas e casais do mundo. Por isso que é impossível falar de “perfeição”, mas também porque a vida e as relações amorosas nos-servem nos seus processos de desenvolvimento para justamente nos-aprimorar como pessoas individuais. Se-diz que uma pessoa se-sente atraída por outra que é muito diferente de sim pelo fato de “complementar” ela de diversas maneiras. Mas se durante o relacionamento essa pessoa que se-sentiu atraída pelo “oposto” não trabalha para cultivar essas qualidades em sim própria, com o passo do tempo pode chegar a se-sentir irritada e ate a “detestar” as qualidades originais que foram o atrativo inicial. Quer dizer, toda relação tem a capacidade absoluta de dar certo ou de dar errado, tudo depende de quanto que a gente investe no crescimento pessoal dentro da relação. Não tem perfeição, só tem entrega e procura de fluir e crescer no processo de nos-relacionarmos. O vínculo amoroso que conseguimos ter através da comunicação sexual e afetiva vital, criativa, propositiva, expansiva é o que nos-permite crescer e transcender a nossa percepção limitante da vida.

A mulher moderna ainda carrega mitos e preconceitos sobre o próprio corpo que a impede de viver em plenitude sua sexualidade?
Sim, e o homem também. Existem tantos mitos sexuais e corporais como existem inibições e proibições religiosas ao prazer sexual. A ideia é ir compreendendo e aprendendo da integralidade do que é conformado pelas capacidades dos nossos corpos, as nossas almas, nossos corações e a profunda espiritualidade que podemos atingir através da união disso tudo no momento de amar. É bom, muito bom! Deixar de carregar com as energias negativas e ignorantes das gerações anteriores às nossas. É tempo de aproveitar, crescer e nos-sentirmos bem mais felizes e expansivos!

Este encontro já foi realizado anteriormente? Qual a expectativa?
Este é um primeiro encontro do tipo que eu celebro. Muitos anos já passei felizmente entre a mulherada toda em conversas riquíssimas. Também muitos anos tem passado em conversas e reflexões com os homens que eu tem amado. Sento que está na hora de juntarmos os dois sexos com pessoas de qualquer inclinação sexual e amorosa para tentar abrir as polêmicas e as nossas compreensões! A expectativa é deliciosa. Vai ser um grupo bem íntimo de menos de 16 pessoas que até agora prometem ser pessoas ricas, trazidas pelo interesse de sair profundamente renovadas e fluidas. A gente nunca termina de aprender sobre os fenômenos da sexualidade e do amor. Cada pessoa vai trazer uma nova forma e uma nova sensibilidade.

Em 2013 há previsão de uma viagem para Bali para esta temática? Como será este encontro?
O encontro de Bali em Junho 2013 será uma experiência de imersão de 10 dias com temas de sexualidade e amorosidade também, só que num contexto diferente e num momento diferente. Só sei que já existe uma lista de veinti-poucas pessoas desejosas de participar! O programa desse trabalho vai ir se-gestando nos próximos sei meses, mas com certeza vai ser também uma delicia! Por enquanto, para quem quer trabalhar e aproveitar do encontro no Brasil, ainda tem umas poucas vagas, sentam-se bem-vindas e bem-vindos com o coração!

Mais informações sobre os temas do programa, vagas e inscrições com a Naolí Vinaver, pelo email - naolivinaver@gmail.com, e, tb no evento criado no Facebook - https://www.facebook.com/events/241822342607203/

Foto de Bianca Lanu, em dez. de 2011, em Florianópolis/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...