quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Revista Coletiva, n. 09, um deleite

Nesta última sexta-feira pudemos conferir a Revista Coletiva, cujo tema deste número 09 é a humanização do parto, tipos de assistência, e uma gama riquíssima de material sobre o assunto!

No site, a revista se define como:

Coletiva é uma revista de divulgação científica produzida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Nossas publicações oferecem um enfoque crítico a respeito das atividades científica e cultural, da produção e uso do conhecimento em diversas áreas do saber. Em seu conteúdo trimestral temático, apresenta reportagens elaboradas por estudantes de jornalismo, entrevistas e artigos redigidos por especialistas. Também traz seções de memória e vídeos.


Número 09 | set/out/nov/dez 2012


Gustave-Joseph Alphonse Witkowski, 1889.

"O fato de o parto ter se tornado assunto frequente na mídia, presente também nas redes sociais e rodas de conversa, pode ser encarado como um sinal de que algo vem mudando ou precisa ser mudado no cenário da assistência obstétrica brasileira.

Ao longo das últimas décadas, a mentalidade geral a respeito do parto foi se acostumando a interpretá-lo como evento médico e hospitalar. Instruídos pelos partos de novelas e filmes, nos habituamos a ligar as sirenes da preocupação ao menor sinal de trabalho de parto, como se isso fosse unicamente risco, e a corrermos para o hospital, onde, então, mulher e bebê estariam a salvo.

Cada vez mais, passamos a confiar no poder salvador do médico, na superioridade do ambiente hospitalar, na incapacidade do corpo feminino em resolver o parto por si mesmo. Aos poucos nos acostumamos a encarar com estranhamento e medo a fisiologia do parto espontâneo, e com naturalidade os nascimentos ocorridos por meio de uma cirurgia que abre, no ventre da mulher, uma via alternativa àquela já existente e que ao longo da história da humanidade veio se comprovando eficaz.

Essa acumulação de pequenas ou grandes convicções terminou por reforçar um imaginário a respeito do parto que muito condiz com o modelo de assistência médica vigente no país. Atualmente, mais da metade dos partos são cirúrgicos. Na rede particular, as estatísticas são ainda mais alarmantes: nove em cada dez mulheres dão à luz por meios operatórios. Esses dados colocam o Brasil na condição de país que mais pratica a cesariana. Se, por um lado, o aperfeiçoamento e domínio da técnica cirúrgica remete a certa ideia de progresso, cujos benefícios na redução das taxas de mortalidade materna e fetal são inegáveis; por outro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) encara como um inequívoco retrocesso a sua adoção generalizada e desregulada.

Frente a esse contexto, assistimos a um movimento de questionamento, desconstrução e desnaturalização da mentalidade que nutre e se espelha no nosso modelo de assistência. Esse movimento materializa-se na intimidade das decisões de gestantes, mães e casais que optam, por exemplo, por um parto domiciliar ou em casa de parto, pela assistência de uma parteira ou obstetriz, pelo acompanhamento de uma doula etc. É uma realidade que se consolida nos diversos grupos de discussão e apoio existentes pelo Brasil e voltados para educação perinatal.

Essa mobilização envolve profissionais de saúde, pesquisadores, feministas e simpatizantes da causa de humanização da assistência e de reflexão sobre a forma como o nascimento vem sendo tratado no país. Como tem se tornado comum em nossa época, tudo isso conta com o enorme poder da internet e das redes sociais, onde rotineiramente milhares de pessoas divulgam informações, vídeos e textos a respeito do assunto. Um movimento descentralizado e heterogêneo, que na verdade abarca várias lutas, desde as mais intimamente individuais, até as grandes causas coletivas. Trata-se de algo disforme, mas suficientemente concreto para passar a mensagem de que o modelo nacional de assistência ao parto e nascimento vem incomodando muita gente.

Com a intenção de contribuir para o debate, a Revista Coletiva dedica este número ao tema. Sendo o principal compromisso da Coletiva o de fomentar a divulgação científica na área das humanidades, o conjunto de artigos busca dar uma visão abrangente de algumas das questões levantadas no meio acadêmico a respeito do tema. A antropóloga Fabíola Rohden abre a série de artigos traçando um panorama histórico da chegada do médico à cena do parto. A popularização dessa nova configuração de assistência subjugou o modelo costumeiro, desempenhado exclusivamente por mulheres. Os dois artigos seguintes tratam justamente da atuação das parteiras tradicionais, que são realidade em várias cidades brasileiras, principalmente no Norte e Nordeste do país, quase sempre em localidades de difícil acesso. Enquanto a pesquisadora Socorro Araújo aborda o universo de atuação dessas parteiras em Pernambuco, a antropóloga Soraya Fleischer escreve a partir de sua experiência etnográfica com parteiras no Pará.

Os dois artigos seguintes aprofundam o debate sobre o cenário do parto acessível para a maioria da população. O texto das pesquisadoras Sonia Hotimsky, Janaína Aguiar e Gustavo Venturi aborda a questão da violência institucional nas maternidades brasileiras. Já o de Daphne Ratnner toma como foco os avanços das políticas públicas de humanização da atenção ao parto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Finalmente, os dois últimos artigos abordam a questão do parto na perspectiva do feminino. O texto da socióloga Camila Melo explora a relação entre o modelo de atenção humanizada e o desenvolvimento de uma parturiente ativa, consciente de seus direitos e vontades. Já o da antropóloga Rosamaria Carneiro discute os deslocamentos conceituais em torno das ideias de risco e perigo entre as mulheres que buscam um parto humanizado.

O presente número traz ainda uma entrevista com a pesquisadora Simone Diniz e uma reportagem sobre a prática das festas de comemoração do nascimento em maternidades do Recife. A sessão Memória reúne alguns registros ligados às primeiras cesarianas realizadas com sucesso no Recife, na década de 1920. "

Fonte: http://www.coletiva.org/site/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=129&Itemid=72

---

Em Entrevista, por Mariana Portella e Allan Monteiro, Simone Diniz em foco, e o debate sobre violência obstétrica:

"No Brasil, a prática obstétrica não é orientada unicamente pela ciência, mas principalmente por preconceitos de cor, gênero e status social. Esta é a opinião da pesquisadora Simone Diniz. Considerada uma das mais destacadas pesquisadoras em saúde materna, a entrevistada deste número é formada em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP) e há muitos anos dedica-se ao estudo da saúde pautada em questões de gênero. É professora da Faculdade de Saúde Pública, na USP, e autora de vários livros, entre eles Parto Normal ou Cesárea - o que toda mulher (e homem) deve saber (2004)."

Na íntegra: http://www.coletiva.org/site/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=127&Itemid=74

---


Na sessão Artigos diversos textos:


Fragmentos da história da medicalização do parto: da indecência moral ao domínio médico
Fabíola Rohden

O ritual da caminhada: notas sobre o trabalho de parteiras marajoaras na atualidade
Soraya Fleischer

Parteiras de Pernambuco: sinopse de uma pesquisa
Maria do Socorro Araújo

A violência institucional no parto em maternidades brasileiras
Sonia Nussenzweig Hotimsky; Janaina Marques de Aguiar; Gustavo Venturi Jr.

A humanização da atenção a nascimentos e partos no SUS
Daphne Rattner

A mulher como agente do próprio parto: hierarquias de saberes e diversidade de práticas no universo de parturição
Camila Pimentel Lopes de Melo

E parto natural é arriscado, é? Notas etnográficas de experiências femininas de parto humanizado
Rosamaria Carneiro

Leiam e informem-se! 

---

Além deste material a revista publicou uma sessão Memória e Vídeos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...